claudio-castro-china1

23/04/2025

Governador do Rio de Janeiro em viagem à China na busca de vários acordos

As tratativas vão desde a atração de grandes empresas para o estado, de tecnologias, inovações, e modernizações dos segmentos de transportes ferroviário, metroviário, hospitais oncológicos, monitoramento e Inteligência das Forças de Segurança Pública, e expertise em tratamento de água e esgoto, entre outros.

Durante visita à fábrica da CRRC, em Pequim, na China, o governador Cláudio Castro (PL) assinou um Memorando de Entendimento (MoU) para a construção de um centro de manutenção de trens em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e a modernização do sistema ferroviário fluminense. Maior fornecedor mundial de equipamentos de transporte do setor, a CRRC planeja implantar uma fábrica de composições. O Governo do Estado também iniciará estudo para compra de novos trens.

— A parceria com a CRRC reflete o nosso compromisso com o futuro da mobilidade no Rio de Janeiro. Poder contar com a expertise e as tecnologias inovadoras da empresa garantir que nosso sistema de mobilidade continue a evoluir, oferecendo soluções mais rápidas, seguras e eficientes para nossa população. Nos próximos meses, o CRRC realizará um levantamento sobre as necessidades do sistema, incluindo quantidade de novas composições e melhoria da sinalização das estações — ressaltou o governador.

A parceria vai garantir a geração de empregos, promover a transferência de tecnologia e fortalecer a cadeia produtiva do setor ferroviário nacional. Atualmente, são 134 trens em operação na SuperVia (100) e no metrô (34), adquiridos por meio da CRRC, que, além da fabricação, desenvolvem projetos e realização de testes, comissionamento e manutenção de locomotivas e trens.

Linha 3 — A CRRC apresentou, em 2023, uma manifestação de interesse para realizar estudos sobre a Linha 3 do Metrô (São Gonçalo – Praça XV). A proposta prevê o uso do modelo DLS, que contempla desde a concepção do projeto até a operação, com suporte tecnológico integrado. Este ano, será realizado um novo processo licitatório para iniciar a construção da linha, que terá uma extensão total de 36 km e uma previsão de 15 a 18 estações.

O governador Cláudio Castro se reuniu o dia 22 de abril (terça-feira), com executivos da Envision Energy para discutir e incentivar — por meio de benefícios tributários e apoio com infraestrutura —a instalação da empresa chinesa no estado do Rio. A multinacional planeja desenvolver soluções de baixo carbono para os setores da aviação e navegação. O encontro aconteceu em Xangai, na China.

— O Governo do Rio reconhece e valoriza empresas como a Envision, que combinam inovação tecnológica com compromisso ambiental. Vamos acompanhar de perto, para garantir que esse projeto avance com segurança e agilidade — afirmou o governador.

Segundo Castro, investimentos como os que a multinacional realiza geram empregos qualificados, fortalecem a infraestrutura verde e consolidam o Rio de Janeiro como um hub de tecnologias limpas na América Latina.

Hospitais oncológicos — Para garantir a alta performance dos hospitais oncológicos construídos pelo Governo do Estado, o governador Cláudio Castro iniciou tratativas, com a China Isotope and Radiation Corporation (CIRC), empresa especializada em medicina nuclear, radioterapia e radiofármaco. A ideia é que a instituição, com sede em Pequim, forneça equipamentos de última geração para o Hospital Oncológico de Nova Friburgo, na Região Serrana.

—Estamos comprometidos com a ampliação e modernização da rede de atendimento oncológico no Rio. No ano que vem, vamos iniciar a construção de dois hospitais especializados: um no Norte/Noroeste e outro na região de São Gonçalo. Por isso, é fundamental fechar parcerias público-privadas para avançar na estruturação da rede oncológica. Vamos otimizar processos, incorporar novas tecnologias e melhorar o atendimento aos pacientes — anunciou Cláudio Castro.

