Crescimento de 22,5% no terceiro trimestre de 2025, impulsionadas pela consolidação do portfólio.O trimestre evidencia a força da estratégia da Companhia de crescimento com eficiência, sustentada por um portfólio qualificado, pelas sinergias de M&A e por uma sólida execução operacional.
SãA Iguatemi S.A. [B3: IGTI11], uma das maiores companhias full service do setor, com participação em 15 shopping centers, dois premium outlets, complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais e residenciais, além do e-commerce Iguatemi 365 e das lojas operadas pela i-Retail, encerrou o terceiro trimestre de 2025 com aumento de 22,5% nas vendas totais, ante o terceiro trimestre de 2024, que atingiram R$ 6,0 bilhões. A evolução do portfólio, com a entrada de ativos de alta performance em regiões de forte concentração e poder de consumo, como os shoppings Riosul e o Pátio Paulista, impulsionaram os resultados e proporcionaram uma maior eficiência operacional, comprovada pelo aumento de 11,7% nas vendas por metro quadrado em relação ao mesmo período do ano passado.
Em termos financeiros, a Iguatemi alcançou receita bruta de R$ 432,2 milhões no período, um aumento de 17,9% em relação ao terceiro trimestre de 2024. A receita líquida ajustada foi de R$ 381,0 milhões, alta de 17,7% na comparação anual. O Ebitda
(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado consolidado totalizou R$ 302,4 milhões, crescimento de 20,6% no igual período do ano anterior, com margem Ebitda ajustada de 79,4%. O lucro líquido ajustado somou R$ 128,9 milhões, avanço de 8,8% frente ao o= terceiro trimestre de 2024, com margem líquida de 33,8%.
—Os resultados do trimestre refletem a solidez da nossa estratégia e a qualidade da execução. Entregamos crescimento consistente em vendas, margens e rentabilidade, mesmo em um cenário desafiador, o que reforça a resiliência do nosso modelo de negócios. Ao longo dos últimos trimestres, seguimos aprimorando o portfólio, com foco em ativos de altíssima qualidade e presença nos principais eixos de renda do país. Essa estratégia de M&A, conduzida com disciplina financeira e sem aumento de alavancagem, tem sido um dos principais vetores de geração de valor e fortalecimento estrutural da Iguatemi— afirma Guido Oliveira, CFO da Iguatemi S.A.
Os indicadores operacionais também seguiram sólidos. As vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 9,0%, e as vendas mesmas lojas (SSS) avançaram 5,8%, superando o IPCA médio no período, todas na comparação com o terceiro trimestre de 2024. A Companhia segue convertendo o crescimento de vendas em maior rentabilidade. Os aluguéis mesmas áreas (SAR) avançaram 7,5%, e os aluguéis por mesmas lojas (SSR) cresceram 7,1%, o que representa um ganho real de 2,8 p.p. acima do IGP-M médio do trimestre. O aluguel percentual teve alta de 21,8%, impulsionado pelo bom desempenho de vendas dos lojistas e pela redução de descontos contratuais.
A taxa de ocupação do portfólio fechou o período em 96,1%, 0,2 p.p. acima do terceiro trimestre de 2024, demonstrando estabilidade e qualidade na base de locatários. A manutenção desse patamar reflete a gestão ativa de mix e a estratégia de qualificação dos empreendimentos, que seguem recebendo marcas relevantes para o mix e para os clientes, como H&M, Moncler, Alo, Chanel Beauté e Alexandre Birman, reforçando o posicionamento premium da Companhia. O custo de ocupação permaneceu controlado, em 11,1%, praticamente estável em relação ao 3T24, e a inadimplência líquida negativa (-0,3%) reforça a solidez da base de lojistas e a eficiência na gestão de cobrança.
No acumulado dos nove meses de 2025, a Iguatemi manteve o ritmo de crescimento, com vendas totais de R$ 17,3 bilhões, avanço de 22,5% em relação ao mesmo período de 2024. As vendas mesmas lojas (SSS) cresceram 8,2%, enquanto as mesmas áreas (SAS) aumentaram 10,8%, ambos com ganhos reais sobre a inflação. Já os aluguéis também apresentaram desempenho positivo, com alta de 7,3% em SSR e 7,2% em SAR. A taxa de ocupação atingiu 96,3%, acompanhada de redução no custo de ocupação, que caiu 0,4 ponto percentual, para 11,1% das vendas.
Reciclagem de capital e parceria estratégica com H&M — Além dos resultados robustos apresentados, um dos movimentos importantes que ocorreu ao longo do terceiro trimestre foi a otimização da estrutura de capital da Companhia por meio de desinvestimentos estratégicos. A Iguatemi finalizou a alienação de participações nos shoppings Pátio Paulista e Pátio Higienópolis para a Funcef e RBR, respectivamente. As operações somaram R$ 414,4 milhões (referentes a 10,0% do Paulista e 7,0% do Higienópolis), sendo R$ 290,1 milhões recebidos entre agosto e setembro, com as demais parcelas mantidas nas mesmas condições e datas das transações anteriores.
Dessa forma, a Iguatemi consolidou o seu investimento de R$ 700,0 milhões nesses dois empreendimentos, passando a deter 11,5% do Pátio Paulista e 29,0% do Pátio Higienópolis, após a aquisição adicional neste último movimento de 17,4%. O investimento foi parcialmente suportado pela venda de 49,0% do Complexo Market Place, em São Paulo, e do Galleria Shopping, em Campinas, concluída em junho deste ano, que reciclou R$ 500,0 milhões de capital e manteve a alavancagem da Companhia abaixo das 2,0x DL/Ebitda.
Como evento subsequente, a Iguatemi fortaleceu sua relação com a H&M, reforçando ainda mais a posição de referência da empresa e sua relevância para a entrada de grandes marcas globais no Brasil. A Companhia firmou com a varejista a abertura de quatro novas lojas, totalizando aproximadamente sete mil metros quadradosde ABL, nos shoppings Iguatemi Porto Alegre, Praia de Belas, Iguatemi Esplanada e Riosul. As inaugurações, programadas para a primeira metade de 2026, marcam a chegada inédita da marca a praças estratégicas: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Sorocaba.
Com isso, a Iguatemi chega ao último trimestre do ano bem posicionada e em linha com o guidance estabelecido para 2025: crescimento de 14,2% na receita líquida recorrente e margem Ebitda de 83,2% na unidade de shoppings, além de 75,9% no consolidado e Capex de R$ 191 milhões, refletindo execução consistente, disciplina financeira e eficiência operacional nos nove meses de 2025, o que reforça a consistência dos movimentos estratégicos finalizados em 2025.
—Encerramos o trimestre preparados para o ciclo mais importante do varejo, como Black Friday e Natal, com uma operação sólida, margens elevadas e um portfólio ainda mais qualificado. As movimentações realizadas ao longo do ano consolidam um ciclo virtuoso da Iguatemi e chancelam a capacidade da Companhia de crescer com excelência, gerar valor de forma sustentável e manter uma posição de destaque no setor. Seguimos totalmente focados na execução das metas para 2025 e no avanço contínuo da nossa agenda de alavancagem de rentabilidade e crescimento a longo prazo— finaliza Guido Oliveira.