Anúncio da Bloomberg Philanthropies,BTG Pactual, Mitigation Action Facility, WRI Brasil e, Ministério das Cidades do Brasil. Iniciativa inédita lançada no Fórum de Líderes Locais da COP30 visa mobilizar 450 milhões de euros e implantar mais de 1.700 ônibus elétricos em todo o Brasil até 2030.
A Bloomberg Philanthropies,BTG Pactual, Mitigation Action Facility, WRI Brasil e, Ministério das Cidades do Brasil e o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil anunciaram no dia 05 de de novembro (quarta-feira)a intenção de lançar um Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos no Brasil, no valor de 80 milhões de euros, o primeiro do gênero, para acelerar a transição para o transporte público limpo nas cidades brasileiras.
O novo fundo, anunciado no Fórum de Líderes Locais da COP30, tem como objetivo liberar aproximadamente 450 milhões de euros em empréstimos privados para implantar mais de 1.700 novos ônibus com emissão zero e infraestrutura de recarga relacionada no Brasil ao longo de seis anos — um aumento de 235% na frota elétrica atual do Brasil. Ele foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) Brasil, a Catalytic Finance Foundation e a C40 Cities.
Partindo da liderança do Brasil, este anúncio ajuda a enfrentar um desafio que as cidades e os governos locais enfrentam em todo o mundo quando tentam financiar infraestruturas verdes. Apesar de serem responsáveis pela maioria das emissões globais, muitas vezes têm dificuldade em acessar capital a preços acessíveis, porque os credores consideram os projetos municipais demasiados arriscados. O Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil enfrenta essa barreira de frente, reduzindo o risco de empréstimos dos investidores seniores, tornando possível que as cidades invistam em projetos que reduzem a poluição, melhoram a saúde pública e criam empregos.
Ancorado por um compromisso de 24 milhões de euros do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, e uma subvenção planejada para primeira perda do Mitigation Action Facility — um programa com vários doadores que fornece suporte técnico e financiamento climático para projetos ambiciosos de mitigação em setores prioritários —, o fundo visa disponibilizar empréstimos acessíveis para operadores de ônibus, a fim de acelerar a transição de veículos movidos a diesel para veículos com emissão zero, proporcionando um ar mais limpo e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.
—Esta iniciativa representa um passo prático em direção a uma mobilidade urbana mais limpa e eficiente. Apoiar a transição dos ônibus a diesel para os elétricos ajuda a reduzir as emissões, melhorar a qualidade do ar e modernizar os sistemas de transporte público. Trata-se de alinhar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade de forma a gerar valor a longo prazo para as cidades e comunidades —afirma Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.
— O Brasil está mostrando quanto progresso pode ser alcançado quando as cidades e os governos nacionais trabalham em conjunto com o setor privado para encontrar e implementar soluções climáticas —disse Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do secretário-geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies. —Este fundo ajudará a implantar ônibus com emissão zero em cidades de todo o país, ao mesmo tempo em que enviará uma mensagem ao mundo de que, quando se trata de progresso global, quanto mais as nações considerarem os líderes locais e do setor privado como parceiros plenos, mais rápido avançaremos—.
— Esta iniciativa se baseia no compromisso contínuo do governo brasileiro com a descarbonização da mobilidade urbana em nossas cidades. Exemplifica como a agenda urbana não é apenas fundamental para alcançarmos nossas metas climáticas, mas também essencial para impulsionar medidas de mitigação, adaptação e resiliência—afirmou Jader Filho, ministro das Cidades do Brasil. —Ao promover a mobilidade sustentável e um desenvolvimento urbano mais equitativo, estamos fortalecendo a capacidade das cidades de responder à crise climática e de melhorar a vida cotidiana das pessoas—.
