O reconhecimento foi para categoria “Maior incremento de frota brasileira na navegação de apoio portuário em termos de TT”.
A Camorim Serviços Marítimos foi a vencedora na categoria “Maior incremento de frota brasileira na navegação de apoio portuário em termos de TTE” na 1ª edição do Prêmio Navegue + Brasil. Concedida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN), a iniciativa reconhece o trabalho das Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) que mais se destacaram nos diferentes segmentos do transporte aquaviário nacional.
A cerimônia de entrega da premiação reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes das principais entidades do setor, no dia 29 de outubro (quarta-feira) em Brasília (DF). Além do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o evento contou com a participação do secretário-executivo do MPor, Tomé Franca, e do secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes.
Na ocasião, Costa Filho ressaltou que a navegação é um dos pilares da logística nacional e que o Prêmio Navegue + Brasil busca valorizar a modernização do setor com responsabilidade socioambiental. —O Prêmio Navegue + Brasil celebra as empresas que estão transformando a navegação brasileira, unindo eficiência, sustentabilidade e inclusão. Esse é o caminho para um transporte aquaviário mais moderno, integrado e competitivo, capaz de fortalecer a economia e gerar oportunidades em todo o país— afirmou o ministro de Portos e Aeroportos.
Quem recebeu o prêmio pela Camorim foi o seu diretor jurídico, Plínio Sales, que salientou a relevância do reconhecimento em uma fase de expansão dos negócios da empresa. —Esse prêmio é fruto do esforço de todos os colaboradores Camorim e dos vários parceiros. Construímos, nos últimos 12 meses, cinco novos rebocadores de última geração com financiamento nacional e feitos dentro de um estaleiro nacional. Estamos muito felizes em receber esse reconhecimento— salientou o diretor jurídico da Camorim.
Criado em 2025, o Prêmio Navegue + Brasil contempla 11 categorias, nos segmentos de apoio portuário, apoio marítimo, cabotagem e navegação interior, reconhecendo empresas que apresentaram os melhores desempenhos em transporte de cargas, capacidade operacional e eficiência. As escolhas foram feitas com base em critérios técnicos e dados oficiais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e de entidades representativas do setor.
As empresas vencedoras.: 1. Maiores quantidades de cargas transportadas na navegação interior: Granel sólido – Cargill Agrícola; Granel líquido e gasoso – CT Log Transportes; Carga geral – Navegação Aliança; Carga conteinerizada – Navegação Guarita.
2. Maior incremento da capacidade de transporte de carga (em TPB) na navegação interior: CNN CIA. Norte de Navegação.
3. Menor idade média de frota na navegação interior: Ciagram Portos e Navegação da Amazônia.
4. Maiores quantidades de cargas transportadas na navegação de cabotagem: Granel sólido – Companhia de Navegação Norsul; Granel líquido e gasoso – Petrobras; Carga geral – NorsulCargo Navegação; Carga conteinerizada – Aliança Navegação e Logística.
5. Maior incremento da capacidade de transporte de carga (em TPB), na cabotagem: Flumar Transporte de Químicos e Gases.
6. Menor idade média da frota brasileira na navegação de cabotagem: Granel sólido – Empresa de Navegação Elcano; Granel líquido e gasoso – Transpetro; Carga geral – Tranship Transportes Marítimos Ltda; Carga conteinerizada – Aliança Navegação e Logística.
7. Maior incremento da frota brasileira na navegação de apoio marítimo em termos de TPB: Bram Offshore Navegação.
8. Menor idade média da frota brasileira na navegação de apoio marítimo: Baru Offshore Navegação.
9. Maior incremento de frota brasileira na navegação de apoio portuário em termos de TTE: Camorim Serviços Marítimos.
10. Menor idade média da frota brasileira na navegação de apoio portuário: Chibatão Navegação e Comércio.
11. Igualdade de Gênero (CPIG): Navegação Interior – Rebelo Ind. e Com. e Navegação; Navegação de Cabotagem – Norcoast Logística; Apoio Marítimo – Hornbeck Offshore Navegação; Apoio Portuário – Ocidental Transportes e Navegação.
Perfil — A Camorim Serviços Marítimos é uma empresa 100% brasileira com 30 anos de atuação no setor marítimo nacional. Considerada um hub 360° na oferta de soluções completas em logística e navegação, a corporação emprega mais de 1.300 colaboradores, gerando oportunidades ao longo de toda a costa brasileira. Dentre os serviços oferecidos pela corporação, destacam-se: reboque portuário, logística portuária e apoio offshore.
Com mais de 150 embarcações, a Camorim oferece a frota mais diversificada do Brasil, composta por rebocadores (azimutais, TKM e convencionais); embarcações do tipo LH (Line Handler), PSV (Platform Supply Vessel), AHTS (Anchor Handling Tug Supply) e OSRV (Oil Spill Response Vessel); balsas de carga, balsas de água, cábreas (balsas-guindaste) e lanchas (de carga e de passageiros).
A Camorim possui um moderno estaleiro localizado na Ilha da Conceição, em Niterói, onde opera um Terminal de Uso Privado (TUP). Além disso, a empresa conta com três bases operacionais estrategicamente localizadas (duas em Niterói e uma em Vitória, no Espírito Santo), que ampliam o suporte a operações marítimas. A empresa atua, ainda, em portos estratégicos do litoral brasileiro: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará e Maranhão. | https://camorim.com.br