As primeiras entregas da fabricante brasileira estão previstas para 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos.
Copenhague, Dinamarca — A Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para adquirir 45 jatos Embraer (Nyse: ERJ; B3: EMBR3) E195-E2, com direitos de compra para dez aeronaves adicionais — a maior encomenda de jatos da SAS diretamente a um fabricante desde 1996. Este acordo histórico apoia uma estratégia de longo prazo para a renovação de frota da SAS, que se concentra em aumentar a eficiência, reduzir as emissões e gerar futuras oportunidades de crescimento a partir do seu hub global em Copenhague, na Dinamarca.
As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente US$ 4 bilhões (R$ 21 bilhões).
— Este é um momento decisivo para a SAS — afirma Anko van der Werff, presidente & CEO da SAS. —O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É uma aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa área de malha tanto na Escandinávia quanto em outras regiões. Dedicamos tempo para tomar a decisão correta — e este grande investimento reflete nossa confiança no futuro e a força do acordo que garantimos—.
O E195-E2 desempenhará um papel vital na otimização das operações da SAS e no aprimoramento da conectividade na Escandinávia e na Europa. A porta e o alcance do jato são feitos sob medida para complementar a frota existente da SAS e a estrutura de suas rotas, permitindo mais frequências, melhor flexibilidade da malha aérea e custos mais baixos por voo.
Construído para o futuro da aviação sustentável: —O E2 é central na nossa estratégia de construir uma frota moderna, eficiente e de forte desempenho. O jato possibilita o serviço em mais rotas com menos emissões e custos, com uma experiência de alto nível para nossos passageiros — acrescenta Van der Werff. —Estamos definindo o curso para o próximo capítulo da SAS em parceria com a Embraer—.
A família de aeronaves E2 opera comprovadamente com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), e é certificada para voar com misturas de até 50% de SAF.
—Estamos muito satisfeitos em divulgar nossa parceria com a SAS por meio deste acordo histórico. O E2 é o jato de corredor único mais silencioso, disponível hoje além de ser 29% mais eficiente em combustível e com uma redução de 62% na pegada de ruído em relação ao jato da geração anterior.
O E195-E2 é uma inovação em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves desenvolverão um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos arrojados de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais— afirma Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Impulsionado pelos avançados motores turbofan PW1900G da Pratt & Whitney, o E195-E2 oferece reduções de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em comparação com aeronaves de geração anterior. A nova frota ajudará a reduzir a pegada ambiental da SAS e fortalecerá sua posição de liderança na redução do impacto climático da aviação.
Este pedido marca mais um passo na transformação da SAS com foco no futuro, apoiando uma frota modernizada e uma experiência de viagem aprimorada. A SAS continua a fortalecer sua malha aérea global e seu alcance internacional, enquanto melhora a conectividade entre centros regionais e destinos globais por meio de operações mais integradas e sustentáveis.
Esta encomenda foi facilitada com o apoio da Skyworks Holding — A SAS foi recentemente como a companhia aérea mais pontual do mundo*, comprovando o compromisso com a excelência e a confiabilidade de suas operações.
SAS — A SAS, companhia aérea líder da Escandinávia desde 1946, opera um hub global no Aeroporto de Copenhague (CPH), complementado por hubs em Oslo (OSL) e Estocolmo (ARN). Nossa missão é conectar a Escandinávia com o mundo e o mundo com a Escandinávia.
A cada ano, a SAS atende mais de 25 milhões de passageiros e transporta 60 mil toneladas de carga para 135 destinos na Europa, EUA e Ásia. Com um foco incansável na excelência operacional, a SAS classifica-se como a companhia aérea mais pontual da Europa e do mundo.
Contando com uma força de trabalho apaixonada por mais de 10.000 colegas, colaboramos com parceiros e clientes para mudanças transformadoras na aviação. Estamos comprometidos em alcançar zero emissões até 2050, incorporando o espírito visionário de antigos: “Mover-se do antigo para o que nosso fundador está por vir é a única tradição que vale a pena manter.” Inovação e progresso social não estão no centro de tudo o que fazemos. A SAS uniu-se à SkyTeam em setembro de 2024 e, juntamente com nossas companhias aéreas parceiras, oferece uma ampla malha aérea internacional. | www.flysas.com
Embraer — A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de nove mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.