O evento também movimentou negócios em segmentos como acessórios, motores, itens de decoração e soluções tecnológicas, e atraiu um público qualificado, mais de 30 mil visitantes.
Maior vitrine náutica a céu aberto da América Latina, o Rio Boat Show reforçou, ao longo de nove dias, a força e o potencial da indústria e do turismo náutico brasileiro. Realizado entre os dias 26 de abril e 04 de maio, com vista privilegiada para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a 26ª edição superou a marca de 300 embarcações vendidas, desde modelos de entrada a partir de R$ 90 mil até lanchas de alto luxo. O evento também movimentou negócios em segmentos como acessórios, motores, itens de decoração e soluções tecnológicas, e atraiu um público qualificado, mais de 30 mil visitantes.
O calendário de eventos náuticos no Brasil começou com resultados acima do esperado. Realizado entre os dias 26 de abril e 4 de maio, no coração do Rio de Janeiro, o Rio Boat Show encerrou sua 26ª edição com mais de 300 embarcações vendidas, um dos maiores volumes já registrados na história do evento, e um público qualificado de mais de 30 mil visitantes. Consolidado como um dos principais palcos de negócios e lançamentos náuticos ao ar livre da América Latina, também se destacou pela oferta de experiências de lazer voltadas ao estilo de vida náutico, como passeios de veleiro, mergulho de batismo e atividades interativas, como simuladores de navegação.
A edição deste ano foi ampliada em 15%. Mais de 100 modelos foram expostos, sendo mais de 15 lançamentos no Rio de Janeiro que atenderam a diferentes perfis de consumidores, de cotas compartilhadas e motos aquáticas a partir de R$ 90 mil até iates de luxo avaliados em mais de R$ 57 milhões. Além dos barcos, o público teve acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços, como brinquedos náuticos, equipamentos de segurança, itens de decoração e até opções de locação de embarcações.
Em 2024, os seis boat shows realizados no Brasil nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Brasília (DF), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR), registraram, juntos, a venda de mais de mil embarcações. Para 2025, a expectativa da organização é ampliar esse número em pelo menos 10%.
—Começar o calendário náutico pelo Rio de Janeiro, em um cenário tão emblemático como a Marina da Glória é sempre especial e nos impulsiona para os demais eventos do ano. O Rio Boat Show foi um sucesso, tanto em volume de negócios quanto em público. Já é tradição: os visitantes aguardam as edições para confraternizar, conhecer e testar os lançamentos, atualizar seus modelos, explorar novas tecnologias, conversar com especialistas, assistir palestras, aproveitar ofertas especiais e tomar decisões mais assertivas. A cada edição, reforçamos nosso compromisso de mostrar que a náutica pode, e deve, ser para todos— afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.
Entre os estaleiros que comemoraram os resultados está a Schaefer Yachts, empresa com sede em Florianópolis(SC) —Superamos os resultados do ano passado e alcançamos uma meta ambiciosa desde o início. O público qualificado foi decisivo para o sucesso das negociações, com 75% das vendas concentradas nos modelos de maior porte. Isso evidencia o nosso compromisso em oferecer embarcações que atendam aos mais altos padrões de exigência do mercado —destaca Márcio Schaefer, presidente da Schaefer Yachts.
A NX Boats, de Pernambuco, também percebeu uma alta significativa na procura por seus modelos. —Tivemos excelentes resultados nesta edição, com o dobro de vendas em relação ao evento do ano passado. A presença de um público altamente qualificado, já com intenção de compra, foi fundamental. Além das vendas efetivadas durante o Rio Boat Show, saímos daqui com diversas negociações em andamento. Isso demonstra que será um ano muito promissor para a nossa marca— afirma Felipe Guedes, diretor comercial da NX Boats.
A Quadricenter, empresa de Niterói (RJ), que representa marcas como Sea-Doo, também encerrou o evento com resultados expressivos. —Somente no primeiro dia de evento tivemos dez vendas. As motos aquáticas continuam entre os produtos mais procurados, especialmente por novos públicos que buscam lazer, praticidade e facilidade na condução. Mais da metade dos negócios fechados durante o Rio Boat Show pela nossa marca foram voltados para esse segmento. Além disso, as ofertas especiais que disponibilizamos nas feiras são um fator-chave para potencializar ainda mais as vendas — destaca Júlio Baptista, gerente da filial do Recreio dos Bandeirantes da Quadricenter.
—A participação da Triton no Rio Boat Show 2025 foi estratégica para fortalecermos ainda mais nossa presença na região. Neste ano, contamos com um parceiro local que ampliou significativamente a divulgação da marca e dos nossos produtos, o que se refletiu diretamente no comportamento do público, que já chegou ao evento buscando informações específicas sobre a Triton. Isso contribuiu para o sucesso da nossa participação. Além disso, a realização do evento na água, com test drives disponíveis, permitindo que os visitantes tenham uma experiência real de navegação é um grande diferencial deste evento no Rio—destaca Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts, fabricante de São José dos Pinhais, PR.
—O Rio Boat Show 2025 foi realmente especial, superando nossas expectativas. Só temos a agradecer à equipe da Náutica e do Boat Show, que nos deu todo o suporte e contribuiu diretamente para o nosso sucesso. Recebemos um público muito qualificado, o que se refletiu em excelentes resultados. E ainda temos boas expectativas com as negociações que seguem ao longo da semana —destaca Celso Antunes, dealer exclusivo da marca Solara Yachts, de Vera Cruz(RS).
Calendário dos Boat Shows no Brasil em 2025: Marina Itajaí Boat Show: de 03 a 06 de julho; Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto; São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro; Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 02 de novembro; Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro. | https://boatshow.com.br