parceria-clubes-cariocas

07/06/2025

Cláudio Castro firma parceria com clubes cariocas para promover o turismo do estado

Ações vão acontecer durante o Mundial de Clubes da Fifa 2025. O investimento é de R$ 3 milhões e será destinado aos times Flamengo, Fluminense e Botafogo.

O governador Cláudio Castro firmou, no dia 05 de junho (quinta-feira), uma parceria entre o Governo do Estado e os clubes Flamengo, Fluminense e Botafogo para destinar R$ 3 milhões para ações de promoção internacional do Rio de Janeiro durante o Mundial de Clubes da Fifa 2025, que acontece entre entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. O anúncio foi realizado durante a abertura da quarta edição da ExpoRio Turismo, no dia 05 de junho (quinta-feira), no Complexo Lagoon, Zona Sul da cidade.

— Estamos vivendo um momento histórico. Três times do nosso estado vão competir nesse campeonato. Estamos tendo a oportunidade de combinar duas paixões: futebol e turismo. E o futebol é uma vitrine poderosa para o mundo. Ao investir R$ 3 milhões em ações promocionais com Flamengo, Botafogo e Fluminense, estamos promovendo o Rio de Janeiro como destino turístico global, gerando visibilidade, atraindo turistas e movimentando a economia — destacou o governador Cláudio Castro(PL).

Cada clube receberá R$ 1 milhão e os recursos serão aplicados exclusivamente na implementação de ativações turísticas, com o objetivo de aproveitar o alcance global do futebol para divulgar as belezas naturais, cultura, destinos turísticos e atrativos do estado a públicos estratégicos no exterior. Os espaços estarão preparados para realizar a transmissão dos jogos e receber não somente torcedores, mas também influenciadores e jornalistas especializados em esporte e turismo.

— Estamos fazendo o maior investimento no turismo do Rio de Janeiro. Estamos batendo recordes no turismo internacional. Recebemos, em 2024, 1,5 milhão turistas internacionais. Nossa meta é aumentar, este ano, em cerca de 20%. Os primeiros meses de 2025 já refletem e mostram que vamos alcançar mais do que isso, por isso seguimos trabalhando para promover a capital e as 12 regiões do nosso estado — afirmou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.

União entre futebol e turismo — A Botafogo House ficará instalada em Venice Beach, em Los Angeles, disponibilizando ativações ligadas ao futebol, à mídia e comunicação. A Casa do Flamengo será no Icon Park, em Orlando, com espaço dedicado à convivência, ao turismo e à celebração com a torcida.

Já o Fluminense terá o espaço no Bar Legends, tradicional bar de eventos esportivos em Nova York. O clube também fará uma festa no barco no Rio Hudson, e logo após, transfere a Casa do Fluminense para o Bar Magic 13, em Miami, para os jogos que serão realizados na Flórida.

—A hotelaria carioca comemora a iniciativa do Governo do Estado de aproveitar a presença dos clubes cariocas no Mundial de Clubes da Fifa, com jogadores famosos internacionalmente, para divulgar o Rio de Janeiro. O futebol, como esporte mais popular do planeta, tem grande capacidade de atrair a atenção do público. A publicidade em eventos esportivos como esse fortalece nossa imagem e impulsiona as dezenas de atividades impactadas pelo receptivo, como hotelaria, gastronomia, comércio, shoppings, transportes e serviços turísticos —afirma o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

ExpoTurismo 2025 — Promovido pelo Governo do Estado, o ExpoTurismo, maior evento do segmento no Rio de Janeiro, acontece até o dia 08 de junho(domingo), no Lagoon, com entrada gratuita, mediante inscrição. Durante os quatro dias de evento, a população pode conhecer as potencialidades gratuitas das 12 regiões fluminenses por meio de experiências que envolvem gastronomia, cultura, artesanato, painéis temáticos e shows com grandes nomes da música brasileira.

Entre os destaques da programação estão uma área “instagramável” para fotos, exposição de artesanato fluminense, espaço gastronômico, painéis sobre turismo, negócios e empreendedorismo, além de atrações para toda a família. | https://exporioturismo.com.br