74% ante o mesmo período no passos. — Com equilíbrio entre ousadia e disciplina, estamos aproveitando diversas oportunidades de crescimento ao expandir de forma responsável, reinvestir estrategicamente e ampliar nosso bem sucedido modelo de negócios— disse Vélez, fundador e CEO.
Nu Holdings Ltd. (Nyse: NU) (“Nu” ou a “Companhia”), uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, divulgou no dia 13 de maio (terça-feira), seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025. Os resultados financeiros são expressos em dólar norte-americano e apresentados de acordo com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS).
—O ano de 2025 começou forte. O Nubank alcançou 118,6 milhões de clientes, adicionando mais de quatro milhões em um único trimestre, demonstrando o poder de escala de sua plataforma no Brasil, México e Colômbia. Este crescimento é impulsionado por um maior engajamento com os clientes: 98,7 milhões de usuários ativos mensais e uma taxa de atividade superior a 83%.
As receitas aumentaram 40% em relação ao ano anterior (em uma base neutra de câmbio) para US$ 3,2 bilhões.
impulsionadas por uma expansão de 62% no portfólio de juros. No Brasil, cerca de 30% dos adultos consideram o Nu como o seu banco principal, confirmando ganhos significativos de participação de mercado e entrega de valor. Com um equilíbrio entre ousadia e disciplina, estamos aproveitando diversas oportunidades de crescimento ao expandir de forma responsável, reinvestir estrategicamente e ampliar nosso bem sucedido modelo de negócios. Estamos confiantes de que, ao aprimorar continuamente nosso portfólio e posição de mercado, o Nubank aproveitará a longa jornada de crescimento à nossa frente e proporcionará valor duradouro tanto para clientes quanto para acionistas —afirmou David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Destaques operacionais mostram crescimento do número de clientes: o Nu adicionou 4,3 milhões de clientes no primeiro trimestre de 2025, um aumento ano contra ano de 19,3 milhões (19%) alcançando 118,6 milhões globalmente até 31 de março de 2025. Desse total, 104,6 milhões estão no Brasil, 11 milhões no México, tendo a Colômbia chegado a aproximadamente três milhões de clientes, mantendo o momento positivo desde o lançamento da Nu Cuenta. Essa expansão reforça a posição do Nu como uma das plataformas de serviços financeiros digitais de mais rápido crescimento em todo o mundo. No Brasil, o Nu já é a terceira maior instituição financeira em número de clientes, de acordo com o Banco Central do Brasil.
Taxas de engajamento e atividade: a receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) atingiu US$ 11,2, no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 5% sequencialmente e 17% ano contra ano em uma base neutra de câmbio (FXN)¹, com grupos mais maduros já em aproximadamente US$26, destacando o forte potencial de monetização em longo prazo do nosso modelo. A taxa de atividade mensal² atingiu 83,2%.
Plataforma operacional de baixo custo: o custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu abaixo do nível de um dólar, em US$0,7, uma redução de 4% em relação ao ano anterior e 12% na comparação com o quarto trimestre de 2024 em uma base neutra de câmbio, impulsionada por uma execução disciplinada e volumes de transações sazonalmente mais baixos, especialmente em cartões de crédito. O índice de eficiência da empresa melhorou para 24,7%, uma evolução sequencial de 520 pontos base (pbs) e mais de 740 pbs em relação ao ano anterior. O índice deste trimestre inclui um impacto único de U$47 milhões relacionado à reavaliação de um item específico dentro de nossos ativos fiscais diferidos. Excluindo este efeito, o índice de eficiência teria sido de 26,7%, ainda assim uma melhora de 320 pbs em relação ao trimestre anterior.
Qualidade dos ativos: o nosso principal indicador, o índice de NPL 15-90 (índice de inadimplência entre 15 e 90 dias) aumentou 60 pbs em relação ao trimestre anterior, para 4,7%, em linha com as expectativas e ligeiramente abaixo do aumento sazonal histórico de 70 pbs, refletindo a força do nosso modelo de crédito e gestão disciplinada de risco. O índice de NPL 90+ diminuiu 50 pbs para 6,5%, superando as tendências históricas. Essa melhora é consistente com os níveis mais baixos de inadimplência em estágios iniciais observados em trimestres anteriores, já que o NPL 90+ normalmente tem um atraso de 1 a três trimestres em relação ao NPL 15-90.
