predio-anp

16/07/2025

15 empresas estão aptas para o 3º Ciclo da OPP, diz ANP

Empresas terão até 06 de agosto (quarta-feira), para apresentar declaração de interesse acompanhada de garantia de oferta.

A Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou no dia 15 de julho (terça-feira), a relação das 15 empresas com inscrição ativa e aptas a participar do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP).

As empresas terão até o dia 06 de agosto (quarta-feira), para apresentar declaração de interesse acompanhada de garantia de oferta, para um ou mais blocos constantes do edital vigente.

As licitantes constantes da relação que não apresentem declaração de interesse poderão apresentar ofertas em consórcio com licitante que tenha declarado interesse no prazo do cronograma do 3º Ciclo da OPP.

Das 15 empresas, 12 já estavam inscritas na OPP e passaram pelo processo de atualização da documentação previsto na Resolução ANP nº 969/2024 e três são novas inscrições: 3R Petroleum Offshore Ltda., Karoon Petróleo e Gás Ltda. e Prio Forte S.A.

Atualmente, o edital da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP) contempla 13 blocos disponíveis nas bacias sedimentares de Campos e Santos. Até o dia 20 de agosto (quarta-feira),, a ANP divulgará quais desses blocos receberam declarações de interesse por parte das empresas e, consequentemente, estarão em oferta na sessão pública do 3º Ciclo da OPP.

Empresas inscritas na OPP e aptas a participar do 3º Ciclo: 3R Petroleum Offshore Ltda; BP Energy do Brasil Ltda; Chevron Brasil Óleo e Gás Ltda; CNOOC Petroleum Brasil Ltda; Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda; Equinor Brasil Energia Ltda; Karoon Petróleo e Gás Ltda; Petrogal Brasil S.A; Petróleo Brasileiro S.A.-Petrobras; Petronas Petróleo Brasil Ltda; Prio Forte S.A; Qatar Energy Brasil Ltda; Shell Brasil Petróleo Ltda; Sinopec Exploration and Production (Brazil) Ltda; TotalEnergies EP Brasil Ltda.

Oferta Permanente de Partilha (OPP) — A Oferta Permanente de Partilha tem por objetivo contratar, sob o regime de partilha de produção, as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural em blocos localizados no polígono do pré-sal e de áreas estratégicas, assim determinados pelo CNPE.   De acordo com essa modalidade, as licitantes inscritas podem manifestar interesse para quaisquer blocos, desde que apresentem declarações de interesse, acompanhadas de garantia de oferta, nos termos do edital vigente. Apresentada uma ou mais declarações, e aprovada toda a documentação, a CEL da Oferta Permanente de Partilha divulga cronograma para realização de um ciclo.