A nova Riachuelo, mais forte do que nunca, loja da rede do Grupo Guararapes que apresenta resultado acima da expectativa e alcança níveis recordes no quarto trimestre de 2024. Ebitda consolidado cresce 45%, atingindo R$ 565,6 milhões no quarto trimestre de 2024 e R$ 1,5 bilhões no ano, maior patamar da história com reversão de prejuízo e avanço de 43,2% do lucro líquido no acumulado de 2024.
A Guararapes Confecções S.A, grupo responsável pela rede de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, Fanlab, Midway Financeira e Midway Mall, fechou 2024 com resultados históricos, consolidando sua posição como uma das maiores e mais sólidas empresas de moda do país. Com 425 lojas distribuídas por todo o Brasil e o maior parque fabril da América Latina, a companhia registrou um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) consolidado de R$ 565,6 milhões no quarto trimestre de 2024, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2023, e R$ 1,5 bilhões no ano, atingindo o maior patamar da sua história. Além disso, reverteu o prejuízo e alcançou um lucro líquido de R$ 235,1 milhões no último trimestre, registrando um avanço de 43,2% no acumulado do ano.
Os resultados refletem a consistência da estratégia adotada nos últimos dois anos, período em que a companhia fortaleceu sua estrutura operacional, aprimorou sua oferta de produtos e ampliou a eficiência de seu modelo de negócios verticalizado. Com um time de mais de 30 mil colaboradores, a Riachuelo segue investindo na valorização da moda brasileira e na conexão com seus consumidores, consolidando sua presença no mercado de forma sustentável.
A receita líquida consolidada da Guararapes atingiu R$ 9,6 bilhões no ano, um crescimento de 9,5% em relação a 2023, refletindo o fortalecimento da proposta de valor e a excelente aceitação das coleções. A companhia também registrou um aumento de 16% no volume de peças vendidas em comparação ao ano anterior, consolidando o sétimo trimestre consecutivo de crescimento de volume acima do PMC de Vestuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE).
Modelo de negócios integrado impulsiona rentabilidade e fortalece estratégia de longo prazo — O desempenho expressivo da Guararapes foi sustentado por sua estrutura verticalizada, um diferencial competitivo que proporciona maior agilidade na produção, melhor gestão de estoques e elevação das margens. Em 2024, a produção anual da Fábrica de Guararapes atingiu 41 milhões de peças, um crescimento de 33% em relação ao ano de 2023, reforçando a capacidade da companhia de consolidar sinergias entre indústria e varejo.
A estratégia de eficiência operacional e aprimoramento logístico também se refletiu na redução de 7 p.p. na ruptura de produtos “NOS” (never out of stock) nos últimos dois anos, garantindo maior disponibilidade de produtos nas lojas e reduzindo a necessidade de remarcações. Com isso, a empresa registrou cinco trimestres consecutivos de aumento da margem bruta de vestuário, que alcançou 54,3% no acumulado do ano, uma expansão de 1,8 p.p. em relação a 2023.
Além disso, a companhia consolidou seu sexto trimestre consecutivo de crescimento na venda por metro quadrado, que aumentou 13,7% no quarto trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.
—A Riachuelo vive uma nova era. Nunca estivemos tão consistentes e preparados para explorar todo o nosso potencial. Honramos nossa trajetória, mas também olhamos para o futuro com uma visão 360º, sempre colocando as pessoas no centro de tudo. Esse momento não é uma mudança de identidade, mas uma evolução natural, guiada pelo entendimento do que realmente somos. Queremos inspirar o orgulho de ser brasileiro através da moda, traduzindo essa essência em coleções democráticas, que unem qualidade e autenticidade— afirma André Farber, CEO da Riachuelo.
Sustentabilidade financeira e robusta geração de caixa — A disciplina na gestão do capital e a busca por eficiência operacional resultaram no segundo ano consecutivo de forte geração de caixa, totalizando R$ 910 milhões em 2024. Além disso, a companhia reduziu sua dívida líquida em mais de 50% e encerrou o ano com uma baixa alavancagem financeira de 0,3x (dívida líquida/Ebitda), garantindo sólida estrutura financeira para avançar na execução de sua estratégia.
O ROIC (retorno sobre o capital investido) também apresentou crescimento significativo, aumentando 5,8 p.p. em relação a 2023, evidenciando a consistência da gestão da companhia na maximização da eficiência dos ativos e na geração de valor para os acionistas.
Midway Financeira: eficiência e rentabilidade impulsionam resultados — A Midway Financeira desempenhou um papel essencial na expansão da rentabilidade, impulsionando os resultados da companhia. Em 2024, seu Ebitda mais do que dobrou em relação ao ano anterior, atingindo R$ 404,3 milhões, um marco no setor financeiro do varejo. O crescimento foi impulsionado por uma estratégia integrada de concessão de crédito, aumento da base de cartões ativos – que chegou a 4,5 milhões nos últimos 12 meses – e aprimoramento dos processos financeiros sem comprometer o risco da carteira. A sinergia entre varejo e serviços financeiros tem sido um dos pilares para o fortalecimento da estratégia de crescimento sustentável da Riachuelo.
Perspectivas para 2025.: foco em crescimento e eficiência: — Os resultados de 2024 reforçam a solidez da nossa trajetória e nos impulsionam para um 2025 ainda mais promissor. Seguimos confiantes na nossa estratégia, que continuará focada em oferecer uma experiência cada vez mais conectada ao consumidor. Com uma cadeia de suprimentos ainda mais ágil e responsiva, nossas coleções chegarão com mais precisão às necessidades dos clientes, enquanto a evolução dos canais físicos e digitais elevará a jornada de compra e a proximidade com o público—completa Miguel Cafruni, CFO da Riachuelo.
Paralelamente, a companhia continuará investindo em eficiência operacional, acelerando a clusterização de lojas e potencializando o crescimento da Midway, sempre com disciplina na alocação de capital para fortalecer margens e otimizar o capital de giro. A busca pela maximização do retorno sobre o capital investido também seguirá como prioridade, garantindo uma estrutura financeira sólida, otimização dos ativos e ampliação do valor gerado para acionistas.
Com um modelo de negócios robusto e uma estratégia bem definida, a Riachuelo inicia 2025 preparada para crescer de forma sustentável e consolidar ainda mais sua posição no mercado.