E em novembro deste ano, o fundador do Earthshot Prize, príncipe de Gales, desembarca a premiação anual da sua fundação no Rio de Janeiro, evento que acontece pela primeira vez no Brasil e, América Latina. E na Semana Mundial dos Oceanos, a premiação e a Builders Vision anunciam parceria para acelerar e ampliar soluções para os oceanos. É a economia azul e os oceanos na pauta que buscam amplificar a sustentabilidade dos mares e ecossistemas.
O príncipe William, fundador do Earthshot Prize, se junta à comunidade internacional no Blue Economy Finance Forum 2025, em Mônaco, e outros líderes globais, investidores e representantes de governos, na discussão sobre soluções inovadoras para a economia azul e os oceanos. O evento é crucial para impulsionar o financiamento e as colaborações necessárias à sustentabilidade dos mares e ecossistemas.
Nesta semana, o Earthshot Prize anunciou também a parceria com o Builders Vision — aliança estratégica que objetiva acelerar e ampliar soluções para os oceanos, somando o Builders Vision como mais uma força relevante da Aliança Global, formada por parceiros fundadores do Earthshot Prize, organizações globais e filantropias de relevância e impacto, como Bloomberg Philanthropies, Breakthrough Energy, Bezos Earth Fund, Temasek Trust, Standard Chartered e Uber, entre outros. A aliança tem como foco identificar, escalar e apoiar investimentos em soluções ambientais e climáticas inovadoras no mundo, reconhecendo soluções inovadoras que apoiem e expandam a economia azul sustentável.
O evento, organizado pelo Governo de Mônaco, pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco e pelo Instituto Oceanográfico de Mônaco, com o apoio de França e Costa Rica, abordará a lacuna de financiamento para a conservação dos oceanos, destacando soluções escaláveis e mecanismos financeiros inovadores.
No encerramento da sessão de chefes de Estado, o príncipe de Gales fará uma intervenção que contará com as falas do presidente Chaves Robles da Costa Rica, presidente Macron da França, presidente Lula do Brasil e o Príncipe Albert II de Mônaco. Um dos destaques do evento será uma sessão com parceiros do oceano, investidores e o Príncipe Albert II, onde serão apresentados dez projetos prontos para investimento, redefinindo indústrias baseadas no oceano, com acesso exclusivo a investidores das soluções inovadoras do Earthshot Prize.
O Brasil marca esta semana presença na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Nice, França. O evento visa avançar nas discussões sobre a conservação dos oceanos e o desenvolvimento sustentável.
— 2025 marca a metade da década do Earthshot e a cada ano testemunhamos o notável poder da engenhosidade humana em enfrentar os desafios mais urgentes do nosso planeta.
À medida que trazemos o Prêmio Earthshot para o Brasil, uma nação rica em biodiversidade e inovação ambiental, estamos vendo um novo impulso para novas ideias que criem maneiras mais saudáveis e seguras de viver nossas vidas.
É uma honra destacar as pessoas que tornam o nosso mundo um lugar melhor para nós e para nossos filhos— disse o príncipe William, fundador e presidente do Prêmio Earthshot.
A meia década do Earthshot Prize é marcada pela cerimônia de premiação sendo sediada antes da COP30, na cidade do Rio de Janeiro — O Earthshot Prize foi criado considerando os maiores desafios ambientais do mundo, com base em cinco Earthshots — objetivos simples, mas ambiciosos e universais para alcançar a Agenda 2030, desenvolvidos em colaboração com líderes e especialistas ambientais.
Esses cinco Earthshots são: . Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver Nossos Oceanos, Construir um Mundo Sem Resíduos e Consertar Nosso Clima. Cada um desses objetivos visa identificar e apoiar as iniciativas mais inovadoras que enfrentam os desafios ambientais globais.
O Earthshot Prize reconhece as soluções mais promissoras para esses desafios, premiando aquelas que têm o maior potencial de gerar impacto em escala global e que possam inspirar ações transformadoras para o futuro do nosso planeta. Em 2025, o evento no Rio de Janeiro reunirá os maiores inovadores e líderes ambientais do mundo para impulsionar essas soluções e acelerar o progresso em direção a um futuro mais sustentável.
