Na comparação mensal de maio de 2025 ante abril de 2025, INDS apresenta leve recuo de 3,12%.
A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 16,12% em maio, na comparação com o mesmo mês em 2024. Já em relação ao mês anterior (abril.2025), houve queda de 3,12%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.
Para Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, os resultados não surpreendem diante da crescente demanda por automóveis novos e usados. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que foram emplacados 214.383 automóveis e comerciais leves, alta de 17,05% no comparativo com 2024.
No acumulado do ano, o número de emplacamentos somou 929.144 unidades, incremento de 6,24%. Mas não são somente as vendas de carros zero quilômetro que crescem. O mercado de usados tem demonstrado ainda mais força. Segundo a Fenabrave, em maio, registrou-se a impressionante marca de 1.126 mil unidades comercializadas de seminovos e usados.
—Quando trocamos de carro ou adquirimos o bem, queremos protegê-lo. O que presenciamos no momento é que, apesar dos juros altos, o volume de vendas de veículos está bastante aquecido, o que impacta diretamente na demanda por seguros e leva ao incremento das solicitações por novas apólices —explica Gusson.
Sudeste lidera crescimento — Por região do Brasil, o Sul liderou o crescimento com alta de 16,91% na comparação anual. Em segundo lugar ficou o Sudeste que apresentou incremento de 16,8%. Nordeste registrou aumento de 14,3%, seguido do Norte com + 12,64% e Centro Oeste 12,38%.
No ranking mensal, maio versus abril de 2025, todos os estados apresentaram recuo. A ordem ficou assim: a maior queda com a região Nordeste (– 6,44%), seguida do Centro-Oeste (-6,14%), Sul (-4,54%), Sudeste (-3,78%) e Norte (-2,47%).
INDS — O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.
Neurotech— A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.