E lucro lucro líquido ajustado (ex-IFRS) de R$ 87,2 milhões. Com faturamento recorde da Centauro no período. Balanço da companhia destaca início da execução de seu novo plano estratégico, focado no crescimento de suas duas principais unidades de negócios.
Os resultados do segundo trimestre de 2025 do Grupo SBF demonstram que os esforços dedicados pela companhia nos últimos tempos resultaram em um bem-sucedido ciclo de desalavancagem e redução da relação dívida líquida sobre Ebitda(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês), o que agora reflete positivamente em uma base ainda mais forte e resiliente do Grupo para iniciar um novo plano estratégico focado no crescimento das duas principais unidades de negócio: Centauro e Fisia.
Na Centauro, a companhia tem direcionado investimentos para aprimorar a experiência de compra dos consumidores, tanto nas lojas físicas quanto no canal digital. Ao longo do trimestre, foram intensificados os esforços para reforçar a estrutura comercial, ampliar o sortimento e garantir uma distribuição mais eficiente. Também houve foco no atendimento ao cliente, com a contratação média de quatro novos atletas (colaboradores) por loja e para dar suporte a essa expansão, e sob a nova liderança da diretoria de Recursos Humanos, foram estruturadas equipes regionais dedicadas ao recrutamento, seleção e capacitação técnica dos vendedores. Além do fortalecimento das áreas responsáveis por viabilizar o plano de reformas e melhorias nas lojas.
No final de junho, foi promovida a maior convenção de vendas da história da Centauro, reunindo 600 colaboradores, com o objetivo de inspirar, conectar e alinhar a liderança em torno da nova estratégia.
Fisia, sob nova liderança, segue comprometida com iniciativas alinhadas à estratégia global da Nike, com foco em recuperação do canal de atacado, fortalecimento da presença no futebol, implementação da nova estratégia para corrida, e manutenção da liderança em lifestyle com ajustes na demanda das principais franquias. Além disso, com o objetivo de otimizar a operação, o Grupo segue com foco na eficiência de estoques e na expansão do modelo de lojas NDIS (Nike Direct Inline Stores), ampliando a presença da marca no mercado brasileiro.
Ao longo de 2024, a Fisia implementou uma série de iniciativas para fortalecer o relacionamento e a experiência dos clientes no canal de atacado. As medidas incluíram o reforço na equipe comercial, evolução no portal de pedidos e retomada dos eventos de marca, com foco em estratégia e apresentação de coleções. A empresa também realizou ajustes na segmentação de produtos, além de reduzir as remarcações em seus próprios canais.
Em 2025, Fisia aprofundou a execução do plano vigente e o fortalecimento da governança das coleções futuras. A empresa reforçou a equipe de merchandising, que atua na curadoria e seleção de coleções mais alinhadas às necessidades dos consumidores e ampliou seu time comercial focado em clientes de futebol. Além disso, destacou uma equipe de tecnologia dedicada à aceleração do Portal e vai inaugurar um showroom exclusivo para o atendimento aos parceiros.
Com foco na priorização de suas categorias mais importantes — corrida e futebol — Fisia também reformulou sua estratégia para tênis de corrida, simplificando o portfólio e adotando uma proposta mais intuitiva para facilitar a escolha dos consumidores. A mudança, que prioriza as categorias de corrida e futebol, é baseada em feedbacks de clientes que buscavam mais clareza na hora de escolher o modelo ideal. A nova organização divide a linha de road running em três principais franquias: Pegasus, Structure e Vomero.
Em futebol, Fisia reforçou sua presença no cenário nacional com a renovação da parceria com o Sport Club Corinthians Paulista por mais dez anos. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2026, um momento de grande visibilidade para as marcas do Grupo, a companhia está confiante em sua preparação para capturar as oportunidades de crescimento proporcionadas por um calendário esportivo altamente relevante.
Resultados do segundo trimestre de 2025 — No período, o Grupo SBF apresentou receita líquida consolidada de R$ 1,8 bilhão, crescimento de 6,1%, comparado ao segundo trimestre de 2025. O lucro bruto consolidado foi de R$ 891,9 milhões, com crescimento de 4,6%, e a margem bruta consolidada alcançou 49,1%, apresentando uma compressão de 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior, impactada principalmente pela Fisia, devido à variação cambial.
Apesar do crescimento da receita, o Ebitda ajustado (ex-IFRS) foi de R$ 167,4 milhões, com retração de 4,9% em relação ao segundo trimestre de 2024, refletindo os investimentos realizados no período. A margem Ebitda atingiu 9,2%, com compressão de 1,1 ponto percentual. Mesmo com a retração no Ebitda, o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) alcançou R$ 87,2 milhões no trimestre (margem de 4,8%), representando um crescimento de 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado principalmente pela implementação de incentivo fiscal de ICMS no canal de lojas físicas da Fisia, com a distribuição de produtos por meio do centro de distribuição próprio em Extrema, Minas Gerais.
