Promovendo a inovação em energia sustentável.
Qingdao, China — A China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, “Sinopec”), em parceria com a província de Shandong e o município de Qingdao, começou a operar com sucesso o primeiro projeto comercial de energia fotovoltaica (FV) flutuante offshore da China em um ambiente totalmente marinho. Integrada ao projeto de energia fotovoltaica flutuante com estacas lançado anteriormente, esta é a maior usina fotovoltaica flutuante da Sinopec.
A projeção é que o projeto gere 16,7 milhões de quilowatts-hora de eletricidade limpa por ano e reduza as emissões de carbono em 14 mil toneladas. Sendo uma iniciativa pioneira, ela visa promover projetos fotovoltaicos flutuantes em áreas costeiras e de mar raso em ambientes de mar aberto.
Situado em uma zona aquática conectada ao mar, o projeto FV flutuante utiliza a superfície da água do mar para maximizar a eficiência do espaço. Ocupando uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados e com uma capacidade instalada de 7,5 megawatts, a estação apresenta um design de emissão zero, alta eficiência e baixo custo. Sua estrutura inovadora permite que os painéis fotovoltaicos sejam sincronizados com as elevações das marés, reduzindo a distância entre os painéis e a superfície da água para cerca de um décimo das estruturas tradicionais baseadas em estacas. Este projeto otimiza o resfriamento com água do mar, aumentando a eficiência da geração de energia em 5 a 8% graças ao efeito de resfriamento.
A Sinopec superou os desafios da aplicação da tecnologia fotovoltaica em ambientes marinhos graças a três inovações fundamentais: Design durável: flutuadores e suportes com engenharia especial, resistentes à corrosão causada pela névoa salina e à proliferação de cracas.
Ancoragem robusta: um sistema de ancoragem subaquático projetado para resistir a ventos até o nível 13 e acomodar variações de maré de 3,5 metros, gerando uma redução de aproximadamente 10% nos custos de investimento em comparação com os sistemas fotovoltaicos tradicionais baseados em estacas.
Manutenção facilitada: um caminho de inspeção simplificado para os painéis fotovoltaicos e cabos posicionados perto da superfície da água, gerando mais segurança e reduzindo os custos de operação e manutenção em comparação com os sistemas convencionais.
A Sinopec já havia instalado a primeira estação de reabastecimento de hidrogênio com “emissão zero” do país e o primeiro projeto de produção de hidrogênio a partir da água do mar em escala industrial. Agora em operação, o projeto serve como o elo mais importante na nova cadeia do setor de energia da empresa para formar um modelo de produção de hidrogênio verde com eletricidade verde gerada por energia fotovoltaica. No futuro, a Sinopec irá ampliar e construir um projeto fotovoltaico flutuante de 23 megawatts para fortalecer a capacidade de fornecimento de energia renovável. | PR Newswire.