Ligação facilitará o escoamento de biocombustíveis vindos do Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio. O desvio ferroviário que conecta Opla em Paulínia (SP), ao terminal da companhia em Rondonópolis (MT) é considerado o maior terminal independente de etanol no Brasil.
A Ultracargo, provedora de soluções logística integradas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do país, finalizou a construção de um desvio ferroviário que conecta Opla, —uma joint venture entre Ultracargo e BP—, é considerado o maior terminal independente de etanol do Brasil, localizado em Paulínia (SP), ao terminal da companhia em Rondonópolis (MT). Com a nova estrutura, será possível escoar o etanol de milho produzido no Centro-Oeste e enviar derivados de petróleo para abastecer o maquinário do agronegócio da região, criando um corredor logístico eficiente e ambientalmente mais sustentável do Sudeste ao Centro-Oeste.
O desvio tem 4,4 quilômetros de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga, e está conectado à malha ferroviária da Rumo. O transporte será realizado por composições de até 80 vagões, com trens carregados tanto na ida quanto na volta. A operação terá capacidade de tancagem estática de 180 mil metros cúbicos, e poderá movimentar até 6 milhões de metros cúbicos de produtos por ano, sendo três milhões de metros cúbicos de etanol e 3 milhões de m³ de derivados. Desde 2023, o projeto recebeu um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões.
—Ao facilitar o escoamento da produção de etanol de milho e garantir o fornecimento de combustíveis para o Centro-Oeste, reforçamos nosso papel como provedores de soluções logísticas que impulsionam o desenvolvimento do agronegócio. Nosso compromisso é oferecer serviços cada vez mais integrados, com foco em eficiência, segurança e sustentabilidade —afirma o diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da companhia, Fernando Dihel.
O Brasil já é o segundo maior produtor mundial de etanol de milho, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Na safra 2024/2025, a produção nacional cresceu cerca de 30%, saltando de 6,3 para 8,2 milhões de m³. Somente o estado do Mato Grosso alcançou 6,70 bilhões de litros de etanol, sendo 5,62 bilhões provenientes do milho — crescimento de 17% em relação à safra anterior e acima da média nacional de crescimento (3,65%).
—Para sustentar esse crescimento, é fundamental investir em infraestrutura logística e de armazenagem, especialmente entre o Centro-Oeste e o Sudeste, onde a ferrovia se consolida como o modal mais eficiente e ambientalmente responsável. Além de reduzir a circulação de caminhões em longas distâncias e a poluição sonora, a substituição de carretas por trens em trajetos estratégicos permite uma redução de até 35% das emissões — o que equivale a cerca de 51 mil toneladas de CO₂ a menos por ano —destaca Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo.
Além do desvio em Paulínia, estão previstas para 2025 a entrega de um novo trecho de linhas férreas e a expansão da capacidade de armazenagem em Rondonópolis (MT); a expansão em Santos (SP); e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO), que fortalecerá a logística de combustíveis no Arco Norte. —Nosso foco é integrar modais, otimizar rotas e destravar o potencial competitivo do Brasil. Corredores logísticos como o que liga São Paulo ao Mato Grosso e o que conecta Maranhão e Tocantins ajudam a reduzir gargalos, custos logísticos e impactos ambientais, beneficiando consumidores e indústrias em todo o país— finaliza o CEO da companhia.
Ultracargo — A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que hoje movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de um milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa conta com terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário.
Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP), e iniciará em 2025 a operação do novo terminal em Palmeirante (TO).
A Ultracargo, que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, tem posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país. | www.ultracargo.com.br