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31/07/2025

Rio de Janeiro, capital mundial de produções audiovisuais

O Rio de Janeiro vive um momento de grande destaque no cenário audiovisual global, superando até mesmo Paris como sede de séries e filmes. A conquista não só coloca a cidade em evidência, mas também traz inúmeros benefícios para o turismo e a economia local.

A Rio Film Commission, empresa pública criada para fomentar políticas que facilitem a produção de obras na cidade e cuidar de todos os aspectos burocráticos envolvidos, é um dos agentes dessa cadeia produtiva. Sua atuação vem dando resultado: segundo os dados da empresa, em 2023 o município registrou 7.885 diárias de filmagem, o que significa que a cada dia, pelo menos 21 sets de filmagem estavam trabalhando nas ruas, praias, parques e praças da cidade. Apesar de em números absolutos o Rio estar atrás de Madri (11.133 diárias de filmagem em 2023), ultrapassou a capital espanhola em número de obras seriadas gravadas em locações cariocas: foram 68, contra 55 registradas em Madri. Também está à frente de Paris neste quesito — a cidade francesa recebeu 64 obras seriadas em 2023, e Lisboa, 23. Em 2023, foram produzidos 150 longa-metragens e 92 seriados brasileiros independentes por empresas cariocas, número superior a 2022 (85 e 70) e 2021 (85 e 65).

Com um cenário natural deslumbrante e uma infraestrutura cada vez mais preparada para receber grandes produções, o Rio de Janeiro consolida-se como um dos principais polos audiovisuais do mundo, provando que sua beleza e capacidade organizacional são ingredientes essenciais para o sucesso no setor. O crescimento recente do setor audiovisual carioca tornou-o o décimo segmento econômico do município do Rio de Janeiro, respondendo por 4,2% da economia carioca, com uma movimentação econômica comparável aos setores de portos/aeroportuário, turismo e educação.

A arrecadação de impostos do setor audiovisual alcançou patamares altos, com registro de 67,7% de aumento nos últimos três anos, passando de R$ 43,0 milhões em 2020 para mais de R$ 70 milhões em 2023, um aumento de R$ 29,1 milhões. Com o crescimento, a indústria atingiu a arrecadação de R$ 70 milhões em 2023, configurando-se como o 14º maior arrecadador de ISS do Rio.

Os eventos audiovisuais são importantes fontes de geração de ocupação hoteleira e de utilização de espaços de eventos. A cidade tem visto um aumento significativo na ocupação de seus hotéis, especialmente em áreas próximas aos locais de filmagem. A presença de grandes produções no Rio de Janeiro reforça a imagem da cidade, como a série “Beleza Fatal”, cuja história se desenrola na cidade, como um destino cultural e turístico de relevância internacional.

A visibilidade global alcançada pelas locações cariocas nas telas do mundo inteiro não só atrai mais turistas, como também estimula o desenvolvimento de infraestruturas e serviços locais. Os benefícios se espalham por diversos segmentos econômicos, pois a indústria audiovisual tem muita capilaridade, gerando postos de trabalho e renda, sem esquecer os ganhos em imagem.

Colocar o Rio no mapa das produções audiovisuais mundiais certamente trará muitos benefícios para a imagem da cidade. A afirmação é do presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, que considera a exibição de imagens do Rio em filmes e séries uma poderosa ferramenta de marketing. —Os Estados Unidos são um bom exemplo dessa estratégia. Sua indústria cinematográfica funciona há décadas como um dos principais veículos de propaganda do país, valorizando os pontos turísticos e atraindo visitantes. Tenho certeza de que aqui também teremos resultados positivos —comemora.

Os hotéis colhem os benefícios. —É muito importante para o setor de turismo e para a hotelaria carioca o Rio de Janeiro ser cenário para grandes e importantes produções audiovisuais, sejam brasileiras ou internacionais. A beleza da nossa cidade precisa ser cada vez mais enaltecida e, com certeza, ter isso de uma forma geral, mostrada nas telas da TV, cinema e internet, ajuda a consolidar mais ainda a cidade como destino turístico relevante — diz o gerente de marketing da Rede Windsor Hoteis, Vitor Almeida.

Outro a quem a iniciativa agrada é Maurício Junior, gerente-geral do Hotel Nacional, em São Conrado. —Nosso hotel, um ícone arquitetônico do Rio de Janeiro, acaba sendo um cenário perfeito para essas produções por estar localizado em uma das mais belas e impactantes paisagens naturais da cidade — afirma.