sergi-vizoso-sansano

03/05/2025

Executivo da BASF Soluções para Agricultura assume liderança do conselho da CropLife América Latina

Sergi Vizoso-Sansano defende inovação e uma postura firme para combater o comércio ilegal de insumos agrícolas.

Santiago, Chile— A agricultura da América Latina exige mais inovação e uma postura firme contra o comércio ilegal de insumos. Foi essa a principal mensagem de Sergi Vizoso-Sansano, vice-presidente sênior da BASF Soluções para Agricultura na América Latina, ao assumir a presidência do Conselho de Administração da CropLife América Latina, durante a Convenção Anual da associação, realizada entre 28 e 30 de abril em Santiago, no Chile.

Sergi liderará o conselho da CropLife América Latina, entidade que representa sete empresas do setor de proteção de cultivos e conta com uma rede de 26 associações na região. Em seu discurso de posse, diante de um público de mais de 60 representantes de 18 países latino-americanos, o executivo convocou as associações a impulsionar a inovação como motor do desenvolvimento agrícola sustentável.

—Sem inovação não há agricultura, e a inovação vai além de novas tecnologias para o campo, incluindo também transformação de processos mais eficientes em toda a cadeia— afirmou Sergi.

Entre os desafios citados por Sergi estão a adaptação às mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, as barreiras comerciais, a adoção de novas tecnologias, a segurança alimentar e o combate ao comércio ilegal. Todos, segundo ele, estão conectados e exigem uma abordagem holística.

Nesse contexto, destacou o projeto Sustainable Farming in Action (SPMF). Trata-se de uma iniciativa global da CropLife International que já vem sendo aplicada em países como Chile, Guatemala, Colômbia, Quênia, Marrocos, Tailândia e Vietnã, respondendo ao compromisso do setor com uma agricultura cada vez mais sustentável.

—Os resultados têm sido positivos. Uma gestão integrada permite conectar regulamentação, produtividade e boas práticas agrícolas, facilitando as parcerias público-privadas, o combate ao comércio ilegal e uma comunicação mais eficiente sobre o avanço sustentável da agricultura— explicou.

Sergi ainda ressaltou que a sustentabilidade é uma jornada, e que o compromisso da CropLife é seguir avançando nela por meio do desenvolvimento e lançamento de inovações tecnológicas, que aumentem a produtividade e promovam práticas agrícolas mais eficientes: —Ao mesmo tempo, a presença de produtos ilegais no campo compromete a saúde, o meio ambiente e a economia. Esses produtos enfraquecem a competitividade e colocam em risco a própria inovação— afirma o executivo. Ele também reforçou o apelo para que as associações somem forças, integrando suas expertises no enfrentamento desse desafio. Estima-se que a falsificação, o contrabando e a adulteração de produtos fitossanitários representem até 20% do mercado na América Latina.

Sergi substitui Ronaldo Pereira, presidente global da FMC, que atuou como presidente do conselho da CropLife América Latina nos últimos dois anos.

Sergi Vizoso-Sansano é formado em Química pela Universidade de Barcelona (Espanha), com doutorado em Química Teórica pela Universidade de Innsbruck (Áustria) e pós-graduação em Economia e Administração de Empresas pelo IESE Business School (Espanha). Ele acumula mais de 25 anos de experiência na BASF Soluções para Agricultura. Foi vice-presidente da BASF na Europa Central e seu histórico inclui experiências na Alemanha, EUA, Rússia, Itália, Espanha e Brasil. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da CropLife Brasil.

Croplife Latin America —A CropLife Latin America é a uma organização comercial internacional que representa o setor da Ciência dos Cultivos. Indústria que pesquisa e desenvolve agrotecnologias (defensivos agrícolas, biotecnologia e sementes) que ajudam os agricultores a melhorar a eficiência na produção de cultivos para a segurança alimentar. Representa sete companhias de Pesquisa e Desenvolvimento e uma rede de associações em 18 países da América Latina. Trata-se das companhias: Syngenta, FMC, Bayer, BASF, Sumitomo Chemical, Corteva Agriscience y Amvac. CropLife Latin America é uma das 11 associações regionais afiliadas a CropLife International, a Federação global da indústria da Ciência dos Cultivos. | www.croplifela.org

BASF Soluções para Agricultura —Tudo o que fazemos, fazemos por amor à agricultura. Ela é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz impactos ambientais. É por isso que trabalhamos com parceiros e especialistas para integrar nossos compromissos de sustentabilidade em todas as nossas decisões de negócio. Com €919 milhões em 2024, investimos em uma sólida estrutura de P&D combinando ideias inovadoras com ações práticas no campo. Nossas soluções são desenvolvidas para os diversos sistemas produtivos. Conectamos sementes e biotecnologias, soluções de proteção de cultivos, ferramentas digitais e iniciativas de sustentabilidade com objetivo de contribuir com agricultores, agricultoras e outros elos da cadeia produtiva para que tenham os melhores resultados. Com equipes especializadas nos laboratórios, campo, escritório e produção, nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para construir um futuro sustentável na agricultura. Em 2024 nossa área gerou vendas de €9.8 bilhões. | www.agriculture.basf.com e canais nas redes sociais.