E movimenta R$ 24,4 milhões em lucro líquido no período. Com avanços em inteligência artificial, novos contratos estratégicos e fortalecimento das soluções de fidelização e incentivo, a companhia registrou um aumento de 8,2% em receita líquida em relação ao mesmo período do ano anterior.
A CSU Digital (B3: CSUD3), empresa líder em infraestrutura tecnológica para serviços financeiros – incluindo pagamentos digitais, embedded finance, programas de fidelização e incentivo, além de soluções de digital experience – apresentou resultados robustos no primeiro trimestre de 2025.
Os números evidenciam os efeitos da execução consistente do plano estratégico de transformação operacional, em curso nos últimos cinco anos, com foco em uma agenda robusta de inovação, eficiência e ampliação de oferta de produtos, como Pix, Pix Parcelado e a solução de hiperautomação de processos de negócios (HAS), gerando aceleração do crescimento e alta frequente dos lucros.
A empresa ampliou a receita líquida em 8,2%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 150,7 milhões, impulsionada pela expansão contínua dos indicadores operacionais, com novos contratos implantados, maior relevância da solução HAS, e fortalecimento da vertical de fidelização e incentivo.
A unidade CSU DX, focada em digital experience e hiperautomação de processos com uso intensivo de IA , registrou um expressivo aumento de 15,4% na receita, totalizando R$ 56,3 milhões. Já a CSU Pays, core business da companhia voltado para soluções de pagamentos digitais e embedded finance, manteve sua trajetória consistente de crescimento, com avanço de 4,4%, atingindo R$ 94,4 milhões no trimestre.
A empresa segue crescendo na conquista de novos contratos. No trimestre foram três novos contratos DX e dois novos clientes HAS implantados para o portfólio de digital experience e soluções de hiperautomação de processos de negócios (HAS) e back-office.
—A agenda de inovação e o foco em eficiência operacional continuam sendo pilares fundamentais para sustentar nosso crescimento. Mesmo diante de maiores investimentos, como em iniciativas estratégicas e projetos de inovação, conseguimos manter altos níveis de rentabilidade —destaca Pedro Alvarenga, CFO & IRO da CSU Digital.
Solução HAS e oferta de serviços de alta complexidade tecnológica — Além dos avanços nas frentes tradicionais, a CSU Digital tem se destacado pela criação de novas possibilidades de negócios, especialmente com o lançamento da solução de hiperautomação de processos (HAS). Introduzida ao mercado em 2024, a plataforma HAS representa um marco na transformação digital da companhia, consolidando sua posição como uma empresa ‘Deeply Tech’. A solução utiliza Inteligência Artificial para integrar ferramentas avançadas em áreas como prevenção a fraudes, curadoria de documentos e dados, onboarding, esteira de crédito, monitoria de qualidade, entre outras. Desde seu lançamento, a HAS já conquistou sete contratos com diferentes clientes, atuando como peça central na orquestração de sistemas e processos, principalmente em back-office, gerando ganhos expressivos de eficiência, acurácia e agilidade.
—Com o HAS, estamos não apenas automatizando processos, mas redefinindo a forma como nossos clientes operam, oferecendo soluções de alto valor agregado que combinam tecnologia de ponta e inteligência operacional. Essa plataforma trouxe mudanças significativas para a CSU Digital, permitindo ampliar nossa presença em setores estratégicos e fortalecer relacionamento com os clientes por meio de serviços cada vez mais sofisticados —afirma Fabiano Droguetti, COO e CTO da CSU Digital.
Crescimento sólido apoiado por mais de 37,7 milhões de contas cadastradas — No primeiro trimestre de 2025, a CSU Digital encerrou o trimestre com 37,7 milhões de contas e cartões cadastrados, dos quais 23,3 milhões estavam aptos para faturamento, representando um aumento de 11,1% em relação ao 1T24. Esse avanço reflete a estratégia da companhia de fomentar a ativação de usuários por meio de tecnologias avançadas e experiências personalizadas, elevando a taxa de ativação geral para 62%, um patamar significativamente superior à média de mercado.
Além disso, a quantidade de transações gerenciadas cresceu 3,1% na comparação anual, totalizando 307,7 milhões no trimestre. O volume financeiro movimentado nas plataformas da CSU ultrapassou R$ 107,5 bilhões, um salto de 19,1% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Esses números foram impulsionados tanto pelo aumento no número de transações quanto pelo maior gasto médio por transação.