Lucro líquido e lucro ajustado: o Nu registrou lucro líquido de US$ 557,2 milhões no primeiro trimestre de 2025, 74% acima ano ante ano em base neutra de câmbio, com um ROE anualizado de 27%, enquanto o lucro líquido ajustado4 aumentou para US$ 606,5 milhões. O Nu está atingindo esses fortes níveis de lucratividade e eficiência mesmo tendo mais de US$ 4.3 bilhões de capital excedente nas geografias e holding. Isso coloca o Nu entre as companhias de serviços financeiros mais rentáveis do mundo.
Receita: as receitas do Nu no primeiro trimestre de 2025 aumentaram 40% em relação ao ano anterior em base neutra de câmbio, atingindo outro recorde de US$ de 3,2 bilhões. Esse crescimento destaca a escalabilidade de nossa plataforma e a força do nosso modelo de negócios.
Lucro bruto: o lucro bruto do Nu totalizou US$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre de 2025, queda de 3% sequencialmente e um aumento de 32% em relação ao ano anterior em uma base cambial neutra. Essa queda sequencial, e a correspondente redução na margem de lucro bruto para 40,6%, foram impulsionados principalmente por maiores provisões para perdas de crédito e aumento das despesas com juros no Brasil, refletindo a elevação da taxa Selic, que ainda não foram reajustadas integralmente em todo o portfólio. Além disso, a expansão da nossa base de depósitos no México, embora estrategicamente importante, adicionou pressão às margens de lucro bruto no curto prazo.
Liquidez: os depósitos aumentaram 48% ano contra ano em base FXN, totalizando US$ 31,6 bilhões, enquanto o custo de captação foi de 90% das taxas interbancárias médias para o trimestre. O total de recebíveis nas carteiras de cartões de crédito e empréstimos do Nu aumentou 40% em relação ao ano anterior e 8% sequencialmente em base FXN, atingindo US$24,1 bilhões, enquanto o portfólio que rendia juros (IEP, na sigla em inglês) aumentou 62% em base FXN ano contra ano, totalizando US$13,8 bilhões, em 31 de março de 2025.
Receita líquida de juros: a receita financeira líquida de juros (NII, na sigla em inglês) aumentou 34%, ano contra ano e 5% em relação ao trimestre anterior em base FXN, atingindo um novo recorde histórico de US$ 1,8 bilhão. A margem financeira líquida (NIM, na sigla em inglês) caiu 20 pbs sequencialmente para 17,5%, conforme esperado, impulsionada por escolhas estratégicas deliberadas para otimizar o crescimento no longo prazo. O NIM ajustado ao risco da Nu Holdings caiu para 8,2%. Essa compressão reflete a pressão temporária que também observamos no NIM nominal, refletindo nossas decisões conscientes sobre a precificação de depósitos em novas geografias e o ritmo estratégico de crescimento dos ativos.
Destaques de negócios.: Desempenho e crescimento no Brasil: no Brasil a base de clientes alcançou 104,6 milhões até 31 de março de 2025, atendendo quase 59% da população adulta do país, com 85% deles usando ativamente nossa plataforma, e, entre esses, aproximadamente 60% utilizam o Nu como seu banco principal.
Aumento do crédito sem garantia no Brasil: nos últimos trimestres, o Nu aumentou significativamente as originações em empréstimos sem garantia, atingindo um recorde de R$17,3 bilhões no primeiro trimestre de 2025, ao mesmo tempo em que os níveis de formação de NPL se mantêm estáveis e sob controle. Esse desempenho reflete a força dos nossos modelos de crédito, a disciplina consistente da nossa execução e capacidade de escalar com qualidade, sem comprometer a resiliência, e com as unidades econômicas desse produto frequentemente com ROE acima de três dígitos.
México: alcançamos 11 milhões de clientes no México, um aumento de 91% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os depósitos aumentaram 18% em relação ao trimestre anterior em uma base neutra de câmbio, totalizando US$ 5,4 bilhões.
Em abril, o Nu México alcançou um marco histórico ao obter aprovação regulatória para a sua licença bancária, desbloqueando a expansão de portfólio de produtos, fortalecendo a capacidade de escalar depósitos e reforçando a missão de longo prazo de promover a inclusão financeira.
Colômbia: na Colômbia, alcançamos aproximadamente três milhões de clientes e os depósitos aumentaram 30% em relação ao trimestre anterior em uma base neutra de câmbio para US$ 1,8 bilhão no primeiro trimestre de 2025.
Nu — O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 118 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.