bobina-dexco

07/08/2025

Dexco registra receita líquida de R$ 2,1 bilhões no 2T25

E Ebitda de R$ 702 milhões, considerando a operação de celulose solúvel. Companhia avança em eficiência, com resultados positivos em Acabamentos e forte desempenho em Madeira, com disciplina em investimentos.

A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, encerrou o segundo trimestre de 2025 com um desempenho positivo, marcado pelo avanço da eficiência operacional e crescimento de rentabilidade. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado e Recorrente foi de R$ 443 milhões no período. Considerando a participação na LD Celulose, o montante chega a R$ 702 milhões, um crescimento de 25% em relação ao 2T24. A Receita Líquida totalizou R$ 2,1 bilhões, alta de 6% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o Lucro Líquido Recorrente, já incluindo a LD Celulose, foi de R$ 30 milhões.

—Encerramos o segundo trimestre com uma performance resiliente, impulsionada pelo excelente desempenho da Divisão Madeira e pela crescente contribuição da nossa operação de Celulose Solúvel. A evolução do Ebitda em comparação ao ano de 2024 reflete os ganhos de eficiência, rentabilidade e melhoria de mix de produtos— explica Raul Guaragna, CEO da Dexco. “Entregamos resultados consistentes, focados no nosso compromisso de longo prazo com a geração de valor.”

A Divisão Madeira, com as marcas Duratex e Durafloor, teve mais um período de sólido desempenho. O Ebitda ajustado e recorrente atingiu R$ 428 milhões, alta de 34% em relação ao 2t24, impulsionado pela demanda aquecida de painéis de madeira, especialmente MDP, e pela realização de negócios florestais no trimestre. A Receita Líquida da divisão somou R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre, o que representa um crescimento de aproximadamente 16% na comparação anual.

—O resultado da Divisão Madeira demonstra nossa disciplina na gestão de ativos. O forte desempenho reflete nossa liderança no mercado de painéis e a capacidade de responder com eficiência à demanda aquecida, tanto do varejo quanto da indústria moveleira —diz Guaragna.

A operação de Celulose Solúvel manteve um ótimo desempenho, com Ebitda recorrente de R$ 529 milhões — crescimento de 41% na comparação anual — considerando 100% da operação, reflexo dos ganhos de eficiência, manutenção dos níveis de produtividade e qualidade de entrega. A operação funcionou em plena capacidade ao longo do semestre, contribuindo para o aumento do lucro líquido consolidado.

Dentro da Divisão de Acabamentos para Construção, a unidade de Metais e Louças — com as marcas Deca e Hydra —, encerrou o trimestre com Ebitda ajustado e recorrente de R$ 9 milhões. O resultado reflete um cenário de estabilização dos resultados, com avanço de 6% se comparado ao primeiro trimestre do ano, mas ainda impactado, principalmente, por custos de insumos.

—A unidade de Metais e Louças vem colhendo os frutos das ações estruturantes que temos implementado. Continuamos em um cenário desafiador e a divisão manteve um resultado positivo no segundo trimestre, o que consideramos um avanço importante para a consolidação do negócio —afirma Francisco Semeraro, CFO da Dexco.

Já a unidade de Revestimentos, que reúne as marcas Ceusa, Portinari e Castelatto, registrou Ebitda ajustado e recorrente positivo de R$ 6 milhões no trimestre, representando uma melhora de margem significativa na comparação trimestral e mantendo os resultados em linha com a comparação anual.

—O desempenho do trimestre foi sustentado por ganhos de eficiência operacional e controle de custos. O setor de revestimentos cerâmicos ainda apresenta desafios importantes, com um alto nível de competição e estoques, mas temos trabalhado para tornar nossa operação cada vez mais eficiente e com um portfólio diferenciado— completa o CFO.

Gestão estratégica e investimentos — A Dexco fechou o segundo trimestre de 2025 com alavancagem de 3,39x, nível compatível com a reta final do ciclo de investimentos 2021–2025 e leve redução em relação ao 1T25. No trimestre, foram destinados R$ 205 milhões ao Capex Sustaining, com foco na manutenção, modernização fabril e sustentação do negócio, incluindo a operação florestal.

—A recomposição e a expansão dos ativos florestais são estratégicos para manter nosso diferencial competitivo e abrir caminho para novas oportunidades no futuro —afirma Francisco Semeraro. —Com o atual ciclo de investimentos próximo do fim, nosso foco se intensifica nas iniciativas que contribuem para a redução da alavancagem e a geração de valor sustentável— diz o CFO. —O ambiente econômico demanda ainda mais disciplina na gestão do capital e na alocação de recursos, algo que temos feito com rigor—.

Com cerca de 73% da dívida concentrada no longo prazo, a Dexco segue com sua estratégia de liability management em patamar saudável, assegurando solidez à estrutura de capital e maior previsibilidade para decisões estratégicas.

Dexco — Maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Detém 49% de participação na LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, de fabricação de celulose solúvel. Com 74 anos de história, e 12 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 23 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, a Dexco é hoje a empresa com o maior portfólio de soluções do setor, priorizando os desejos do consumidor, entregando design, qualidade, funcionalidade e versatilidade em seus produtos. A empresa materializa sua promessa de marca – Viver Ambientes – na Casa Dexco loja conceito, que apresenta um novo conceito de loja de arquitetura e decoração. Conta ainda com uma estratégia de Inovação que busca protagonizar a transformação do setor de reforma e construção a partir de três programas: Open Dexco (inovação aberta), Imagine (intraempreendedorismo) e DX Ventures (fundo de Corporate Venture Capital, que investe em startups e scale-ups que buscam transformar os paradigmas do setor). A Dexco opera sempre alinhada aos compromissos ESG da sua Estratégia de Sustentabilidade, que endereçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Com seus mais de 187 mil hectares de florestas, entre plantadas e áreas de conservação, 83% deles contam com a certificação de manejo florestal responsável e de cadeia de custódia FSC® – Forest Stewardship Council® (Códigos de licença: FSC-C006042, FSC-C003088, FSC-C152362, FSC-C109955). Tem capital aberto desde 1951 e ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.