Destaques das unidades de negócio — CSU Pays: core business da companhia, responsável por soluções de pagamentos digitais e embedded finance, registrou receita de R$ 94,4 milhões (+4,4% vs. primeiro trimestre de 2024). O crescimento foi sustentado pela expansão da base de contas e cartões ativos, que aumentou 11,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, e pela tração de novos clientes em segmentos como embedded finance, com destaque para grandes players do segmento de varejo e de seguros.
CSU DX: após o lançamento do produto HAS, focado em hiperautomação de processos de middle e back-office, a unidade apresentou receita de R$ 56,3 milhões (+15,4% vs. primeiro trimestre de 2024). Desde o lançamento do HAS, sete contratos foram assinados, sendo cinco já implantados até o final do trimestre. Essa expansão contribuiu para elevar os níveis de digitalização das operações da unidade, que atingiram 74% no período.
Resultados financeiros reforçam resiliência— O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) da companhia somou R$ 47,0 milhões, com margem de 31,2%. Apesar de uma leve retração de 2,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024, foi possível preservar o valor do Ebitda muito próximo aos patamares recordes da empresa mesmo considerando os maiores investimentos que estão sendo feitos nas novas frentes de negócios e o impacto da reoneração da folha, que iniciou em 2025. Ajustando os efeitos da reoneração da folha de pagamentos e gastos não recorrentes com reestruturações, o Ebitda ajustado seria de R$ 54,0 milhões, com margem de 36,2%.
O lucro líquido foi de R$ 24,4 milhões, mantendo uma trajetória positiva (+0,8% vs. primeiro trimestre de 2024) e alcançando o maior patamar em sua série histórica. Ajustando os mesmos efeitos mencionados anteriormente, o lucro líquido ajustado seria de R$ 30,9 milhões, com margem líquida de 20,7%.
A companhia também destacou sua política de remuneração aos acionistas. No primeiro trimestre de 2025, foram distribuídos R$ 6,9 milhões em juros sobre capital próprio (JCP), um aumento de R$ 0,4 milhão em relação ao mesmo período do ano anterior. Adicionalmente, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) aprovou dividendos complementares de R$ 18,1 milhões, resultando em um payout de 50% sobre o lucro de 2024.
Aposta em Inteligência Artificial e expansão internacional — A aplicação inteligência artificial (IA) continua sendo um pilar central da estratégia de inovação da CSU Digital. Na unidade CSU DX, a plataforma HAS já demonstra impactos positivos, aumentando a produtividade dos clientes e reduzindo custos operacionais. Por outro lado, na CSU Pays, a IA tem elevado a experiência dos usuários finais, melhorando taxas de conversão, engajamento e fidelização.
—Nos últimos cinco anos, a CSU Digital passou por uma transformação profunda com foco em inovação e eficiência, ampliando seu portfólio de produtos e serviços financeiros digitais. Lançamos soluções como Pix Parcelado e embedded finance, além de investir massivamente em tecnologias avançadas como inteligência artificial e hiperautomação. Com resultados sólidos e crescimento contínuo, a empresa agora mira a personalização de serviços financeiros —afirma Pedro Alvarenga, CFO & IRO da CSU Digital.
A operação internacional da CSU Digital segue avançando de forma disciplinada, com foco inicial no mercado norte-americano. A estruturação dessa nova frente inclui parcerias estratégicas e o desenvolvimento de soluções globais diferenciadas para atender tanto empresas brasileiras em processo de internacionalização quanto companhias americanas. A companhia tem investido na formação de pessoal e no estabelecimento de alianças com fornecedores locais em áreas como tecnologia, compliance e regulação. Com um modelo de negócios full service e forte capacidade de inovação, a CSU Digital está preparada para continuar sua trajetória de crescimento ao longo de 2025.
—Estamos alocando investimentos estratégicos para fortalecer nossas estruturas internas, formar equipes especializadas e estabelecer parcerias globais, enquanto mantemos sólidos indicadores de lucratividade e rentabilidade. Reafirmamos nosso compromisso com o crescimento sustentável e a criação de valor significativo para nossos stakeholders —conclui Pedro Alvarenga.