medalha-epamig

28/06/2025

Epamig é agraciada na 1ª edição da Medalha Ministro Alysson Paolinelli

Instituição receberá a honraria na categoria “Universidades e Empresas de Pesquisa e Inovação Públicas e Privadas”.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está entre os agraciados com a 1ª Medalha Ministro Alysson Paolinelli. A solenidade acontece no dia 29 de junho (domingo), a partir das 9h30, em Bambuí, e a instituição será a contemplada na categoria “Universidades e Empresas de Pesquisa e Inovação Públicas e Privadas”.

O anúncio da honraria foi feito na terça-feira, 17 de junho, por meio de convite e vídeo do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. —É uma satisfação homenagear, com a Medalha Alysson Paolinelli 2025, a nossa EPAMIG que há 50 anos contribui para o desenvolvimento no campo, com pesquisas e tecnologias de ponta— afirmou.

—A Medalha Alysson Paolinelli é inspirada no nosso mineiro de Bambuí, um dos responsáveis por revolucionar a agropecuária brasileira, com tecnologia e sustentabilidade. E é um justo reconhecimento aos protagonistas do agro em Minas, um setor que responde por ¼ do PIB do Estado —completou o governador.

A diretora-presidente da Epamig Nilda Soares destaca que a condecoração é uma homenagem ao legado do ex-ministro da Agricultura e também ao trabalho dos agraciados.

—É um orgulho para nós da Epamig receber esta honraria já na primeira edição. Foi doutor Alysson que, quando secretário de Agricultura, idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais – Pipaemg, que deu origem à Empresa, na década de 1970—.

—Ser a representante da categoria Universidades e Empresas de Pesquisa e Inovação, aumenta nossa responsabilidade. Alysson Paolinelli atuou para a expansão da agricultura tropical e a ampliação da produção de alimentos no Brasil, e sempre acreditou na ciência e na educação como pilares para o desenvolvimento do país, é uma inspiração para nós— finaliza.

Medalha — A Medalha Ministro Alysson Paolinelli foi criada pela Lei Estadual nº 24.582, de 30 de novembro de 2023 e regulamentada em julho de 2024. Será concedida anualmente, no dia 29 de junho, pelo governador de Minas Gerais, a pessoas e instituições por relevantes serviços prestados à agropecuária, ao setor produtivo e ao desenvolvimento sustentável.

O local de entrega da honraria será itinerante para contemplar municípios que se destaquem pela produção agropecuária ou por sua importância na trajetória de Alysson Paolinelli. Esta primeira edição, será realizada em Bambuí, cidade natal do ex-ministro. A solenidade será na Praça Rui Santos – Centro.

Dez segmentos serão contemplados, além da categoria “Universidades e Empresas de Pesquisa e Inovação Públicas e Privadas”, também serão agraciados:

Pequeno Produtor; Médio Produtor; Grande Produtor; Jornalismo e Comunicação Agro; Entidades, Associações, Cooperativas e Empreendimentos Agropecuários; Pesquisadores e Profissionais das diversas ciências que impactam em resultados e ações positivas para a agropecuária; Pessoas Públicas e de Governo; Empresas Agropecuárias e Agroindústrias; e Jovem Produtor.