Empresa de origem espanhola fornecerá trackers solares para projetos de usinas solares fotovoltaicas no Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.
A Axial, companhia de origem espanhola e referência global em projetos e na fabricação de trackers solares, em parceria com as empresas brasileiras BelEnergy, de soluções de fixação, e Minuano Participações, com expertise de execução de mais de 100MWp, firmaram oficialmente novas parcerias para o fornecimento de trackers solares em projetos que somam mais de 70 MWp em GD. A assinatura aconteceu na Intersolar South America, considerada a maior feira do setor solar na América Latina, realizada recentemente em São Paulo. Os trackers solares fornecidos pela Axial podem aumentar a geração de energia em uma média de 30% em comparação a estruturas fixas.
A Axial Brasil fornecerá à Minuano equipamentos para, ao menos, seis usinas, distribuídas no Maranhão, Piauí e na Bahia, totalizando mais de 30MWp, marcando fortemente sua presença no Nordeste. Já para a BelEnergy, a Axial fornecerá equipamentos para projetos de 11 usinas, duas em Pernambuco, duas em Mato Grosso do Sul, duas no Maranhão, três no Piauí e uma em Alagoas, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul, que totalizam 40 MWp.
O CEO da Axial, José Luis Fayos, veio diretamente da Espanha para participar do feito ao lado do diretor Global de Negócios, Antonio Robredo. Os executivos estiveram acompanhados do diretor-geral da Axial no Brasil, Ronald Carias Esteban, e do diretor Comercial, David Sigismondi.
Para o CEO da Axial as novas colaborações são fruto do trabalho da empresa no país e acredita que elas poderão abrir mais portas dentro do setor. —Para a Axial são fantásticas estas novas parcerias que firmamos na edição brasileira da Intersolar. Elas são reflexo da continuidade do nosso trabalho, dos resultados e da confiança que já obtivemos ao longo destes últimos três anos, desde que desembarcamos no Brasil —destacou. Apesar de pouco tempo do mercado brasileiro, a empresa espanhola possui mais de 20 anos de história e contabiliza escritórios em seis países e projetos em mais de 40.
Em 2024, ainda durante a Intersolar, a Axial firmou parceria com a Solstício Energia para fornecer unidades do Axial TrackerTwin para a construção de quatro usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída no estado do Piauí, em projetos que totalizavam 18 MWp.
‘GC’ NA MIRA — O CEO global da Axial, José Luis Fayos, também aproveitou para comentar sobre o novo objetivo da companhia no Brasil: entrar em projetos de Geração Centralizada (GC). Desde que começou a operar no país, o foco da empresa era o mercado de GC. —Alguns dos nossos melhores clientes do mundo estão aqui e, de certa maneira, isso também nos impulsiona a entrar neste mercado (GC), que já estamos acostumados no resto do mundo. Estamos confiantes que ainda este ano vamos fechar projetos em GC para seguir contribuindo com o mercado de energia limpa no Brasil— enfatiza Fayos. A Axial já vem participando de concorrências de projetos de Geração Centralizada.
No Brasil, a GC soma 17,95 GW em grandes usinas solares. Além dos empreendimentos em projetos em operação, o país também conta com 29,3 GW em fase de construção ou em vias de serem construídas, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já a GD (geração distribuída) está presente em 99,9% das conexões do país, liderando de forma isolada o segmento. Atualmente, já são mais de 3,76 milhões de sistemas instalados em pequenos terrenos, fachadas e comércios, beneficiando 6,61 milhões de unidades consumidoras. A maior parte da potência instalada está em residências (20,84 GW), seguida por sistemas comerciais (11,95 GW), rurais (5,64 GW) e industriais (3,05 GW).
Axial Brasil — A Axial Brasil é o braço nacional da Axial Structural Solutions, empresa espanhola com 20 anos de história e referência global em projetos e na fabricação de trackers solares. Com escritórios em 6 países e projetos em mais de 40, a empresa, comprometida em impulsionar a transição para a energia solar no Brasil e no mundo e em contribuir para um futuro mais sustentável, detém escritório em São Paulo e uma fábrica na Bahia. A Axial está ainda entre as 10 empresas que mais comercializam trackers solares no mundo, sistemas que incorporam algoritmos sofisticados para acompanhar o movimento do sol ao longo do dia. Essas estruturas são projetadas para otimizar a geração de energia solar, ajustando-se dinamicamente para captar a máxima quantidade de radiação solar possível. Ela faz parte ainda do Grupo Alonso, uma holding multisetorial europeia criada há mais de 60 anos, composta por mais de 100 empresas das áreas de logística, energia e infraestrutura.