Empresa registra número recorde de aberturas e contratos em desenvolvimento no primeiro trimestre de 2025.
Parsippany, N.J. — A Wyndham Hotels & Resorts (Nyse: WH) anunciou os resultados referentes aos três meses encerrados em 31 de março de 2025. Os destaques incluem abertura global de 15 mil quartos, um aumento de 13% em relação ao ano anterior — um recorde para um primeiro trimestre. Crescimento de 4% no número total de quartos em operação em relação ao mesmo período do ano passado. Concessão de 181 contratos de desenvolvimento globalmente, um aumento de 6% ano a ano. O pipeline de desenvolvimento cresceu 1% em relação ao trimestre anterior e 5% na comparação anual, atingindo o número recorde de 254 mil quartos. O RevPAR global cresceu 2% em moeda constante. As receitas provenientes de taxas e outras receitas aumentaram 4% em relação ao ano anterior. O lucro diluído por ação foi de US$ 0,78, comparado a US$ 0,19 no mesmo trimestre do ano passado; o lucro diluído ajustado por ação cresceu 10%, alcançando US$ 0,86 — ou 20% em base comparável. Lucro líquido de US$ 61 milhões, comparado a US$ 16 milhões no mesmo período do ano anterior; o lucro líquido ajustado cresceu 5% ano a ano, totalizando US$ 67 milhões — ou 14% em base comparável. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado aumentou 3% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 145 milhões — ou 9% em base comparável. Retorno de US$ 109 milhões aos acionistas por meio da recompra de US$ 76 milhões em ações e do pagamento de dividendos trimestrais de US$ 0,41 por ação.
— Tivemos um início de ano sólido, com forte crescimento do sistema, aberturas recordes no primeiro trimestre e uma expansão contínua em todas as regiões. Embora o ambiente macroeconômico continue incerto, estamos mantendo o foco no que podemos controlar — investindo em crescimento de qualidade, executando com disciplina e apoiando nossos franqueados. Nosso modelo de negócios leve em ativos e baseado exclusivamente em franquias tem se destacado historicamente em períodos de retração econômica e nos posiciona bem para gerar valor sustentável para nossos acionistas em todas as fases do ciclo econômico —declarou Geoff Ballotti, presidente e CEO.
O sistema global da empresa cresceu 4%. É importante destacar que esses resultados incluem um crescimento de 4% nos segmentos de média categoria e superiores com RevPAR mais alto nos Estados Unidos, além de um forte crescimento nas regiões da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e América Latina, que juntas cresceram 6%. A empresa continua no caminho certo para atingir sua projeção de crescimento líquido de quartos entre 3,6% e 4,6% para o ano completo de 2025.
Em 31 de março de 2025, o pipeline global de desenvolvimento da empresa consistia em aproximadamente 2.140 hotéis e 254 mil quartos, representando um novo recorde e um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Os principais destaques incluem: Crescimento de 5% nos EUA e 4% no mercado internacional; 19º trimestre consecutivo de crescimento sequencial no pipeline; Cerca de 70% do pipeline está nos segmentos de média categoria e superiores, que cresceram 7% em relação ao ano anterior; Cerca de 17% do pipeline está no segmento de estadias prolongadas; Cerca de 58% do pipeline está localizado fora dos EUA; Aproximadamente 77% do pipeline corresponde a novos empreendimentos e cerca de 35% desses projetos já iniciaram as obras; Durante o primeiro trimestre de 2025, a empresa assinou 181 novos contratos, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O RevPAR global no primeiro trimestre aumentou 2% em moeda constante em comparação com 2024, refletindo um crescimento de 2% nos Estados Unidos e de 3% no mercado internacional.
Nos Estados Unidos, o crescimento do RevPAR incluiu um impacto positivo de 100 pontos-base devido à ocorrência de furacões e ao calendário do feriado da Páscoa. Excluindo esses fatores, o RevPAR nos EUA cresceu 60 pontos-base em relação ao ano anterior, com a força dos preços sendo parcialmente compensada por uma demanda mais fraca — especialmente durante o mês de março.
