Barista venceu o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup no último fim de semana e será o embaixador dos cafés especiais do país no mundial da categoria, na Indonésia.
O barista Thiago Sabino, da Sabino Torrefação, de São Paulo (SP), é o novo vencedor do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. Realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, a competição, que aconteceu de 20 a 22 de março (quinta a sábado), no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), testou a habilidade de baristas de todo o país no preparo do café especial filtrado.
Sabino foi o competidor que, em dez minutos, apresentou o melhor desempenho no preparo e na apresentação do café especial, através do método filtrado. O pódio foi completado pelo vice-campeão Gabriel Agrelli, da Daterra Coffee / Abigail Coffee, de Campinas (SP), e pelo terceiro colocado Daniel Vaz, da Five Roasters, do Rio de Janeiro (RJ).
—Depois de sete anos desde meu último título nacional, havia declarado minha aposentadoria dos campeonatos, mas o fogo que ardia dentro de mim não havia se apagado. Não pude resistir à tentação de voltar aos palcos e, no ano passado, retornei com fome de vitória, mas a derrota na semifinal me deixou com um gosto amargo. Não estava satisfeito. Prometi que voltaria mais forte e determinado do que nunca. E aqui estou, campeão brasileiro de Brewers Cup 2025! É um sentimento indescritível, uma mistura de alegria, alívio e orgulho— revela, em suas redes sociais, Sabino, que também já venceu as competições nacionais de Coffee in Good Spirits e, por duas vezes, a de Barista.
O direto executivo da BSCA, Vinicius Estrela, celebra o sucesso das competições de barismo no Brasil, em especial pela confiança dos produtores, que fornecem seus cafés especiais aos competidores, e dos baristas, que fazem o trabalho de conectar a produção ao consumidor final.
—A nossa mensagem ao mundo é que a BSCA, como entidade que representa os cafés especiais do Brasil, tem essa vocação de protagonismo, de inovação e de realizar trabalhos, como os campeonatos de barismo, para projetar nosso setor em todo mundo. O Thiago, agora, é o mais recente embaixador dos cafés especiais brasileiros, tendo a primeira atividade já agendada, que é a disputa do mundial de Brewers Cup, em Jacarta, na Indonésia, de 15 a 17 de maio—comenta.
Sabino também reconhece a relevância dos campeonatos e todo o trabalho de organização realizado para que eles se tornem realidade. “Agradeço a organização da BSCA. O evento estava incrível e sem vocês nada disso seria possível. Agradecimento especial a todos os voluntários e juízes, a quem externo meu total respeito e admiração pelo trabalho sério realizado”, reconhece o campeão.
O diretor executivo da BSCA recorda que, em seus quase três anos à frente da entidade, tem a grata satisfação de ver o Brasil ter produzido dois campeões mundiais: Boram Um e Dionatan de Almeida, vencedores dos Campeonatos Mundiais de Barismo e Cup Tasters, respectivamente.
—Eles vêm levando a imagem positiva do café especial brasileiro mundo a fora, assim como todos os competidores nacionais, que, no seu dia a dia, na sua jornada de trabalho, promovem os cafés especiais brasileiros aos consumidores. Faço votos para que o Thiago possa nos representar muito bem no mundial e levar, novamente, a bandeira do Brasil e o nosso café especial ao lugar mais importante da competição —almeja Estrela.
O Campeonato Brasileiro de Brewers Cup tem patrocínio do Sebrae, patrocínio ouro da Nescafé e bronze da Abigail Coffee Company. O café oficial da competição foi produzido pela Capadócia Coffees e o equipamento oficial veio da Bunn. O brew bar, onde foram apresentadas degustações e experiências com cafés especiais, contou com os patrocínios de Abigail Coffee Company, Amaro Café, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Pasquali Máquinas, Baristando, Baobá Cafés Especiais e Daterra Coffee. O apoio técnico veio de Achega Café, o de mídia da Revista Espresso e houve, ainda, o apoio para o “Fundo Social do IAC” da Daterra Coffee.
Campeonatos brasileiros de barismo —Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
Latte Art e CIGS: ainda neste ano, entre os dias 4 e 6 de abril, a BSCA promoverá os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits, em Florianópolis (SC), no Oka Floripa Shopping.
Brazil. The Coffee Nation — Os campeonatos brasileiros de barismo integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés especiais e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) especial do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés especiais produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.