brava-energia-onshore

02/05/2025

Brava Energia publica seu primeiro Relatório Anual e de Sustentabilidade

Documento abrange o período de janeiro a dezembro de 2024 e marca novo ciclo após fusão entre Enauta e 3R Petroleum.

A Brava Energia divulgou seu primeiro Relatório Anual e de Sustentabilidade, referente ao ano-base de 2024, refletindo o alinhamento de práticas entre Enauta e 3R Petroleum após a fusão que deu origem à nova empresa.

O relatório traz um balanço das ações da Brava em áreas estratégicas como gestão de ativos, desempenho financeiro, valorização do capital humano, preservação ambiental, ética, governança e relacionamento com as comunidades onde atua. Também estão destacados os indicadores relacionados aos temas materiais definidos no plano de negócios da companhia, reforçando a transparência e o foco em longo prazo.

A Brava Energia adota os principais frameworks internacionais de reporte — como TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), SASB (Sustainability Accounting Standards Board) e GRI (Global Reporting Initiative) — com o objetivo de assegurar a consistência, comparabilidade e robustez das informações divulgadas. A iniciativa reflete o compromisso da empresa com a prestação de contas aos seus públicos de interesse e com a geração de valor sustentável, contribuindo para decisões mais informadas por parte de investidores, reguladores, parceiros e sociedade.

Signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Brava está comprometida com a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à sua estratégia corporativa. A companhia também aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e foi reconhecida com o Prêmio Empresa Pró-Ética*, concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU), e com o Selo Empresa Limpa, do Instituto Ethos.

Impacto local e geração de valor —O relatório evidencia ainda a contribuição da Brava para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios em que está presente. No estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, as atividades do Complexo Potiguar geraram cerca de 500 empregos diretos e movimentaram R$ 475 milhões em impostos (ICMS e royalties) apenas em 2024.

Atualmente, a companhia conta com cerca de 1,1 mil colaboradores distribuídos entre sua sede corporativa, no Rio de Janeiro, e unidades operacionais na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Brava Energia — A Brava Energia é uma das principais empresas independentes de petróleo e gás do país, com o portfólio mais diversificado e atuação mais abrangente, em diferentes elos da cadeia de valor do setor. A companhia possui ativos em terra e mar, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. A Brava Energia opera os campos offshore de Atlanta e Oliva (Bacia de Santos), Papa-Terra (Bacia de Campos) e Peroá (Bacia do Espírito Santo). Na Bacia de Camamu (BA), detém participação majoritária do campo de Manati, e, na Bacia Potiguar, possui 35% de Pescada. No onshore, a companhia é operadora do Complexo Potiguar, onde está o Ativo Industrial Brava, em Guamaré, e do Complexo Recôncavo. Listada por meio do ticker BRAV3, a BRAVA Energia atua com foco na maximização dos resultados esperados de seus ativos para seus acionistas e a sociedade em geral, incluindo seu compromisso com a agenda ESG.