Solução oferece visão completa do completa do equipamento para aprimorar decisões de operação e manutenção.
A suíço-sueca ABB criou uma aplicação de inteligência artificial (IA) para otimizar a manutenção de moinhos de minério sem engrenagens, ou GMDs, usados para moer minerais duros em extrações e otimizar o beneficiamento.
A GMD Copilot, segundo a empresa, disponibiliza informações imediatas e contextualizadas do equipamento, provendo uma visão completa e instantânea para aprimorar a tomada de decisões acerca da operação e da manutenção.
Segundo comunicado, a interface recupera dados operacionais, a documentação técnica, recomendações e diretrizes de manutenção, permitindo ainda que os usuários façam perguntas em linguagem natural para receber insights.
A solução está conectada à GMD Connect, plataforma de monitoramento em nuvem da ABB, numa integração que oferece insights em tempo real sobre a saúde do GMD e que permite identificar problemas antes que resultem numa parada inesperada.
—Estamos respondendo à crescente demanda por soluções responsivas e mais eficientes para a manutenção de GMDs— disse em comunicado Carlos Miguez Fernandez, gerente global de serviços para o negócio de GMDs da ABB.
A ABB afirma ainda que a solução tem recursos de segurança que garantem a confidencialidade de dados, concedendo acessos somente para tarefas específicas e para proteger informações de terceiros.
A GMD Copilot também tem suporte multilinguístico, que permite a equipes em países distintos acessar o que precisam na língua de preferência.