Combustível 100% nacional é testado em embarcação na base portuária da empresa em São Francisco do Sul (SC) como alternativa limpa ao diesel fóssil.
A Ambipar deu início aos testes operacionais com o novo biocombustível Be8 BeVant® como parte de sua estratégia para acelerar a descarbonização em suas operações no Brasil. O combustível será utilizado inicialmente em uma embarcação na base portuária da empresa em São Francisco do Sul (SC) e, posteriormente, em caminhões e equipamentos pesados de logística ambiental, ampliando o escopo de atuação da solução.
A ação faz parte da parceria firmada com a Be8 nesse ano, visto que ambas as empresas compartilham o objetivo de fomentar tecnologias brasileiras que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas. O Be8 BeVant® é um biocombustível bidestilado, de alto conteúdo renovável e com elevada pureza, livre de contaminantes e com baixo teor de enxofre (ULSD), oferecendo excelente desempenho de combustão e sem necessidade de adaptação em motores ciclo diesel, podendo substituir em 100% o diesel fóssil.
—No curto prazo, buscamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de poluentes locais, além de potencialmente contribuir para o reaproveitamento de resíduos como matéria-prima, um exemplo claro de economia circular aplicada à logística ambiental. O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Já no médio e longo prazo, essa parceria está conectada a um propósito maior: contribuir para a transição e segurança energética brasileira, fortalecendo a posição do país como provedor de soluções limpas, eficientes e economicamente viáveis —explica Rafael Tello, presidente Global de Sustentabilidade e da operação Oriente Médio da Ambipar.
Segundo o executivo, o uso de combustíveis renováveis em operações marítimas é uma medida urgente e estratégica diante do cenário climático global. —Estamos tratando de um setor intensivo em emissões. O que estamos testando agora é o início de uma transformação profunda que tem potencial de ser escalonada para toda a nossa frota e inspirar outros players do mercado. Com essa iniciativa, damos um passo concreto rumo às nossas metas NetZero validadas pela SBTi, mas também mostramos que descarbonizar não é uma ideia distante, mas sim uma ação que começa agora, com inovação nacional e compromisso com o futuro —reforça Tello.
A escolha de São Francisco do Sul para o início dos testes considera o volume expressivo de emissões geradas pelo setor aquaviário. Em 2023, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o transporte marítimo e pesqueiro no Brasil emitiu cerca de 2,76 milhões de toneladas de CO₂ equivalente, com consumo de mais de 309 milhões de litros de diesel marítimo. A Ambipar atua de forma significativa na região, e a operação envolve uma embarcação utilizada em atendimentos portuários, que rodará exclusivamente com Be8 BeVant® durante os 90 dias de testes.
A avaliação será feita com base no consumo de combustível, autonomia (litros/hora) e cálculo de emissões com base na metodologia do GHG Protocol. Além das operações marítimas, a Ambipar iniciará uma frente de testes com 10 caminhões de grande porte e equipamentos como escavadeiras, geradores e minicarregadeiras em operações de gestão ambiental. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica, financeira e operacional do biocombustível em diferentes cenários logísticos. A expectativa é de que, superada a fase de testes, o uso possa ser ampliado gradualmente para outras frotas e unidades da companhia.
— Para nós é muito importante essa parceria com a Ambipar porque reforça o potencial de uso flexível do Be8 BeVant® em diferentes modais. Temos convicção de que os biocombustíveis ocuparão papel central na transformação do setor de transportes no Brasil no curto prazo proporcionando descarbonização imediata. Eles não apenas reduzem emissões, mas também impulsionam a agricultura sustentável, geram empregos e promovem a inclusão social nas cadeias produtivas impulsionando a economia verde —diz Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.
A Ambipar segue avançando com seu plano de descarbonização, ancorado em soluções tecnológicas, inovação em sustentabilidade e ações práticas alinhadas às metas ambientais globais.
Ambipar — A Ambipar é líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Fundada em 1995, a companhia atua em 41 países com um amplo portfólio de serviços ambientais, especialmente para recuperação de resíduos e respostas a emergências ambientais.
Pioneira em diversos produtos e serviços, é referência no mercado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com mais de 100 soluções de economia circular, mais de 25 patentes e mais de 50 prêmios de inovação nacionais e internacionais.
Com mais de 23 mil funcionários espalhados pelo mundo e mais de 600 bases operacionais, a empresa possui ações listadas na B3 e na Bolsa de Valores de Nova York. Seu desempenho também é reconhecido pela Standard & Poor’s, que classificou as ações da Ambipar como ações verdes na B3, a bolsa de valores brasileira.
Be8 — A Be8 é uma empresa global de energias renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da empresa fica em Passo Fundo (RS) e conta com escritórios administrativos em São Paulo (SP), Cuiabá (MT), em Genebra, na Suíça e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, responsáveis por comercializar a produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).