barco-mubadala-brazil

14/08/2025

Mubadala Brazil SailGP Team se prepara para etapa da Alemanha

Após feitos históricos e desempenho consistente. Equipe brasileira busca consolidar sua ascensão e continuar trajetória de evolução na oitava etapa do Rolex SailGP Championship 2025 em Sassnitz.

O Mubadala Brazil SailGP Team desembarca na Alemanha esta semana para a oitava etapa do Rolex SailGP Championship 2025, o Germany Sail Grand Prix | Sassnitz, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto de 2025 (sábado edomingo). A equipe brasileira chega ao país impulsionada por uma trajetória de notável evolução na temporada, que se destaca por conquistas históricas e performances cada vez mais consistentes.

Comandada pela bicampeã olímpica Martine Grael, a primeira mulher capitã de uma equipe na história da liga, o time vem de uma sequência de superação no campeonato. Após alcançar um 2º lugar inédito em uma regata na 4ª etapa do SailGP, em Los Angeles, foi a vez de conquistar sua melhor pontuação até então no evento seguinte, em São Francisco. Já a 6ª etapa, em Nova York, marcou a primeira vitória do Brasil em uma regata na história do SailGP, garantindo o 4º lugar geral no evento, sua melhor classificação até então na temporada.

Na etapa mais recente, em Portsmouth, no Reino Unido, a equipe teve bons momentos, com largadas em ótimas posições e respostas rápidas a desafios, conquistando um 5º e um 6º lugar em corridas individuais. O Flight Controller do time brasileiro, Andy Maloney, foi inclusive nomeado um dos “Precision Athletes of The Day”. O time finalizou o evento na cidade inglesa na 9ª colocação geral, à frente de equipes como França, Alemanha e Estados Unidos.

Martine Grael ressalta a importância de cada etapa para o crescimento da equipe. —Cada evento é uma nova oportunidade para colocarmos em prática o que aprendemos e aprimorarmos nossa performance. A progressão de resultados nos dá confiança e mostram que estamos no caminho certo. Em Sassnitz, nosso foco será manter essa evolução e buscar posições ainda mais altas, enfrentando um novo desafio em águas inéditas para a equipe—.

A formação do Mubadala Brazil SailGP Team para esta etapa em Sassnitz incluirá Martine Grael como Driver, Mateus Isaac e Breno Kneipp como Grinders, Andy Maloney como Flight Controller, Leigh McMillan como Wing Trimmer e Paul Goodison como Strategist. Já Richard Mason, que ocupa a posição de Reserve, continua contribuindo com sua experiência também como também como consultor técnico da equipe.

O SailGP é o principal campeonato de velocidade de barcos a vela do mundo, reunindo 12 equipes nacionais que competem em catamarãs F50 idênticos, capazes de atingir velocidades de até 100 quilômetro por horas, inclusive “voando” sobre as águas. As regatas são conhecidas por sua alta intensidade e por acontecerem próximas à costa, oferecendo um espetáculo de adrenalina para os fãs. Atualmente, o Mubadala Brazil SailGP Team ocupa a 10ª posição na tabela geral da competição.

Os fãs do esporte e do Mubadala Brazil SailGP Team poderão acompanhar as regatas do Germany Sail Grand Prix | Sassnitz ao vivo nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, às 10h30 (horário de Brasília). As transmissões vão ser realizadas pelos canais SporTV 2 (sábado), SporTV 3 (domingo) e BandSports (em ambos os dias).

Próximos passos — Após a etapa na Alemanha, o SailGP continuará sua jornada em diversos locais icônicos do mundo, passando pela França/Saint-Tropez nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, Suíça/Genebra nos dias 20 e 21 de setembro de 2025, Espanha/Cádiz nos dias 04 e 05 de outubro de 2025, e encerrando a temporada em Abu Dhabi nos dias 29 e 30 de novembro de 2025.

A liga fará sua aguardada estreia na América do Sul, com o Rio de Janeiro sediando o Enel Rio Sail Grand Prix nos dias 11 e 12 de abril de 2026. Este evento histórico na Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor como pano de fundo, promete ser uma oportunidade única para os fãs brasileiros. | https://sailgp.com/teams/mubadala-brazil

Mubadala Brazil SailGP Team — O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP. Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Paul Goodison como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, e Mateus Isaac como Grinders. O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights), Banco BRB, Ambipar, Atvos, Oakberry, Vale (Global Partners) e Ballena (Official Supplier).