vencedora-premio-na-pratica

05/11/2025

Vencedora nacional do Prêmio Na Prática de Protagonismo Universitário

A estudante Gabriela Santos Mendanha aprimorou uso de IA para reduzir custos em cirurgias oftalmológicas. Outros cinco jovens de todas as regiões do Brasil foram reconhecidos e irão para a China conhecer o ecossistema de inovação do país.

O Na Prática, organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o desenvolvimento profissional de jovens talentos brasileiros, realizou na noite do dia 03 de novembro (segunda-feira) a cerimônia de premiação do Prêmio Na Prática: Protagonismo Universitário 2025, em São Paulo. O evento teve a participação de André Esteves, chairman do BTG Pactual, Anamaíra Spaggiari, CEO do Na Prática, Renato Mimica, chairman da Exame, Pedro Valente, CEO da Exame, e Lucas Amorim, diretor de redação da Exame.

A iniciativa reconheceu universitários que se destacaram por projetos de impacto econômico, social e científico. Nesta primeira edição, o prêmio recebeu mais de 8 mil candidaturas, das quais 1.600 foram analisadas em triagem, resultando em 15 finalistas de todas as regiões do Brasil.

— Quando mais viajei pelo Brasil, mais conheci a disparidade e a diferença no acesso à informação, educação e oportunidade. Criamos um prêmio para reconhecer talentos de diversas regiões e diminuir a diferença de oportunidades entre regiões —diz Anamaíra Spaggiari, CEO do Na Prática.

Durante a premiação, André Esteves, Chairman do BTG Pactual, compartilhou um pouco sobre sua trajetória profissional que começou como estagiário do então banco Pactual, deu conselhos para que os jovens continuem em sua trajetória e lembrou a importância de permanecer otimista e de aceitar que os erros fazem parte da vida de quem se dedica a inovar e a crescer.

A ideia inicial era premiar cinco jovens, um por cada região do país, mas um empate na região Sudeste elevou o número de vencedores para 6. Como premiação, além do troféu e do reconhecimento nacional, eles ganharão uma viagem com tudo pago à China e um MBA na Escola de Negócios Saint Paul. Na viagem ao país asiático conhecerão o ecossistema de inovação e empreendedorismo da economia mais pujante do mundo.

Os vencedores do Prêmio Na Prática: Protagonismo Universitário.: Centro-Oeste e categoria “Nacional”: Gabriela Santos Mendanha, 24 anos, Medicina — Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás): desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial capaz de reduzir custos e aumentar a precisão em cirurgias oftalmológicas, reconhecido em congressos nacionais e internacionais.

Nordeste: Naomi Nascimento Ferreira dos Santos, 23 anos, Medicina — Universidade Federal do Ceará (UFC): fundadora da Missão Mulher Saudável, projeto de planejamento familiar que já levou educação sexual e métodos contraceptivos a mais de 300 mulheres no interior do Ceará.

Norte: Hugo Santos Maia, 23 anos, Engenharia de Energia — Universidade Federal do Pará (UFPA): criou um sistema interno de gestão de armazém na Suzano que reduziu divergências de estoque em 50% e o tempo de devoluções em 60%, além de atuar em pesquisas sobre energias renováveis.

Sudeste: Narayane Ribeiro Medeiros, 23 anos, Engenharia Aeroespacial — Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): finalista global da competição da NASA Space Apps Challenge e premiada pela SBPC, desenvolve pesquisa sobre montagem inteligente de aeronaves em parceria com a Embraer.

Pedro Henrique Rodrigues, 21 anos, Medicina — Universidade de São Paulo (USP): liderou a refundação da tradicional Bandeira Científica da USP, que retomou expedições humanitárias e realizou mais de 5 mil atendimentos em comunidades em vulnerabilidade.

Sul: Emily Raiane Rodrigues, 21 anos, Engenharia Aeroespacial — Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): trabalhou na agência espacial francesa CNES com sistemas de nanosatélites e co fundou a Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial, que já impactou mais de 2 mil estudantes.