E se consolida como o segundo maior produtor do país. Produção representa crescimento de 21,9% na comparação com o mês de abril do ano passado.
O Rio de Janeiro produziu, no mês de abril, 725 mil toneladas de aço bruto, registrando um crescimento de 21,9% em relação à produção de abril do ano passado. O estado foi responsável por 27,6% da produção nacional de aço no mês. De janeiro a abril, o Rio de Janeiro acumula três milhões de toneladas, o que significa uma alta de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.
—O setor siderúrgico é um pilar importante para o desenvolvimento do nosso estado. Gera um volume expressivo de empregos e renda, e impulsiona outros segmentos da economia. O crescimento da produção fluminense de aço revela a confiança do mercado no ambiente de negócios que estabelecemos, com estabilidade, diálogo e compromisso com quem investe e produz no Rio de Janeiro — afirmou o governador Cláudio Castro(PL).
Em 2024, o Rio de Janeiro produziu 8,8 milhões de toneladas de aço, registrando um crescimento de 2,4% em relação a 2023. Com isso, o estado se consolidou como o segundo maior produtor do país, respondendo por 26,2% da produção nacional — atrás apenas de Minas Gerais.
—O Rio de Janeiro tem apresentado uma produção robusta de aço, desde o início do ano, com resultados percentuais de crescimento, nas duas comparações (mensal e anual), superiores aos de Minas Gerais, principal produtor nacional de aço — observou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, acrescentando que a produção de aço no Rio de Janeiro fortalece a balança comercial brasileira, reduzindo a dependência de importações e, em alguns casos, possibilitando a exportação de produtos siderúrgicos com alto valor agregado.
Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção nacional de aço bruto alcançou 2,6 milhões de toneladas em abril, uma redução de 3,1% frente ao apurado no mesmo mês de 2024. E o volume de 11,0 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a abril de 2025, o que representa uma redução de 0,3% frente ao mesmo período do ano anterior.
ICIA — O Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) do mês de maio de 2025 — O indicador caiu 1,4 pontos frente ao mês anterior, e atingiu 30,2 pontos. — Um movimento contínuo de queda na confiança pela sétima vez seguida da confiança dos CEOs da indústria do aço. Um movimento contínuo de queda de confiança faz o índice aproximar-se cada vez mais dos índices vigentes do período da pandemia do covid-19.