abertura-rio-boat-show25

29/04/2025

Rio Boat Show abre temporada náutica e debate uso do hidrogênio no setor

Com mais de 100 embarcações, experiências interativas e novidades em tecnologia embarcada, o Rio Boat Show transforma a Marina da Glória em um grande palco para a cultura náutica, com atrações que vão de simuladores de navegação a mergulhos em tanque e passeios de veleiro, além de lançamentos em motores, acessórios e serviços especializados. Haverá também a exposição inédita da maquete da embarcação H1 Explorer, projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo Grupo Náutica, empresa que lidera a transição energética no setor por meio do JAQ Hidrogênio Verde.

Com expectativa de reunir mais de 33 mil visitantes, foi oficialmente aberto na tarde deste sábado (26) o Rio Boat Show, maior evento náutico outdoor da América Latina. Realizado até 4 de maio na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o boat show tem mais de 100 embarcações expostas, de lanchas e jets a iates de quase 30 metros, além de motores, acessórios, equipamentos, tecnologia embarcada, itens de decoração e serviços voltados ao universo náutico. Entre as diversas atrações deste ano, destaque para os debates sobre a transição energética na navegação, o uso do hidrogênio verde e a exposição inédita da maquete da embarcação H1 Explorer, projeto do Grupo Náutica, organizador do evento, que será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). O H1 Explorer é o primeiro barco do país projetado para operar sem emissão de poluentes.

Idealizador do Rio Boat Show, Ernani Paciornik é uma das principais referências da náutica na América Latina. CEO do Grupo Náutica e criador do JAQ Hidrogênio Verde, lidera iniciativas que fortalecem o desenvolvimento do setor e impulsionam a transição energética no Brasil. À frente dos Boat Shows, Ernani tem contribuído para consolidar o turismo náutico como vetor de crescimento econômico e inovação. Em declaração feita neste sábado (26), data que marca a abertura da 26ª edição do evento, ele destacou os avanços do setor e o novo momento de transformação que se inicia.

“O Rio Boat Show representa a força e a evolução da indústria náutica e é também reflexo do potencial estratégico das nossas águas para o desenvolvimento econômico, para a inovação e para um setor cada vez mais sustentável. Neste ano, damos um passo ainda mais relevante ao apresentar projetos como a H1 Explorer, iniciativa do Grupo Náutica que lidera a transformação energética. O Brasil reúne condições únicas para protagonizar este movimento global e o Grupo Náutica tem papel fundamental na preservação dos nossos recursos”, afirmou Paciornik.

O seminário “JAQH2: Inovação na Transição Energética” contará com dois painéis sobre sustentabilidade no dia 29 de abril terça-feira), das 16 e às 17 horas, abertos aos visitantes do evento.

Variedade e experiências interativas ampliam a programação — O Rio Boat Show também se destaca pela diversidade de experiências oferecidas ao público. Além da exposição de embarcações e equipamentos, o evento conta com atrações interativas que permitem aos visitantes vivenciar o universo náutico de forma prática. Entre os destaques estão test drives de embarcações, simulador de atracação por joystick, experiência de mergulho supervisionado em tanque e passeios gratuitos de veleiro pela Baía de Guanabara que proporcionam momentos de lazer e conexão com o estilo de vida sobre as águas.

Para quem deseja conhecer as últimas tendências do setor, o evento reúne ainda lançamentos em motores de alta eficiência, tecnologias embarcadas, soluções de automação, decoração náutica e serviços especializados. A estrutura montada na Marina da Glória integra estandes em terra e áreas flutuantes, com opções que atendem diversos perfis de público, desde quem já vivencia o universo náutico até aqueles que querem conhecer mais sobre o setor. Os ingressos para todos os dias do evento estão disponíveis no site oficial: www.rioboatshow.com.br.