O navio-plataforma será interligado a 13 poços no pré-sal da Bacia de Santos.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou no dia 30 de junho (segunda-feira), no LinkedIn, que o FPSO P-78 iniciou sua viagem rumo ao Brasil. A unidade, que será instalada no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, estava em Singapura passando pelas etapas de integração e comissionamento. O consórcio Keppel/Hyundai foi o responsável pela construção da embarcação.
— As diretoras Renata Baruzzi e Sylvia dos Anjos marcaram presença na cerimônia de entrega, junto com nosso time da engenharia— disse Magda em postagem no LinkedIn. Ao todo, foram construídos dez — dos 21 módulos— no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), Brasil. As atividades de fabricação dos demais módulos, do casco e a integração foram divididas entre estaleiros da China, Coreia do Sul e Singapura.
— Quanto ao conteúdo local, teve topsides feitos no Brasil— informou a presidente.
O FPSO P-78 terá capacidade de processamento diário de 180 mil barris de óleo e de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás. Segundo a Petrobras, a unidade vai incorporar soluções que abrangem a ampliação da eficiência energética, novas tecnologias de separação e reinjeção de CO2, redução da queima de rotina, entre outras. O navio-plataforma será interligado a 13 poços, sendo seis produtores e sete injetores, por meio de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e de injeção e dutos flexíveis de serviço.
Segundo Magda Chambriard, essa plataforma já virá tripulada, economizando um mês de pré-operação. E finalizou parabenizando todos os envolvidos.