O Grupo SBF segue com uma estrutura de capital adequada, atingindo alavancagem de 0,68x no segundo trimestre de 2025, patamar que se mantém em linha com o apresentado no primeiro trimestre de 2025. e representa uma redução de 0,38x frente ao segundo trimestre de 2024. É Importante ressaltar que, mesmo com o plano estratégico em andamento, a empresa pretende manter o indicador em um patamar confortável e seguro, especialmente diante do cenário macroeconômico brasileiro.
Reforçando o foco da Companhia em manter níveis saudáveis de endividamento, a dívida líquida foi reduzida em 33,1%, em relação ao segundo trimestre de 2024, totalizando R$ 506,1 milhões no segundo trimestre de 2025. Em julho, o Grupo também concluiu uma nova emissão de debêntures no valor de R$ 500 milhões, com vencimento em cinco anos. Emitida a um custo de CDI + 0,85%, abaixo da média das emissões anteriores, esta operação impacta positivamente o custo médio da dívida.
Também foi observada uma melhora de 15 dias no ciclo financeiro, influenciada pelo aumento de 27 dias no contas a pagar, explicado pela normalização da dinâmica de compras da Fisia, como nos trimestres anteriores. Por outro lado, houve um aumento de nove dias nos estoques, motivado pelo maior volume de compras da Centauro, acompanhando o plano de crescimento de vendas. Ainda assim, a qualidade do estoque da Centauro segue como destaque, atingindo um dos menores patamares de estoque antigo, com redução de -3,6 pontos percentuais em comparação com junho de 2024.
Nas unidades de negócio — A Centauro completou 44 anos de existência no dia 1º de abril de 2025 e, em mais um trimestre, entregou resultados consistentes. O faturamento da Centauro no segundo trimestre de 2025. alcançou o maior patamar para um segundo trimestre em sua história. A receita líquida totalizou R$ 940,7 milhões, representando um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024. Esse avanço foi acompanhado por uma expansão de 10,9% no lucro bruto e 0,7 ponto percentual de margem bruta, refletindo o compromisso contínuo da Centauro com a rentabilidade.
Em análise por canal, as lojas físicas da Centauro registraram receita líquida de R$ 713,8 milhões, crescimento de 7,0% vs. o segundo trimestre de 2024, com same store sales de 10,6% vs. o mesmo período de 2024. Já o canal digital apresentou receita líquida de R$ 226,9 milhões, com crescimento de 17,8% versus o segundo trimestre de 2024.
A Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, registrou receita líquida de R$ 1,0 bilhão, com crescimento de 5,6% em comparação ao segundo trimestre de 2024. Apesar da evolução na receita, o lucro bruto da Fisia atingiu R$ 423,5 milhões, apresentando uma retração de 2,8%. A margem bruta ficou em 40,5%, uma compressão de 3,5 pontos percentuais frente ao segundo trimestre de 2024, impacto atribuído principalmente à desvalorização do real em 2024, que impactou o custo de importação dos produtos, mas foi parcialmente compensado pela utilização dos novos incentivos fiscais.
No trimestre, a Fisia apresentou crescimento em todos os canais. O atacado, em especial, demonstrou recuperação em relação ao primeiro trimestre do ano, com crescimento de 4,4% em comparação ao segundo trimestre de 2024. As lojas físicas da Nike, somando os formatos NDIS e NVS, expandiram 8,2%, com same store sales de 10,7%, e o canal digital também apresentou avanço, com alta de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, no trimestre, a Fisia abriu uma nova loja no formato NVS no Outlet Santa Maria em Ribeirão Preto, e realizou a expansão da NVS no Outlet Premium em Itupeva, que apresentou crescimento de 56,3% vs. o 2T24 desde a reinauguração.
O Grupo SBF reforça o compromisso com a execução do novo plano estratégico iniciado em 2025, considerado essencial para o crescimento sustentável da companhia no médio e longo prazo. Este ciclo de investimentos tem como foco alavancar oportunidades futuras, fortalecer as unidades de negócio e gerar valor para todos os acionistas, colaboradores e parceiros.
Grupo SBF — O Grupo SBF é um ecossistema do esporte que conecta pessoas, marcas e criadores. Incentiva a prática de atividade física para todas as pessoas, transformando histórias em produtos, serviços, conteúdos e experiências, e, dessa forma, movimenta o mercado esportivo para um novo patamar. Até 2020, o Grupo atuou no país com a Centauro — maior varejista de artigos esportivos da América Latina — e tornou-se o distribuidor oficial da Nike no Brasil por meio da Fisia. Em 2021, foi criada a SBF Ventures, incorporando novas unidades de negócio a esse ecossistema: NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil; FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo; X3M, referência em live marketing esportivo no país e OneFan, sportstech focada em potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas. | www.gruposbf.com.br