—O sistema de transporte público é um pilar da mobilidade sustentável. Ao eletrificar as frotas de ônibus, não só reduzimos as emissões, mas também tornamos as cidades mais silenciosas e saudáveis, além de oferecermos serviços públicos de maior qualidade. Este fundo é um exemplo concreto de como o governo e o setor privado podem trabalhar juntos para acelerar a descarbonização e melhorar a qualidade do ar —afirmou Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O Fundo de Ação para Mitigação concedeu financiamento para a preparação de projetos ao WRI Brasil para desenvolver um programa de subsídios de 25 milhões de euros destinado a acelerar a implantação de ônibus elétricos no Brasil. O programa proposto forneceria 16 milhões de euros em capital de primeiro risco para estabelecer o Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil e 9 milhões de euros para assistência técnica para fortalecer as estruturas financeiras e políticas em nível municipal e nacional. Ele também apoiará as capacidades de fabricação locais para atender à crescente demanda por ônibus elétricos. As operadoras de ônibus do Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte devem ser as primeiras a se beneficiar, com planos de expandir a iniciativa para outras cidades brasileiras nos próximos anos.
—O Fundo de Incentivo ao Crédito para Ônibus Elétricos no Brasil é concebido como um passo fundamental rumo à mobilidade urbana sustentável. Ao apoiar as empresas de transporte público na transição de motores de combustão interna para ônibus elétricos, a iniciativa busca contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, fortalecer a produção local e fomentar a troca de conhecimento entre as cidades. Com parcerias sólidas e soluções de financiamento inovadoras, o fundo tem o potencial de desbloquear investimentos do setor privado, acelerar as metas de descarbonização do Brasil e contribuir para um setor de transporte urbano mais inclusivo e resiliente, desde que avance conforme previsto em sua fase de preparação — afirmou o Dr. Sören David, chefe da Unidade de Apoio Técnico do Mecanismo de Ação para Mitigação.
—O Rio de Janeiro tem orgulho de ser uma das primeiras cidades do Brasil a se beneficiar desse fundo pioneiro, mostrando como a liderança local pode ajudar a impulsionar a transição verde —disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. —Mecanismos de financiamento inovadores como esses ajudarão o Rio a alcançar nossa meta de tornar 100% da frota de ônibus da cidade de baixo carbono, com uma parte significativa eletrificada. Isso melhorará nossa qualidade do ar, reduzirá as emissões e tornará a vida cotidiana melhor para os cariocas—.
A BTG Pactual Asset Management foi selecionada para administrar o Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos no Brasil após uma competição internacional liderada pela Catalytic Finance Foundation e pelo WRI Brasil, que projetaram conjuntamente a estrutura do fundo com o apoio da Bloomberg Philanthropies e da MAF, em parceria com a C40 Cities.
O fundo tem como objetivo demonstrar um modelo replicável que outros países possam adaptar para desbloquear investimentos climáticos em grande escala.
—O fundo Brazil E-Bus Credit Enhancement mostra o que pode ser alcançado quando as oportunidades reais de investimento nas cidades e as dificuldades de financiamento influenciam a elaboração de soluções de financiamento privado—afirmou Mark Watts, diretor executivo da C40 Cities. —A C40 se orgulha de ter contribuído com dados e análises sobre oportunidades de investimento em ônibus elétricos nas cidades brasileiras para a concepção do fundo, com base em nosso trabalho de capacitação com cidades brasileiras em colaboração com o Ministério das Cidades do país e aproveitando nossa liderança no Acelerador de Implantação Rápida de Ônibus com Emissão Zero (Zebra), juntamente com o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT)—.
—A Catalytic tem orgulho de ter contribuído com sua experiência financeira combinada para a concepção do Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos, com o apoio da Bloomberg Philanthropies, ajudando a transformar um conceito inicial em realidade —disse David Albertani, CEO da Catalytic Finance Foundation. —Mecanismos financeiros inovadores como esse são essenciais para preencher a lacuna de financiamento climático das cidades, e estamos entusiasmados em replicar esse sucesso em novas regiões—.
—O Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil marca um marco transformador para o sistema de transporte público do país. Ao reduzir o risco financeiro e liberar investimentos privados, ele acelerará a transição para ônibus limpos, aproximando-nos de um ponto de inflexão para a adoção de ônibus elétricos em todo o país.
Fundamentalmente, o mecanismo está sendo projetado com as melhores práticas de Equidade de Gênero e Inclusão Social (GESI) em seu núcleo. Esses princípios não são complementos, mas pilares fundamentais. Isso significa criar oportunidades tangíveis para as mulheres em toda a cadeia de valor do transporte público — desde a fabricação de ônibus até as operações — e melhorar a qualidade do serviço para tornar o transporte público verdadeiramente inclusivo para todos. É um modelo de como a colaboração entre o governo, a filantropia e o setor privado pode oferecer soluções climáticas com impacto real e duradouro —disse Clarisse Cunha Linke, diretora do ITDP Brasil.