— As discussões sobre como financiar soluções climáticas e voltadas à natureza no Brasil são extremamente relevantes, especialmente neste ano, em que seremos anfitriões dos maiores encontros globais sobre proteção ambiental: o Earthshot Prize e a COP30. Será um momento histórico ver líderes de todo o mundo reunidos no Brasil como parte de um esforço coletivo para regenerar o nosso planeta —destaca Felipe Villela, diretor do Earthshot Prize no Brasil.
Felipe Villela — Felipe é o diretor do Brasil do Prêmio Earthshot, é empreendedor de Impacto Ambiental, membro do Conselho, Conselheiro do Pnuma e da FAO, Forbes Under30, Palestrante TEDx, MIT Solver, Rockefeller Big Bets Fellow e LinkedIn Top Voice.
Felipe tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade, agronegócio, sistemas alimentares e finanças naturais. Ele foi consultor estratégico da United Nations Food Systems Summit (UNFSS) Action Track 3: Boost Nature-Positive Production e autor principal do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para o Global Environmental Outlook (GEO) for Business on Brief 3: The Role of Business in Transforming our Food Systems. Experiências como membro da diretoria da Climate Bonds Initiative (CBI), Möet Hennessy (Grupo LVMH), World Living Soils Forum (WLSF) e da marca brasileira da Unilever, Mãe Terra. Além de embaixador global da Food & Land Use Coalition (FOLU) e da Thought for Food (TFF).
Prêmio Earthshot —Fundado pelo Príncipe William e incubado na The Royal Foundation em 2020 por um ano antes de se tornar uma plataforma/organização independente, o Earthshot Prize é um prêmio ambiental global e uma plataforma projetada para descobrir, acelerar e dimensionar soluções inovadoras para reparar e regenerar o planeta. Inspirado no Moonshot do presidente John F. Kennedy, que uniu milhões de pessoas em torno do objetivo de chegar à lua, o Earthshot Prize visa catalisar um desafio Earthshot para incentivar e dimensionar urgentemente soluções inovadoras que possam ajudar a colocar o mundo firmemente em uma trajetória rumo a um clima estável, onde comunidades, oceanos e biodiversidade prosperem em harmonia até 2030. Os cinco desafios são: Proteger e restaurar a natureza; limpar nosso ar; revitalizar nossos oceanos; construir um mundo sem resíduos; e consertar nosso clima.
O Prêmio tem como objetivo transformar o atual pessimismo em torno das questões ambientais em otimismo, defendendo uma liderança inspiradora e ajudando a dimensionar incríveis soluções de ponta. Ele descobrirá 50 vencedores ao longo de dez anos com o poder de reparar o planeta. Mais do que um prêmio, o Earthshot Prize trabalha em parceria com uma Aliança Global de Parceiros para apoiar a ampliação das soluções descobertas e selecionadas a cada ano.
Os Parceiros Fundadores da Aliança Global são um grupo de organizações e filantropos líderes globais, que atuam como parceiros estratégicos de financiamento do Prêmio, incluindo Aga Khan Development Network, Bezos Earth Fund, Bloomberg Philanthropies, Breakthrough Energy Foundation, Coleman Family Ventures, DP World em parceria com a Dubai Expo 2020, Elaine and Eduardo Saverin Foundation, Eleven Eleven Foundation, Giving Grousbeck Fazzalari, Holch Povlsen Foundation, Law Family Charitable Foundation, Mastercard Center for Inclusive Growth, Paul G. Allen Family Foundation, Rob Walton Foundation, Sandy e Paul Edgerley, Standard Chartered Bank, Temasek Trust e Uber.
Os Parceiros da Aliança Global são organizações sem fins lucrativos voltadas para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, que trazem conhecimento especializado e alcance global e atuam como organizações de indicação todos os anos.
Os membros da Aliança Global são algumas das maiores e mais influentes empresas e marcas do mundo que apoiarão o Earthshot Prize, implementarão mudanças ambiciosas em seus negócios e acelerarão o avanço das soluções dos Finalistas e Vencedores do Prêmio. Eles são Arup, Bloomberg L.P., British Airways, Deloitte, Herbert Smith Freehills, Hitachi, Ingka Group (IKEA), Microsoft, The Multichoice Group, Natura &Co, Safaricom, Salesforce, Unilever, Vodacom Group e Walmart.|https://earthshotprize.org