E reforça o valor do setor de beleza. Com fabricação anual de mais de 400 milhões de itens de beleza no País, a empresa líder mundial de beleza cresce em ritmo acelerado e, junto a parceiros, contribui na economia brasileira com mais de 43 mil empregos no país.
Poucas indústrias estão inseridas na vida cotidiana quanto a categoria de Beleza e de Cuidados Pessoais. A beleza tem sido uma necessidade humana essencial desde tempos imemoriais. Do Homo Erectus à inteligência artificial, não há cultura, período ou civilização que não tenha tido rituais de beleza como peça-chave do convívio em sociedade. A beleza molda culturas. Ela é mais do que uma necessidade individual, trata-se também de pertencimento social.
O cenário é ainda mais único no Brasil: o país ocupa a quarta posição no mercado de beleza no mundo, o que representa mais de 40% dessa indústria na América Latina. A fim de reforçar o valor socioeconômico do setor, impulsionado pela sua essencialidade — promovendo saúde, bem-estar, empoderamento e empregabilidade —, o Grupo L’Oréal encomendou um estudo inédito para avaliar seu impacto no país.
Conduzida pela consultoria francesa Ásterès, a pesquisa considerou as quatro unidades de negócio da companhia no Brasil – Sede Administrativa, Centro de Pesquisa e Inovação, Fábrica e Centro de Distribuição – e revelou que, com uma produção anual de 400 milhões de itens de beleza em sua fábrica de São Paulo e junto a parceiros em toda a cadeia de valor, o Grupo L’Oréal no Brasil gerou mais de R$ 19,5 bilhões em vendas diretas e indiretas para a economia brasileira.
Para Marcelo Zimet, CEO do Grupo no Brasil, a forte contribuição que a indústria da Beleza desempenha está relacionada à relevância para o consumidor e ao seu papel social. —O setor da Beleza é forte, diversificado e resiliente, porque é uma categoria essencial. No Brasil, a Beleza tem um valor ainda mais único para o consumidor. Beleza é saúde, bem-estar e autocuidado e, em um país tão diverso, é sinônimo de felicidade, conexão social e representatividade. Entender isso é chave para atuar aqui— destaca.
Presente em mais da metade dos lares brasileiros, a companhia possui um portfólio diversificado de 22 marcas globais e locais, e combina a valorização da inovação com a pluralidade brasileira para acelerar os negócios. Prova disso, é o progresso sólido e contínuo da companhia, que cresce em números duplo dígito há cinco anos consecutivos e lidera a categoria de Cabelo no país com a marca Elsève, de L’Oréal Paris.
Impacto na empregabilidade com milhares de empregos gerados — Além dos resultados financeiros, o estudo também revelou dados relacionados à promoção de empregabilidade a partir das atividades da empresa no país. Em 2023, mais de 43 mil empregos foram gerados. Isso significa que um emprego da L’Oréal no Brasil gera 14 empregos na economia brasileira em geral. O resultado evidencia o efeito multiplicador do setor e o compromisso da líder mundial em gerar oportunidades em toda a sua cadeia de valor.
Esse impacto ganha ainda mais relevância diante do cenário atual de alta no desemprego. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, a taxa atingiu 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro de 2025, representando um aumento de 0,7 ponto percentual. Em meio a esse contexto, a presença de empresas como o Grupo L’Oréal no Brasil, que impulsionam o crescimento econômico do país por meio da indústria da beleza, representa uma perspectiva concreta. —Gerar oportunidades é construir um futuro possível. Sabemos que o setor de beleza é um grande impulsionador, capaz de abrir portas para o mercado de trabalho e transformar a realidade de muitos brasileiros. Por isso, estamos comprometidos em contribuir com impacto positivo, dentro e fora das nossas operações —reforça Marcelo Zimet.
Com forte compromisso com a agenda de inclusão social produtiva, o Grupo L’Oréal se dedica há anos em promover uma beleza de impacta e transforma comunidades, por meio de seu compromisso L’Oréal Para o Futuro. Através de projetos de capacitação ou empregabilidade, a companhia busca gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente mulheres. Um exemplo é o Formare, iniciativa em parceria com a Fundação Iochpe que capacita jovens em operador de produção na indústria de beleza. Para além dos dados mapeados pela consultoria francesa, o levantamento próprio da companhia constata que cerca de 14 mil mulheres já foram incluídas ou qualificadas junto a instituições parceiras. Por meio do Fundo L’Oréal Para Mulheres, criado em 2020, 80 milhões de euros serão direcionados para apoiar organizações que ajudam mulheres em situações de vulnerabilidade social e lutam contra a violência, em todo o mundo.
Grupo L’Oréal — O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 22 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, Matrix, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.