cetiras-certificada

02/08/2025

Cetiras é certificada no Origem Sustentável

A Certiras, fornecedora de tramados, chicotes, tranças e serviços manuais em tiras viradas e costuradas para os setores de calçados e acessórios, é a mais nova certificada no âmbito do Origem Sustentável. A entrega da certificação no nível Prata (mais de 40% dos indicadores alcançados) aconteceu no dia 30 de julho, na sede da empresa, em São Sebastião do Caí/RS.

Na oportunidade, Vanessa Tadler, coordenadora de ESG & Sustentabilidade da Cetiras, destacou que o reconhecimento da certificação do Origem Sustentável é um marco na história da Cetiras. —O reconhecimento valida nossos compromissos ambientais, fortalece nossa reputação e aumenta a competitividade no mercado— disse. Entre os destaques da empresa, estão iniciativas visando a redução de emissões de gases de efeito estufa, gestão eficiente de resíduos, uso de energia renovável, consumo consciente, inclusão e diversidade.

Energia limpa — Atualmente, 20% de toda a energia consumida na matriz e nas duas filiais — em São Sebastião do Caí e Portão — é proveniente de fontes renováveis e adquirida no mercado livre de energia. Até outubro de 2025, segundo a empresa, 100% da operação utilizará energia limpa, contribuindo significativamente para a redução de carbono e combate às mudanças climáticas. —Também utilizamos telhas translúcidas que oferecem diversas vantagens para a produção, principalmente por meio da economia de energia elétrica— acrescentou Vanessa.

Na área social, Vanessa ressaltou projetos como o que adquiriu recentemente kits escolares para os filhos dos mais de 60 colaboradores da Cetiras. Outra iniciativa é o projeto Arraiá Cetiras, que recentemente oportunizou confraternização dos funcionários em comemoração às festividades de São João.

O programa — Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é a única certificação de práticas ESG voltada para a cadeia produtiva do calçado no mundo. Baseada nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, a iniciativa segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. | www.origemsustentavel.org.br.