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08/07/2025

Tecnologia, experiência e agilidade: a tríade poderosa para a evolução da cadeia de distribuição

O setor atacadista e de distribuição vive um momento de transformação, impulsionado paralelamente pela evolução das expectativas dos consumidores e os avanços da tecnologia. Para prosperar em um ambiente dinâmico, as empresas do segmento precisam abraçar a inovação e buscar a rápida adaptação às mudanças nas marés – que não dão sinais de se acalmar.

Tudo isso não é uma tarefa fácil. Requer uma visão estratégica que engloba áreas-chave da cadeia de distribuição, desde a otimização de processos tributários até o aproveitamento do poder inegável e transformador da Inteligência Artificial. É momento de olhar para trás para aprender com erros e dar ainda mais força aos acertos.

Fluidez e solidez financeira: preparando-se para o futuro — O avanço da reforma tributária no Brasil traz para o mercado atacadista-distribuidor desafios e oportunidades. Embora os maiores detalhes ainda estejam se desenrolando, é imprescindível se preparar para os prováveis impactos nas operações. Em um setor que lida com tantas transações financeiras, a complexidade das classificações fiscais exige sistemas e processos sólidos e bem estruturados. Olhando para esse primeiro aspecto, investir em automação e buscar parceiros confiáveis vai agilizar as operações fiscais, garantindo a conformidade e otimizando a eficiência do negócio. Essa abordagem proativa não só mitiga riscos, como também traz benefícios de um sistema tributário simplificado.

O poder da IA: escalando para o sucesso — Entrando no tópico das tecnologias, de fato, a inteligência artificial deixou de ser um conceito abstrato e futurista para se tornar uma ferramenta tangível, que já tem transformado o mercado – e que pode fazer muito mais. Embora a IA já esteja presente em algumas rotinas, o desafio está em dimensionar, escalar e obter valor em sua aplicação. Isso porque ainda falta uma maior integração de sistemas e de dados – e aqui vou além: ainda falta uma cultura guiada por dados (o famoso conceito data driven) no mercado de distribuição.

A IA pode revolucionar o desempenho de vendas identificando clientes em potencial, automatizando funções de vendas e fornecendo insights de desempenho em tempo real. Da mesma forma, essa tecnologia pode otimizar o gerenciamento de estoque, reduzindo custos e aumentando a lucratividade. Ao adotar IA, as empresas se beneficiam da tomada de decisão baseada em dados, que gera maior eficiência e, por fim, mais sucesso nos negócios.

Redefinindo a eficiência e a experiência do cliente — Por fim, no mundo hiperconectado de hoje, os clientes exigem experiências (quase) perfeitas e personalizadas. Estratégias omnichannel, soluções baseadas em nuvem e experiências imersivas não são “perfumaria”, mas sim estratégias essenciais para envolver os clientes e fidelizá-los. Ao empoderá-los para escolherem seus canais preferidos, com interações e recomendações personalizadas, as empresas constroem relacionamentos mais fortes e impulsionam seu crescimento.

A customização e hiperpersonalização também impactam diretamente na logística da distribuição. Estratégias que já foram tendências, como ‘same day delivery’, tornaram-se a expectativa quase que básica dos consumidores modernos, que esperam entregas cada vez mais rápidas. Essa mudança de expectativas exige dos distribuidores um excelente gerenciamento de estoque, melhor otimização de rota possível e, principalmente, estratégias para lidar com os desafios logísticos de áreas urbanas – que não são poucos – e ainda incrementar o serviço atendendo a janelas de horários específicos, oferecendo serviços adicionais como instalação ou montagem.

Nesse sentido, a automação, otimização baseada em IA e o foco na redução de retornos são essenciais para simplificar as operações. A ascensão do comércio eletrônico exige espaços de armazenamento adaptáveis e soluções integradas. Além disso, uma mudança para a logística limpa, incorporando práticas sustentáveis e materiais ecológicos, reflete um compromisso crescente com a responsabilidade ambiental. Ao ver a logística como um investimento em vez de um centro de custo, as empresas podem gerar valor significativo e aprimorar a experiência do cliente.

O futuro da distribuição atacadista está em abraçar a tecnologia, adaptar-se às mudanças e priorizar a experiência do cliente. Ao integrar estrategicamente essas tendências-chave, as empresas podem desbloquear novos níveis de eficiência, lucratividade e satisfação do cliente. A jornada pode ser desafiadora, mas as recompensas valem o esforço. O futuro é para aqueles que se atrevem a inovar e desbravar o poder transformador da tecnologia.

Por: Elói Assis, diretor-executivo de produtos para Distribuição da Totvs.