fabio-goes

05/11/2025

Fábio Góes é eleito Enólogo do Ano 2025 e coloca os vinhos Paulistas no mapa da excelência

Reconhecimento inédito a um profissional paulista reforça inovação e tradição na vitivinicultura brasileira.

Pela primeira vez em mais de 20 anos, a Associação Brasileira de Enologia concede o título de Enólogo do Ano a um profissional fora do Rio Grande do Sul. O consagrado é Fábio Góes, paulista, diretor industrial e enólogo-chefe do Grupo Góes, referência nacional na produção de vinhos e espumantes. O reconhecimento marca uma etapa inédita para o Sudeste, reforçando que inovação, tecnologia e tradição podem caminhar lado a lado.

Fábio representa a quarta geração de uma família que cultiva uvas em São Roque desde 1938. O que começou como uma pequena produção familiar se transformou, ao longo das décadas, em um grupo consolidado, com três vinícolas: Vinícola Góes, Casa Venturini e Philosophia Wine. Formado em Enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e em Gestão da Qualidade pela FAC/São Roque, Fábio iniciou sua trajetória com um estágio no grupo Martini, onde acompanhou de perto marcas tradicionais como Chateau Duvalier e Baron de Lantier. Desde 2002, coordena a produção dos vinhos do Grupo Góes aplicando pesquisa, tecnologia e criatividade para elevar a qualidade de vinhos tintos, brancos e espumantes.

Ele é membro ativo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e jurado em concursos nacionais e internacionais, Fábio inclusive já foi reconhecido em 2022 como “Personalidade do Ano do Vinho Brasileiro” pelo Wines of Brazil Awards. Hoje, o título de Enólogo do Ano 2025 reforça não apenas seu talento e experiência, mas também a evolução do setor, que se abre à diversidade geográfica e à inovação técnica.

O reconhecimento dele também chega em um momento de consolidação dos Vinhos de Inverno, o qual ele sempre esteve à frente apostando e acreditando em boas safras. A técnica da Dupla Poda, adotada e aprimorada por Fábio e sua equipe, permite aproveitar as condições climáticas do inverno para a colheita e assim gerar uvas mais concentradas e vinhos com estrutura diferenciada. Na safra 2025, um de seus vinhos, o Sauvignon Blanc Thésis, da Philosophia Wine, está entre os 16 mais representativos do país, prova concreta de que o título foi mais do que merecido.

—Esse prêmio representa muito mais do que uma conquista pessoal. Ele celebra décadas de dedicação da minha família e mostra que somos capazes de produzir vinhos de excelência. Estou muito feliz com esse reconhecimento em nível nacional. Que venham outros enólogos de regiões distintas do nosso país — comemora Fábio.