E alcança novo patamar de performance.
Com Ebitda consolidado de R$436 milhões, alta de 21,1% sobre o segundo trimestre de 2024, e margem bruta de vestuário de 57,3%, a companhia consolida sua transformação com o melhor desempenho operacional dos últimos anos.
A Guararapes Confecções S.A., grupo que reúne as marcas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, Fanlab, Midway Financeira e o Midway Mall, divulgou nesta quarta-feira, 6 de agosto, os resultados financeiros do segundo trimestre de 2025 (2T25). Em mais um marco na trajetória de transformação estratégica da companhia, os números refletem a maturidade do modelo de negócios integrado e a consistência da estratégia adotada, reforçando o novo momento da Riachuelo: uma marca brasileira e nordestina, que movimenta a cadeia produtiva, impulsiona a economia e gera possibilidades.
No período, a companhia alcançou lucro líquido de R$143 milhões, o maior já registrado para um segundo trimestre, com alta de 151,2% vs. segundo trimestre de 2024, e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) consolidado de R$436 milhões, avanço de 21,1% em relação ao segundo trimestre de 2024. A margem Ebitda de mercadorias atingiu 15,2%, o melhor desempenho dos últimos sete anos para o mesmo período.
O desempenho foi alavancado pela combinação entre crescimento das vendas, avanço de rentabilidade e sólida entrega operacional nos segmentos de mercadorias, serviços financeiros e shopping center. As vendas mesmas lojas (SSS) na categoria de vestuário cresceram 15,8% — oitavo trimestre consecutivo de evolução, impulsionado pela força das coleções de Mães, Namorados, São João, Polo Pool Legacy, além do lançamento da linha D-Ultras, que reforça o pilar de inovação e versatilidade no portfólio da Riachuelo.
Em destaque, a margem bruta de vestuário atingiu 57,3% — sétima expansão consecutiva na comparação anual, e a de mercadorias, 53,4%, o maior nível dos últimos sete anos para um segundo trimestre.
Além disso, a Riachuelo reduziu sua alavancagem financeira, com 0,5x em junho de 2025 comparado a 0,7x em junho de 2024. A estratégia reforça o compromisso da companhia com a solidez financeira e a otimização da estrutura de capital, fortalecendo sua posição para manter o crescimento sustentável.
—Estamos passando por uma transformação profunda que tem sido fundamental para conquistarmos resultados cada vez mais consistentes e relevantes. Os avanços deste trimestre refletem o compromisso e a eficácia de uma estratégia sólida, que alinha inovação, eficiência e impacto positivo. Somos uma companhia brasileira e nordestina, impulsionada por uma moda que inspira o país, cada vez mais autêntica e relevante, com eficiência operacional e que inclui a entrega de inovação no desenvolvimento de produto —afirma André Farber, CEO da Riachuelo.
Crescimento contínuo de Serviços Financeiros — A operação de serviços financeiros também teve forte desempenho: o Ebitda cresceu 24,1%, atingindo R$111 milhões, com melhoria no índice de inadimplência e aumento da margem da operação financeira. Esse resultado reflete não apenas a eficiência operacional, mas também a robustez do modelo integrado que combina a capilaridade do varejo com soluções financeiras personalizadas e inovadoras.
A sinergia entre varejo e serviços financeiros posiciona a companhia para capturar oportunidades estratégicas de crescimento, fortalecendo sua capacidade de gerar valor de forma consistente para o ecossistema e para a sociedade.
Resultados com impacto positivo —Seguindo firme em seu propósito de impulsionar o crescimento do Brasil por meio da geração de empregos, da moda sustentável e da inovação, a Riachuelo é hoje a maior empregadora do setor no país, com aproximadamente 30 mil empregos diretos, sendo 15 mil no Nordeste. Somente o programa Pró-Sertão, que conecta produção local e desenvolvimento social, já gerou 3,1 mil empregos diretos no interior do Rio Grande do Norte. Nos últimos dez anos, a taxa de empregabilidade nos municípios atendidos pelo programa cresceu cerca de 10%, comparado a apenas 1% nos demais municípios nordestinos.
Com avanços significativos em sua agenda de sustentabilidade e responsabilidade social, a Riachuelo lançou, neste trimestre, a primeira coleção de camisetas feitas com algodão 100% agroecológico e tingimento de base natural da Riachuelo. A iniciativa, produzida com o apoio do Instituto Riachuelo via programa Agro-Sertão, representa um passo significativo na jornada da companhia por uma moda mais ética, transparente e de impacto positivo para quem veste e para quem produz.
A transformação da Riachuelo também passa por uma infraestrutura robusta, ancorada em tecnologia e logística de ponta. Um dos principais marcos dessa frente é o Centro de Distribuição de Guarulhos (SP), que conecta indústria e varejo com um dos maiores níveis de automação da América Latina. Com capacidade para movimentar até 30 mil peças por hora, o CD tem sido essencial na consolidação do modelo push & pull, com operação automatizada e controle por SKU, além da implementação do RFID – soluções que trazem mais acuracidade para o estoque, maior responsividade logística e redução de remarcações nas lojas. Esse combo de esforços tem impulsionado ganhos relevantes de margem e reforça nossa busca contínua por eficiência.
Em paralelo, a companhia já investiu cerca de R$600 milhões em tecnologia no Brasil, consolidando um dos maiores times de TI do setor. Esses investimentos refletem a ambição de construir um ecossistema integrado e inteligente, capaz de entregar eficiência operacional com base em dados, inovação e proximidade com o consumidor.
Para o segundo semestre, a Riachuelo mantém seu foco em ganhos de eficiência, experiência aprimorada nos canais de venda e disciplina financeira. —Esse momento reafirma nossa confiança no modelo de longo prazo, sustentado pelos nossos diferenciais competitivos e por nossa jornada de transformação. Estamos cada vez mais preparados para acelerar o crescimento e continuar entregando resultados sólidos e sustentáveis aos nossos acionistas —destaca Miguel Cafruni, CFO da Riachuelo.
Com uma trajetória marcada por resultados consistentes e inovação contínua, a Riachuelo reafirma sua liderança no varejo brasileiro e avança em seu processo de transformação. A companhia, confiante no potencial de gerar ainda mais valor por meio do seu modelo integrado, intensifica seus investimentos em moda, produto e práticas ESG. Mais do que uma marca de moda, a Riachuelo segue fortalecendo seu papel como motor de desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Riachuelo — Do fio à vitrine, há 77 anos a Riachuelo promove ativamente a democratização da moda e a geração de impacto positivo, destacando-se pela sua capacidade de inovação, dinamismo e agilidade, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 430 lojas próprias e 32 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.