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27/06/2025

Projeto KBT atinge novo recorde de transporte com 31 trens em maio

Parceria entre Klabin, Brado e TCP consolida eficiência e sustentabilidade no transporte de celulose, com crescimento expressivo do modal ferroviário.

O Projeto KBT, uma parceria estratégica entre Klabin, Brado e TCP, alcançou um marco histórico em maio de 2025, com 31 trens transportados e a movimentação de 2.498 contêineres. Esse número representa um crescimento de 20% em relação a abril, até então a maior movimentação registrada, com 26 trens.

Os 31 trens da Brado transportaram um volume de quase 60 mil toneladas de papel e celulose da Klabin, do terminal de Ortigueira até o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) para exportação. Cada trem carrega de 79 a 82 contêineres.

O desempenho demonstra o amadurecimento da operação do KBT que, iniciado em setembro de 2021, vem mantendo seu crescimento gradativo, evidenciando a consistência e a capacidade de expansão do projeto.

—O KBT representa um marco na história da Brado. Foi um projeto muito bem pensado, que conecta ferrovia, porto e rodovia, oferecendo integração logística, redução de custos e ganhos significativos em eficiência e sustentabilidade —afirma Graciele Santos, executiva comercial da empresa. —Através do KBT, a Brado, juntamente com a Klabin e o TCP, consolidou a intermodalidade com uma visão de longo prazo, reforçando seu papel essencial na cadeia logística não só do Paraná, mas a nível nacional—.

Crescimento — O Projeto KBT é uma colaboração estratégica entre Klabin, Brado, TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá). Ele conecta a Unidade Ortigueira, da Klabin, em Ortigueira (PR), ao Porto de Paranaguá por meio de ferrovia, otimizando a logística e elevando a eficiência do transporte multimodal de celulose e papel.

Desde o seu lançamento, o KBT tem apresentado um crescimento constante no número de trens transportados, saltando de 200 trens em 2022 — o primeiro ano completo do projeto — para 279 trens em 2024.

Esses números comprovam o impacto do projeto na cadeia logística do Paraná e do Brasil, com a consolidação da intermodalidade e ganhos significativos em sustentabilidade e redução de custos.

Além dos expressivos dados de movimentação, o transporte ferroviário pelo Projeto KBT traz benefícios significativos para o meio ambiente e a infraestrutura rodoviária. A redução do trânsito nas estradas, o aumento da eficiência operacional e a diminuição das emissões de CO2 demonstram o compromisso das empresas envolvidas com práticas mais sustentáveis.

Brado — A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 21 locomotivas, mais de 5 mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focada na integração multimodal.