A tratativa com a CIRC — líder na produção de isótopos para aplicações em medicina nuclear, indústria e pesquisa – prevê ainda o intercâmbio de informações e a capacitação das equipes médicas. Em maio, especialistas da empresa chinesa realizarão uma visita técnica no estado para estabelecerem os tipos e a quantidade de equipamentos necessários para atender ao Hospital de Friburgo. A CIRC, que já iniciará um plano de trabalho, também fornece serviços de detecção de radiação, radioproteção e consultoria nuclear.

Monitoramento e Inteligência das Forças de Segurança Pública — Cláudio Castro busca novas tecnologias para ampliar sistema de monitoramento e inteligência das Forças de Segurança para todo o estado — Em missão à China, governador do Rio esteve nas empresas Hikvision e Dahua, que irão realizar planejamentos para a implantação de câmeras nos 92 municípios fluminenses.

— As multinacionais iniciarão planejamentos com informações detalhadas sobre os modelos mais adequados para a realidade do estado. A tecnologia tem papel fundamental na segurança pública do Rio de Janeiro, e empresas como a Dahua e a Hikvision podem contribuir para tornar nossas cidades mais seguras e eficientes. O uso dessas soluções inteligentes ajuda na identificação de suspeitos, no monitoramento de áreas estratégicas e na prevenção de crimes em grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, essa tecnologia foi a grande estrela — ressaltou o governador.

As 21.571 câmeras corporais portáteis compradas pelo Governo do Estado são da Hikvision. Atualmente, cerca de 13 mil estão sendo utilizadas pela Polícia Militar. O pacote de tecnologia inclui ainda 5,8 mil câmeras embarcadas nas viaturas e o videomonitoramento urbano. As câmeras de reconhecimento facial têm sido grandes aliadas da segurança, colaborando com a identificação de suspeitos, foragidos da Justiça e na localização de pessoas desaparecidas. A tecnologia já auxiliou na prisão de mais de 500 pessoas.

Além disso, o programa 190 Integrado conta com 230 mil câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas, conectados ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Tecnologia e modernização da segurança pública — O Governo do Estado já investiu mais de R$ 4,5 bilhões em segurança pública, com a maior parte destinada à tecnologia. As Forças de Segurança contam hoje com o CICC Móvel, que começou a ser utilizado em 2024 e auxiliou as equipes policiais no patrulhamento de grandes eventos, como show da Madonna, G20, Réveillon e Carnaval.

Também foram inauguradas a Agência Central de Inteligência, que concentra setores como busca eletrônica e interceptações, e o Gabinete de Comando de Operações Policiais, para a coordenação de monitoramento e gestão estratégica das ações contra o crime organizado.

Expertise em tratamento de água e esgoto — O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon e o dirigente financeiro da Companhia, Antônio Carlos dos Santos, visitaram uma estação de água reciclada operada pela Citic Constructions, no distrito de Fentgai, em Pequim, durante missão do Governo do Estado na China. O objetivo é buscar uma cooperação técnica com a empresa, que seja responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para o tratamento de água e esgoto.

A estação, capaz de tratar 600 milhões de toneladas de esgoto por dia, foi construída a 18,5 metros de profundidade, numa área de três quilômetros quadrados Acima da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está instalado um parque ecológico com rios, fontes e plantações. Mais de 80 tipos de espécies nativas são plantadas no local.

— É muito impressionante conhecer uma estação com esta capacidade. Queremos trabalhar para conseguir implementar esse tipo de estrutura no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, conseguiremos otimizar o tratamento de água e esgoto e atender melhor a nossa população — destacado o secretário.

A partir da implementação de tecnologias, a estação não possui o odor típico de esgoto. Todo o tratamento no local ainda é capaz de produzir fertilizantes e energia para aquecimento de residências, através do gás gerado no local. A água reciclada retorna para os fabricantes da região.

O presidente da Cedae acredita que uma cooperação técnica com a Citic pode trazer muitos benefícios para o estado do Rio de Janeiro.

— Além do tratamento de água, uma subsidiária da Citic produz as membranas usadas na ultrafiltração da água, assim como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém. Isso evidencia a importância do trabalho que realizamos para modernizar nosso sistema, com o intuito de garantir a segurança hídrica para o estado — explicou Ballon.