canal-do-panama5

28/06/2025

Canal do Panamá comemora 9 anos de expansão com aumento de trânsito e tonelagem

Durante os primeiros oito meses do atual ano fiscal, foi registrado um aumento de 30% no tráfego diário.

Nove anos após o início da operação de suas novas eclusas, o Canal do Panamá registrou um aumento sustentado no volume de trânsito e na carga movimentada, consolidando seu papel como uma rota estratégica para o comércio internacional.

Entre outubro de 2024 e maio de 2025 — os primeiros oito meses do atual ano fiscal — foi registrado um aumento de 30% no tráfego médio diário, em comparação com o mesmo período do ano passado. Durante o mesmo período, a tonelagem total transportada pela hidrovia atingiu 326 milhões de toneladas PC/UMS, refletindo um crescimento de 22%. Esse desempenho foi possível graças à recuperação dos níveis dos lagos Gatún e Alajuela, que permitem um serviço estável e contínuo.

Retrospectivo — Em 26 de junho de 2016, teve início a operação de expansão com a passagem do navio porta-contêineres “Cosco Shipping Panama” pelas Eclusas de Agua Clara e Cocolí. Desde então, a infraestrutura expandiu significativamente a capacidade operacional do Canal.

Nos nove anos desde então, a hidrovia interoceânica atingiu vários marcos. Em 2016, o primeiro navio de gás natural liquefeito cruzou o Canal, marcando a abertura de novas rotas de energia. Em 2024, o MSC Marie tornou-se o maior navio porta-contêineres a cruzar a hidrovia, transportando 17.640 TEUs. E em 2025, a marca de 25 mil trânsitos pelas eclusas expandidas será superada.

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) enfatiza que esses resultados refletem a evolução operacional e a importância da hidrovia para a conectividade global.

O aniversário é comemorado em meio a um contexto de desafios hídricos. A seca de 2023 reduziu temporariamente o número de viagens diárias, forçando restrições operacionais. Embora a recente estação chuvosa tenha permitido alguma recuperação nos níveis de água, as condições climáticas continuam sendo um fator crítico para o planejamento futuro do Canal.

Em resposta, estão sendo feitos progressos na implementação de uma estratégia hídrica de longo prazo. Um dos principais projetos é o desenvolvimento do reservatório do Rio Indio, que visa garantir o abastecimento de água tanto para as operações do Canal quanto para o consumo humano, beneficiando também as comunidades vizinhas. | MM