Evento da Cisbra relançará o Prêmio Top Comex.
O Brasil e o mundo: uma conexão sem limites é o tema da edição 2025 do Encontro de Comércio Exterior do Brasil (EnComex) — uma realização da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) e da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O seminário será nos dias 17 e 18 de julho(quinta-feira), no Centro do Rio de Janeiro, e contará com as presenças do governador Claudio Castro; do prefeito Eduardo Paes; da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres; da diretora de Negócios da ApexBrasil Ana Paula Repezza; do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann; e do Instituto Pereira Passos (IPP), Elias Marco Khalil, entre outros.
O EnComex inova nessa edição com a retomada do Prêmio Top Comex 2025 que distinguirá empresas, empreendedores e instituições que se destacaram no último ano por sua atuação no comércio exterior. A premiação será dividida em dezcategorias: Empreendedor Exportador; Personalidade Empresarial; Fomento à Internacionalização; Parceiro Empresarial; Liderança Feminina; Eficiência Logística Internacional; Promoção Digital as Exportações; Indústria Exportadora Sustentável; Empresa Exportadora do Ano; e Branding Internacional.
—A Cisbra tem expertise em premiações, como os prêmios Atitude Sustentável e Atitude Carioca. Com a volta do Top Comex, nosso intuito é que, no médio prazo, ele se estabeleça como um dos mais importantes selos de reconhecimento nacional aos agentes do setor —afirma Mario Scangarelli, CEO da Cisbra.
O EnComex foi relançado em junho do ano passado, depois de alguns anos sem realização, reunindo mais de 200 pessoas no auditório da Confederação Nacional de Bens e Serviços (CNC), no Centro do Rio, além de mais de 500 pessoas acompanhando de forma online. Bruna esteve na primeira edição e, após assistir a palestra da coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae, Miriam Ferraz, abordou a painelista contando que também era formada em relações internacionais e gostaria de trabalhar no órgão. Ela passou por um longo processo seletivo e foi contratada. Hoje está de volta ao EnComex, mas na equipe de organização.
—Falar de EnComex é falar de um encontro que mudou minha vida. A participação nesse evento foi marcante para mim não apenas por todo aprendizado e as conexões que eu fiz, mas também por conhecer a Míriam Ferraz. Quando assisti ela apresentando o que o Sebrae fazia pelas micro e pequenas empresas em termos de capacitação para comércio exterior, eu pensei imediatamente queria estar naquele time— ressalta Bruna Jaeger, analista do Sebrae.
A proposta do evento é discutir com profundidade a internacionalização e os rumos da competitividade brasileira no cenário global, sempre trazendo inovações e tendências, segundo Scangarelli. —O EnComex cumpriu bem esse papel, tivemos retornos muito positivos dos players do mercado, e decidimos dar ainda mais robustez ao seminário esse ano, dobrando a programação. Estamos preparando uma edição ainda melhor, com mais conexões— garante o executivo.
O Sistema Cisbra é integrado pelas câmaras regionais Caerj (RJ), Caesp (SP), Caemg (MG), Caergs (RS), Caeb (BA) e Cisbra DF, e ainda pela Cisbra Internacional, com sede em Lisboa, Portugal, rede que conecta empresas entre os continentes americano, europeu e africano.
. EnComex RJ 2025, dia 17 e 18 de julho de 2025 (quinta-feira), no Sebrae Rio – Av. Marechal Câmara, 171, 9º andar. Centro, Rio de Janeiro (RJ). Inscrições gratuitas: www.encomex.com.br