A primeira edição será no mês de novembro de 2025.
A Merkator Feiras e Eventos anuncia a mudança de domicílio de sua feira calçadista Zero +, que acontece no mês de novembro dias 17, 18 e 19 (segunda, terça e quarta-feira). Os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), irão abrigar o evento do setor calçadista brasileiro, que lança a moda Outono/Inverno em calçados e acessórios para o Brasil e países da América Latina. A feira teve sua primeira edição no ano de 2011, em Gramado (RS), na Expogramado, e logo no ano seguinte foi transferida para o Centro de Eventos do Serra Park. —Esta nova mudança se deve uma readequação dos nossos eventos para os quais estamos trabalhando deste o último ano, com reposicionamento das nossas marcas, especialmente as voltadas para o calçado e o incremento de outros produtos —diz Roberta Pletsch, diretora da promotora.
Aliado a estes fatores, nasceu um movimento setorial diferenciado deste a última edição do SICC – Salão de Inovação do Couro e do Calçado, que ocorreu no mês de maio. Os nossos parceiros tradicionais, alguns sindicatos da indústria, fizeram uma leitura de mercado e propuseram alterações na feira, entre elas a de local. Entre os argumentos está a valorização da promoção do calçado produzido na cidade, que é considerada mundialmente como a Capital Nacional do Calçado, que até hoje concentra a inteligência da indústria e num perímetro muito pequeno abriga a maior gama de fornecedores para a construção do sapato, desde o maquinário até as empresas especializados em design que são demandadas por empresas de todos os polos nacionais e mesmo marcas reconhecidas mundialmente.
Este novo momento se deve a união de praticamente todos os sindicatos industriais dos Vales do Sinos, Paranhana e Serra Gaúcha. —São nos municípios desta área geográfica onde estão localizadas as empresas responsáveis pela a maior parcela da produção brasileira de calçados. Nada mais legítimo do que termos um encontro nacional com os profissionais que compõem este cluster, trazendo para cá o varejo que é o elo comercial desta cadeia. É a união deste ciclo que garante o sucesso da indústria e gera um número significativo de empregos e riqueza que engrossa o PIB nacional— diz Roberta Pletsch.
Através de um trabalho meticulosamente realizado nos últimos 70 dias, pelos líderes sindicais que assinam, há quase duas décadas, parceria com a Merkator, foi criado um movimento que demostrou a mobilização destas entidades junto aos seus pares e destes com os seus associados. Isto despertou o desejo destes profissionais em manter um evento forte e representativo em Novo Hamburgo, uma cidade ícone da indústria calçadista. Assim, a lista de parceiros da Merkator de sete aumentou para 11 sindicatos. São eles: Sindicato da Indústria de Calçados Componentes Para Calçados de Três Coroas; Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul; Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo; Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes Para Calçados de Igrejinha; Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom; Sindicato das Indústrias de Calçados de Farroupilha; Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha; Sindicato das Indústrias do Vestuário, do Calçado e de Artefatos de Couro de São Leopoldo; Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé; Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos; Sindicato das Indústrias de Calçados de Sapiranga.
Acrescenta-se a esta lista de parceiros a Associação Comercial, Industrial de Serviços de Novo Hamburgo e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).