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06/11/2025

Dexco registra receita líquida de R$ 2,1 bilhões no 3T25

E Ebitda de R$ 567 milhões, considerando a operação de celulose solúvel. Companhia avança em eficiência, com bons resultados operacionais em Metais e Louças, forte desempenho em Madeira, e com disciplina em investimentos.

A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, registrou Ebitda ajustado e Recorrente de R$ 445 milhões no terceiro trimestre de 2025. Considerando a participação na LD Celulose, o montante chega a R$ 567 milhões, uma queda de 3% em relação ao terceiro trimestre de 2024. A receita líquida foi de R$ 2,1 bilhões, queda de 5% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o lucro líquido, já incluindo a LD Celulose, foi de R$ 14 milhões.

—O trimestre apresentou consistente desempenho operacional e de produtividade, reforçando a capacidade de execução da companhia em um cenário macroeconômico ainda desafiador. Mesmo com os impactos dos juros elevados sobre o consumo e o custo financeiro, a empresa manteve sólida geração operacional, impulsionada pelo bom desempenho das divisões Madeira e Metais e Louças, que compensaram a retração observada em Revestimentos Cerâmicos e o efeito pontual da parada de manutenção na LD Celulose—afirma Raul Guaragna, CEO da Dexco.

A Divisão Madeira, que reúne as marcas Duratex e Durafloor, alcançou um dos melhores resultados de sua história. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado e recorrente atingiu R$ 394 milhões e registrou margem de 28% na operação de painéis — desempenho expressivo mesmo sem a contribuição de negócios florestais no trimestre. O desempenho foi impulsionado por ganhos de eficiência, readequação de preços e melhor gestão de mix. A Receita Líquida da divisão somou R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre.

—O resultado reafirma a liderança da Dexco em painéis de madeira e reforça a consistência e a rentabilidade do core business, sustentado pela gestão eficiente de custos, disciplina comercial e mix de produtos de maior valor agregado. Na comparação anual, o Ebitda ficou abaixo do terceiro trimestre de 2024, que havia sido um ponto fora da curva em função da alta demanda pontual por painéis após as enchentes no Rio Grande do Sul— destaca Guaragna.

Dentro da Divisão de Acabamentos para Construção, a unidade de Metais e Louças, com as marcas Deca e Hydra, apresentou avanço relevante no trimestre, com Ebitda ajustado e Recorrente de R$ 52 milhões, resultado do aprimoramento do mix de produtos e da otimização fabril. O resultado reflete a maturação das ações estruturantes implementadas ao longo do ano, impulsionado por um portfólio de maior valor agregado e pela captura dos ganhos de eficiência operacional.

—Mesmo em um cenário desafiador, seguimos avançando com disciplina e solidez na execução da nossa estratégia, o que se reflete em uma melhora de rentabilidade—destaca Lucianna Raffaini, CFO da Dexco.

Já a unidade de Revestimentos, que reúne as marcas Portinari, Ceusa e Castelatto, registrou Ebitda ajustado e recorrente negativo de R$ 1,2 milhão no trimestre, contra R$ 6 milhões positivos no segundo trimestre de 2025, refletindo as condições ainda adversas do mercado, com estoques elevados e pressão sobre preços.

—O setor de revestimentos cerâmicos ainda apresenta desafios importantes, com um alto nível de competição e estoques, mas estamos trabalhando para tornar nossa operação cada vez mais eficiente, em um processo de otimização de portfólio para a retomada gradual da rentabilidade —explica a CFO.

A operação de Celulose Solúvel registrou Ebitda de R$ 248 milhões, com margem de 37,8%, refletindo os efeitos pontuais da parada anual de manutenção programada no trimestre.

A unidade atingiu recorde de produtividade, com crescimento de 6% no volume produzido nos nove primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2024. —A operação segue estável, eficiente e competitiva globalmente. A produtividade recorde reforça a maturidade industrial e a consistência operacional da LD Celulose—complementa Raffaini.

Gestão financeira e investimentos —A Dexco fechou o terceiro trimestre de 2025 com alavancagem de 3,48x (contra 3,39x no segundo trimestre de 2025), nível dentro das expectativas da diretoria da companhia e compatível com a reta final do ciclo de investimentos 2021-2025, apresentando subida marginal em razão de aumento do CDI.

O Capex Sustaining somou R$ 214 milhões no trimestre, destinados à manutenção, modernização fabril e à sustentação do negócio, incluindo a operação florestal.

A empresa segue fortalecendo sua agenda de desalavancagem e eficiência financeira. Com isso, em outubro reforçou sua estrutura de capital com a emissão de R$ 1,5 bilhão em debêntures, destinada a alongar prazos e reduzir o custo médio da dívida. Com cerca de 73% da dívida concentrada no longo prazo, a Dexco segue com sua estratégia de liability management em patamar saudável, assegurando solidez à estrutura de capital e maior previsibilidade para decisões estratégicas.

—Com o atual ciclo de investimentos próximo do fim, seguimos avançando na execução das nossas prioridades estratégicas, com foco em eficiência operacional, disciplina financeira e geração sustentável de valor. Mesmo em um ambiente de juros elevados, temos conseguido equilibrar crescimento e solidez, com um portfólio cada vez mais preparado para os diferentes ciclos do mercado —conclui Raul Guaragna, CEO da Dexco.

Dexco — Maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais no Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Detém 49% de participação na LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, de fabricação de celulose solúvel. Com 74 anos de história, e 12 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 23 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, a Dexco é hoje a empresa com o maior portfólio de soluções do setor, priorizando os desejos do consumidor, entregando design, qualidade, funcionalidade e versatilidade em seus produtos. A empresa materializa sua promessa de marca — Viver Ambientes — na Casa Dexco loja conceito, que apresenta um novo conceito de loja de arquitetura e decoração. Conta ainda com uma estratégia de Inovação que busca protagonizar a transformação do setor de reforma e construção a partir de três programas: Open Dexco (inovação aberta), Imagine (intraempreendedorismo) e DX Ventures (fundo de Corporate Venture Capital, que investe em startups e scale-ups que buscam transformar os paradigmas do setor). A Dexco opera sempre alinhada aos compromissos ESG da sua Estratégia de Sustentabilidade, que endereçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Com seus mais de 187 mil hectares de florestas, entre plantadas e áreas de conservação, 83% deles contam com a certificação de manejo florestal responsável e de cadeia de custódia FSC® – Forest Stewardship Council® (Códigos de licença: FSC-C006042, FSC-C003088, FSC-C152362, FSC-C109955). Tem capital aberto desde 1951 e ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.