apas-show-25

13/05/2025

Apas Show 2025: ações de sustentabilidade incentivam parceiros e transformam vidas durante o festival

Gestão eficiente do tratamento de resíduos, promoção da economia circular, arrecadação de alimentos e prêmio Apas Show by Popai estão entre as principais iniciativas desta edição

O Festival Apas Show promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), chega à sua 39ª edição, entre 12 e 15 de maio de 2025 (segunda a quinta-feira), no Expo Center Norte. Consolidado como o maior evento supermercadista do mundo, o festival atrairá 900 expositores, incluindo 250 internacionais, representando 22 países. Além de fomentar novos negócios, a Apas Show destaca-se pelo forte compromisso com a sustentabilidade e ESG, implementando ações inovadoras que geram impactos duradouros na comunidade e nos arredores da feira.

Em um momento em que a liderança, a transformação digital e a sustentabilidade se consolidam como pilares fundamentais para o sucesso nos setores de varejo e supermercadista, o evento apresenta uma atração especial: o ator, diretor, dramaturgo e roteirista Miguel Falabella ministrará a palestra “Liderança e Protagonismo: novas atitudes, velhos valores”, programada para terça-feira, dia 13 de maio, às 16 horas. Na sequência, haverá um debate que irá explorar os impactos das mudanças climáticas nos supermercados, com a participação de Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), e Lucio Vicente, diretor do Instituto Akatu, Frank Amorim e Tatiana Pereira, especialistas da Secretaria do Clima e do Ministério do Meio Ambiente.

Fabiano Benedetti, diretor de marketing da APAS, ressalta que será um momento para discutir a sustentabilidade e explorar como as chuvas no Rio Grande do Sul impactaram nosso consumo: “proporcionaremos um espaço de troca e de incentivo ao compartilhamento de experiências sobre as questões climáticas”. Em relação à responsabilidade social, aApas Show tem implementado diversas iniciativas para incentivar expositores e parceiros a participarem de programas como a “Ação de Arrecadação”, que tem como objetivo combater a insegurança alimentar e o desperdício.

A edição 2025 da ação de arrecadação de alimentos e produtos vem, desde janeiro, arrecadando doações. Em parceria com os expositores, foram coletadas 49,3 toneladas, com o objetivo de reunir itens para ajudar organizações da sociedade civil, através da parceria técnica com a Associação Prato Cheio, Instituto Amigos do Bem e o Programa Sesc Mesa Brasil, que apoiam milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na ação de 2024, 240,1 toneladas de alimentos foram destinadas a mais de 275 entidades, 300 povoados no sertão nordestino e milhares de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Outra iniciativa interessante acontece em colaboração com a Cidade Center Norte e o Instituto Center Norte. Durante o festival, serão realizadas visitas técnicas para aprimorar o tratamento de resíduos, promovendo uma gestão eficiente focada na compostagem e na economia circular. Este ano, pela terceira vez consecutiva, será mantida a meta de aterro zero para todos os resíduos gerados. A compensação da energia consumida é outra ação do festival; no ano passado, foram adquiridos 759 IRECs — certificados internacionais de energia renovável que comprovam a origem sustentável da energia. Essa parceria com a Witzler Energia será repetida em 2025.

Ano passado, o festival compensou 189 toneladas de CO₂, alinhando-se ao compromisso público de ser um evento de Carbono Zero Líquido até 2050, além de plantar mil mudas na Mata Atlântica para neutralizar emissões de gases de efeito estufa. — Montar e desmontar uma ‘cidade’ em poucos dias é um grande desafio, mas também uma oportunidade para encontrar soluções que reduzem os resíduos—destacou Benedetti. Vale reforçar ainda que toda a energia consumida nos quatro dias do evento será certificada como renovável, e a quantificação das emissões de CO₂ será realizada em parceria com a MCI, permitindo identificar oportunidades de melhoria contínua.

O Festival Apas Show também promove o Prêmio Apas Show by Popai, uma iniciativa que valoriza e estimula os parceiros do evento a reaproveitarem materiais e implementarem práticas de logística reversa. O prêmio incentiva a diminuição do uso de plástico, a redução do consumo de madeira e a utilização de materiais alternativos na cenografia dos estandes.

—Nosso verdadeiro desafio é reduzir o volume de resíduos por visitante, o que exige o engajamento dos expositores, já que a maior parte dos resíduos é gerada nas fases de montagem e desmontagem — explica o diretor de marketing. A Apas Show reforça seu compromisso com práticas de sustentabilidade, promovendo diversas ações que impactam positivamente o setor, a comunidade e o meio ambiente.

Melhorias visam aumento de práticas sustentáveis — As diversas ações de mobilidade e segurança para o Festival Apas Show visam diminuir, também, a geração de carbono e CO2 equivalente durante todo o evento. O incentivo para que os visitantes não utilizem carros particulares e utilizem o transporte público, seja por meio da distribuição dos cartões de metro, transfers ou pela organização das caravanas que vem de todo estado, será medido e quantificado quanto as emissões evitadas em 2025. Além disso, com a diminuição do número de carros no entorno do Expo Center Norte, a expectativa é de que haja um melhor fluxo no trânsito.

Um Futuro Brilhante com a Apas Show — O Festival Apas Show 2025 se prepara para superar todas as expectativas, não apenas como um espaço voltado para negócios, mas como um catalisador para mudanças sociais significativas. Ao unir o setor de alimentos e bebidas em torno de objetivos comuns, a APAS continua a revolucionar a maneira como os varejistas se conectam, aprendem e prosperam.

Apas Show 2025, de 12 a 15 de maio de 2025 (segunda a quinta-feira), das 12 às 20 | 15 de maio: das 12 às 18 horas, na Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo (SP). *Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê, das 6h às 21h, a cada 30 minutos, entre os dias 12 e 15 de maio.

Apas— Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.700 supermercados associados que somam mais de SEIS mil lojas.