A GE Vernova garantiu um pedido com a Aliança Geração de Energia SA para um contrato de Operação e Manutenção (O&M) para as usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II no Brasil. As atividades de serviço ajudarão a otimizar as operações das usinas que tem hoje aproximadamente 18 anos. É o segundo Projeto de O&M que a GE Vernova realizará com participação e parceria da Aliança Geração de Energia.
A GE Vernova anunciou hoje que garantiu um pedido com a Aliança Geração de Energia SA para um contrato de Operação e Manutenção (O&M) para as usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II (240 MW e 210 MW) no Rio Araguari, no estado de Minas Gerais, Brasil. O escopo do trabalho inclui toda a manutenção dos equipamentos das usinas e sua operação 24 horas por dia, sete dias por semana. Em 2024, a GE Vernova já garantiu uma parte do contrato: a assistência de manutenção no local, permitindo o início da mobilização da equipe de serviços para atuar no site.
As usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II têm capacidade de, respectivamente, 240 megawatts (MW) e 210 MW de energia. Elas começaram a operar em 2006. As atividades de serviço ajudarão a melhorar as operações das usinas de aproximadamente 18 anos, para que o Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) e a Aliança Geração de Energia SA possam aproveitar ao máximo seus ativos e recursos para atender à demanda de eletricidade no Brasil.
Com sua base instalada de mais de 109 gigawatts (GW) de energia hidrelétrica, as grandes usinas hidrelétricas respondem por cerca de 65% da geração nacional de eletricidade no Brasil, de acordo com a International Hydropower Association. E, como o desenvolvimento de novas usinas hidrelétricas no país está ficando mais restrito devido ao afastamento dos locais disponíveis, de acordo com a IEA, há um enorme potencial para ajudar a aumentar a produção na base instalada por meio de atividades de serviços, O&M e reabilitações no Brasil.
— Os operadores de ativos hidrelétricos buscam manter a operação da usina no maior Índice de Disponibilidade da Usina, o menor tempo de inatividade possível e sem falhas, para ajudar a continuar fornecendo energia renovável à rede brasileira de maneira confiável e segura. Nossa equipe da GE Vernova estará no local para nos apoiar na operação de ambas as usinas hidrelétricas e executar as tarefas de manutenção com os mais altos padrões de EHS — disse Claudio Trejger, líder da Hydro Power Latam, GE Vernova.
Este projeto faz parte da lista da GE Vernova de mais de quarenta referências de O&M de energia hidrelétrica realizadas globalmente nos últimos 25 anos. É também o segundo projeto de O&M que a GE Vernova realizará com participação e parceria da Aliança Geração de Energia. A equipe de serviços da Hydro Power está atualmente trabalhando na usina hidrelétrica de Igarapava sob um projeto de O&M (*) contratado em 2021 pelo Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava, que tem participação da Aliança Geração de Energia e seus parceiros do consórcio, para assumir a total responsabilidade pela operação e manutenção da usina. A GE Vernova tem sido um agente fundamental no setor de serviços, com destaque para os projetos de 210 MW em Igarapava e 11,2 GW em Belo Monte, no Brasil.
A GE Vernova mantém o alcance global e escala necessários para liderar a transição energética para um futuro eletrificado e descarbonizado. No Brasil, com aproximadamente 5.000 funcionários trabalhando em todo o país, a GE Vernova está atendendo seus clientes fornecendo soluções, como os trabalhos de Operação e Manutenção da Aliança Geração de Energia, para ajudar a criar um sistema de energia elétrica mais confiável e sustentável, sustentando o progresso e a prosperidade das comunidades onde a empresa opera.