—Quase 90% do transporte público no Brasil depende de ônibus urbanos—disse Luis Antonio Lindau, diretor do programa de Cidades do WRI Brasil. —Possibilitar a transição para modelos elétricos é essencial para melhorar a qualidade de vida de milhões de cidadãos e ajudar o país a entrar no caminho para atingir a neutralidade de emissões em 2050. À medida que países e instituições financeiras passam de compromissos para ações, mecanismos de blended finance, como este fundo, são fundamentais para tornar a eletromobilidade uma realidade—.
Bloomberg Philanthropies — A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em promover mudanças duradouras em cinco áreas principais: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as iniciativas de Michael R. Bloomberg, incluindo fundação, filantropia corporativa e pessoal, bem como a Bloomberg Associates, consultoria filantrópica que assessora cidades em todo o mundo. Em 2024, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$3,7 bilhões. |bloomberg.org e, redes sociais.
Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil — O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA) é o órgão do Governo Federal responsável por liderar as políticas nacionais voltadas à proteção ambiental, à promoção do uso sustentável dos recursos naturais e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Ele trabalha para garantir que o desenvolvimento econômico e social do país ocorra em harmonia com a conservação dos ecossistemas e a melhoria da qualidade de vida da população. Dentro da agenda urbana, o MMA reafirma seu compromisso com a transformação das cidades brasileiras em espaços mais verdes, limpos, inclusivos e resilientes por meio do Programa Cidades Verdes Resilientes, uma iniciativa que integra políticas, agendas e atores para expandir as áreas verdes urbanas, implementar soluções baseadas na natureza, promover a mobilidade sustentável e tecnologias de baixo carbono e fortalecer a gestão ambientalmente correta de resíduos urbanos.
BTG Pactual — O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Crédito Corporativo, Sales & Trading, Gestão de Ativos, Gestão de Patrimônio e Serviços Bancários. Consolidou-se como uma das plataformas de investimento mais inovadoras do país, com um banco transacional completo para apoiar as diferentes fases da vida e a jornada financeira de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. Reconhecido internacionalmente e detentor de inúmeros prêmios, o banco conta com mais de oito mil funcionários no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Luxemburgo.
Fundo de Ação para Mitigação — O Fundo de Ação para Mitigação é uma iniciativa conjunta do Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Ação Climática, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMUKN), do Departamento de Segurança Energética e Redução de Emissões Líquidas a Zero (DESNZ) do Reino Unido, do Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos (KEFM), do Ministério Dinamarquês das Relações Exteriores (MFA), da União Europeia e da Fundação Fundo de Investimento Infantil (CIFF). O programa de múltiplos doadores fornece apoio técnico e financiamento climático para projetos ambiciosos de mitigação, com o objetivo de descarbonizar setores-chave da economia e da sociedade.
WRI Brasil — O WRI Brasil trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger e restaurar a natureza e estabilizar o clima. Como organização de pesquisa independente, utilizamos nossos dados, conhecimento especializado e alcance global para influenciar políticas públicas e catalisar mudanças em sistemas como alimentação, uso da terra e água; energia; e cidades. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI). Fundado em 1982, o WRI conta com mais de dois mil funcionários que atuam diretamente em mais de uma dúzia de países prioritários e com parceiros em mais de 50 nações.
Ministério das Cidades do Brasil — O Ministério das Cidades lidera os esforços do Brasil para construir ambientes urbanos mais sustentáveis, resilientes e inclusivos. Fórmula e implementa políticas de planejamento urbano, habitação, saneamento e mobilidade, com forte foco na redução das desigualdades e na melhoria das condições em áreas periféricas. O Ministério apoia os governos locais por meio de financiamento, regulamentação e assistência técnica, garantindo que os investimentos promovam inclusão, sustentabilidade e resiliência climática, impulsionando o avanço do Brasil em direção a um modelo de desenvolvimento urbano de baixo carbono e centrado nas pessoas.