No mercado internacional, o crescimento do RevPAR também foi impulsionado pelo poder de precificação. A empresa continuou a apresentar desempenho sólido nas regiões da EMEA e América Latina, com crescimentos anuais de 6% e 25%, respectivamente, reflexo de forte capacidade de precificação, mesmo com leves quedas na taxa de ocupação. Na China, a demanda permaneceu estável, mas o RevPAR caiu 8% em relação ao ano anterior, refletindo contínua pressão sobre os preços.
Resultados operacionais do primeiro trimestre de 2025 — A comparabilidade dos resultados do primeiro trimestre da empresa foi impactada pela variação do fundo de marketing. Os resultados reportados e os resultados em base comparável (ajustados para neutralizar esses impactos) são apresentados a seguir para aumentar a transparência e oferecer melhor compreensão das operações contínuas da empresa.
As receitas relacionadas a taxas e outras receitas cresceram 4%, alcançando US$ 316 milhões, em comparação com US$ 304 milhões no primeiro trimestre de 2024, refletindo o aumento de royalties, taxas de franquia e receitas acessórias.
A empresa gerou um lucro líquido de US$ 61 milhões, comparado a US$ 16 milhões no primeiro trimestre de 2024. Esse aumento reflete, principalmente, a redução de despesas com transações relacionadas à defesa contra uma tentativa malsucedida de aquisição hostil. Outros fatores incluem a ausência de custos com reestruturação e perdas por impairment registrados no primeiro trimestre de 2024, parcialmente compensados por um aumento nas despesas com juros. O lucro líquido ajustado cresceu 5%, totalizando US$ 67 milhões, ante US$ 64 milhões no mesmo período de 2024.
O Ebitda ajustado cresceu 3%, atingindo US$ 145 milhões, comparado a US$ 141 milhões no primeiro trimestre de 2024. Esse crescimento incluiu um impacto negativo de US$ 8 milhões devido à variação no fundo de marketing. Excluindo esse fator, o Ebitda ajustado cresceu 9% em base comparável, refletindo principalmente o aumento nas receitas relacionadas a taxas e expansão de margens.
O lucro diluído por ação foi de US$ 0,78, ante US$ 0,19 no primeiro trimestre de 2024. Esse aumento reflete o maior lucro líquido e o benefício da redução do número de ações em circulação em função do programa de recompra de ações.
O lucro por ação ajustado cresceu 10%, atingindo US$ 0,86, comparado a US$ 0,78 no primeiro trimestre de 2024. Esse valor inclui um impacto negativo de US$ 0,07 por ação, relacionado à variação do fundo de marketing (após impostos estimados). Em base comparável, o lucro por ação ajustado cresceu aproximadamente 20% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento do Ebitda ajustado, menores despesas com depreciação e amortização, e o impacto positivo da recompra de ações — parcialmente compensado pelo aumento das despesas com juros.
No primeiro trimestre de 2025, as despesas do fundo de marketing superaram as receitas em US$ 22 milhões; no mesmo período de 2024, a diferença foi de US$ 14 milhões, resultando em uma variação negativa de US$ 8 milhões no fundo de marketing.
Balanço patrimonial e liquidez — A empresa gerou US$ 59 milhões em fluxo de caixa líquido das atividades operacionais e US$ 80 milhões em fluxo de caixa livre no primeiro trimestre de 2025.
Encerrado o trimestre, a empresa contava com um saldo de caixa de US$ 48 milhões e aproximadamente US$ 637 milhões em liquidez total.
A alavancagem líquida da empresa era de 3,5 vezes o Ebitda ajustado em 31 de março de 2025 — no meio da meta de 3 a 4 vezes estabelecida pela companhia e em linha com as expectativas.
Recompra de ações e dividendos — Durante o primeiro trimestre, a empresa recomprou aproximadamente 797.000 ações ordinárias, no valor total de US$ 76 milhões.
Foram pagos dividendos sobre ações ordinárias no valor de US$ 33 milhões, ou US$ 0,41 por ação, durante o primeiro trimestre de 2025.
Perspectivas para o Ano de 2025 — A empresa está ajustando suas projeções para refletir um cenário de RevPAR mais fraco do que o esperado. A faixa atualizada considera uma variedade de possíveis desdobramentos para o restante do ano — desde um cenário mais otimista, em que a fraqueza observada em março e abril seja temporária, até uma visão mais cautelosa que contempla uma pressão persistente sobre a demanda ao longo do ano. | www.wyndhamhotels.com/pt-br