Estrutura integra o estado à Malha Central, ampliando a capacidade de escoamento para o corredor exportador de Santos.
A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, e o Fazendão Agronegócio iniciaram neste mês de novembro as atividades do novo Terminal de Transbordo Ferroviário de Gurupi (TO), na Malha Central da Ferrovia Norte-Sul. O empreendimento marca uma nova etapa da logística no Tocantins, ampliando a capacidade de escoamento da produção agrícola da região.
O novo terminal, viabilizado por investimentos do Fazendão Agronegócio, tem a capacidade de armazenamento estático de 40 mil toneladas de soja e possibilidade de movimentação anual de até 1,5 milhão de toneladas de farelo de soja. A estrutura permite a conexão do polo produtor de Gurupi diretamente ao Porto de Santos (SP), criando um corredor logístico eficiente, seguro e de baixo carbono para o agronegócio.
Segundo Altamir Perottoni, vice-presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios da Rumo, o novo terminal simboliza um avanço estratégico para a Malha Central
—Esta entrega consolida uma visão de longo prazo que conecta as regiões produtivas do Tocantins à rota exportadora de Santos e amplia a competitividade do agronegócio brasileiro. A ferrovia é, por essência, um vetor de desenvolvimento socioeconômico que une tecnologia, sustentabilidade e eficiência logística para impulsionar o crescimento do país— destacou.
Para o CEO do Grupo Fazendão, Volney Aquino Santos, o novo terminal representa um avanço decisivo na integração entre produção e infraestrutura. —A logística é o elo que transforma o potencial produtivo em riqueza real. O Tocantins tem crescido dentro da porteira, mas precisava de mais alternativas de escoamento para fazer valer todo esse potencial. A conexão ferroviária coloca o estado em outro patamar de competitividade e garante condições para seguir expandindo de forma sustentável —afirmou.
Localizado em uma das principais cidades do estado, o terminal está no coração do Matopiba, região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a principal fronteira agrícola do Brasil. A área vive um momento de forte expansão: a safra 2024/25 de Tocantins atingiu 9,17 milhões de toneladas de grãos, alta de 28% em relação ao ciclo anterior, consolidando o estado como o maior produtor da Região Norte.
O terminal se integra à operação da Malha Central, ferrovia de 1.537 km de extensão, que liga Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP), conectando-se à Malha Paulista e ao corredor de exportação de Santos. Desde que assumiu o trecho em 2019, a Rumo investiu cerca de R$ 4 bilhões em obras, terminais e material rodante, tornando a ferrovia 100% operacional em 2023. Atualmente, a empresa movimenta cerca de 10 milhões de toneladas por ano na Ferrovia Norte-Sul.
Com a nova estrutura, Gurupi ganha protagonismo no escoamento da produção e se consolida como um hub logístico regional. O terminal também deve receber cargas do Leste de Mato Grosso, do Oeste da Bahia e do Norte de Goiás, reforçando a integração entre os polos produtores do interior e os principais portos exportadores do país. A expectativa é de que a operação reduza custos de transporte e aumente a competitividade do agronegócio.