A análise foi apresentada durante a coletiva de imprensa do Festival APAS Show, realizada no dia 13 de maio (terça-feira), e contou com a presença de Thomaz Machado, CEO da Scanntech,Fabiano Benedetti, diretor de marketing e negócios da APAS e Felipe Queiroz, economista-chefe da associação.
O tamanho e formato das famílias, os hábitos de saudabilidade, o avanço das mudanças climáticas e a inflação dos alimentos têm impactado diretamente o perfil de compra do consumidor, incentivando a busca por alternativas com melhor custo-benefício e modificando seus hábitos. É o que diz pesquisa realizada pela Scanntech, Shopper Experience e APAS – Associação Paulista de Supermercados – durante a coletiva de imprensa do Festival APAS Show 2025.
A análise que mescla dados brutos de mais de 55 mil caixas de supermercado do varejo nacional, processados pela Scanntech e cruza informações coletadas em pesquisa exclusiva com 1.086 pessoas sobre hábitos de consumo encabeçada pela APAS e pela Shopper Experience, aponta que 71% dos entrevistados fizeram alguma mudança de consumo nos últimos 12 meses.
A começar pelas jornadas de consumo ao longo do dia, que deixa de ser para abastecimento e passa a acontecer de acordo com suas necessidades específicas. O levantamento apontou que sete em cada dez consumidores frequentam mais de um tipo de loja, impulsionados pela diversidade de formatos disponíveis, com destaque para os mercadinhos de vizinhança.
Entre os entrevistados, 57% afirmaram comprar em supermercados de bairro. Dentro desse grupo, 54% realizam compras de reposição, 30% utilizam para compras de emergência e 16% fazem a compra do mês nesses estabelecimentos, reforçando a relevância crescente desse formato no cenário do varejo nacional.
Outro local que vem se destacando é o e-commerce. Em 2024, eles fecharam o ano com um crescimento de 10 p.p acima do varejo físico, porém, mesmo com a alta, os consumidores não deixaram de realizar suas compras presencialmente, mas sim complementam sua jornada de compra. —Quando o consumidor quer explorar novos produtos, ele vai até a loja física. Ou seja, vejo essa migração da loja física sendo um espaço de experimentação e descoberta, enquanto a compra online é mais objetiva, voltada à reposição de itens que ele já conhece e confia —comenta Thomaz Machado, CEO da Scanntech, durante a coletiva.
Outro ponto crucial para mudança no comportamento do consumidor são os efeitos climáticas e a inflação que resultam no aumento do preço de algumas categorias, como é o caso das proteínas, onde houve, por parte do consumidor, uma substituição da carne bovina por ovos e frango, com aumento de 3,6% e 3,4%, respectivamente, no volume por quilo no primeiro semestre de 2024.
Dados da Scanntech apontam ainda que outro impacto relacionado às mudanças climáticas é a elevação das temperaturas, que impulsiona o consumo de bebidas durante períodos de calor intenso. Esse fator apresentou uma correlação de 60% nas vendas da categoria de bebidas no primeiro trimestre de 2025. Dentro da cesta de bebidas, observou-se uma possível migração do suco para o refrigerante zero, reflexo da crescente busca por opções mais saudáveis, uma tendência em alta desde o ano passado.
Saúde em alta e pet no radar — Para além dos fatos externos que contribuem para tais mudanças comportamentais, há também fatores demográficos que impulsionam novos hábitos de consumo. Dados da Scanntech, mostram que o volume de compra de barrinhas proteicas superou, em 35,9 pontos percentuais, o das versões light/zero. O leite proteico também ganhou espaço, registrando crescimento de 11 p.p em comparação com leite desnatado e sem lactose. Reforçando a procura por essas categorias, a pesquisa realizada pela APAS apontou que 59% dos consumidores ouvidos afirmaram ter passado a incluir mais produtos saudáveis no carrinho de compras.
—Estamos percebendo que o perfil fit mudou de produtos light, diet, zero para produtos funcionais. A mesma coisa com o leite. Isso está criando uma nova categoria dentro do varejo: a de suplementos. Ela já é relevante e deve crescer ainda mais, abrindo novas oportunidades para o varejo se adaptar a esse novo consumidor focado em performance —comenta Thomaz.
Além dos suplementos, a categoria de produtos para pets também vem se destacando no varejo alimentar e refletindo um novo estilo de vida dos brasileiros. De acordo com a pesquisa da APAS, 54% dos consumidores compram itens para pets em supermercados, e 42% já deixaram de comprar em algum estabelecimento pela falta de produtos específicos. Nas gôndolas, esse comportamento tem impacto direto na performance da categoria, que cresceu 6,6% no primeiro trimestre de 2025, 22x acima do desempenho geral do varejo alimentar, que teve aumento de 0,3% em unidades.
Scanntech Brasil —Usada por 90% dos principais varejistas do canal alimentar e por mais de 400 indústrias, a Scanntech segue revolucionando o uso da informação de mercado. A companhia ajuda seus clientes a obterem informações precisas e rápidas, através de uma plataforma com múltiplas soluções que permitem que varejo, indústria e distribuidores tomem melhores decisões e alcancem maiores resultados. A Scanntech possui a maior base granular integrada do mundo. São mais de 55 mil pontos de vendas conectados e mais de 13,5 bilhões de tickets lidos ao ano de forma automática, sem manipulação humana.
APAS — Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.700 supermercados associados que somam mais de 6 mil lojas.