A companhia aérea Emirates voltou a ter um voo diário do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim — Galeão, Rio de Janeiro, para Dubai. A empresa acaba de adicionar duas novas frequências semanais às cinco já existentes, o que marca o seu retorno aos mesmos níveis de antes da pandemia.
E as novidades vão além: as operações agora são feitas com aviões Boeing 777 com cabines completamente renovadas o que significa que a capital fluminense tem a Premium Economy da Emirates de forma regular.
Os horários dos voos continuam os mesmos: os aviões decolam de Dubai às 8h05 e pousam no Rio de Janeiro às 16h05. No sentido inverso, saem às 3h30 e chegam à 0h30 do dia seguinte.
Com pequenas variações, o renovado Boeing 777 da Emirates tem até 8 assentos de primeira classe, até 40 assentos de classe executiva, 24 na Premium Economy e 256 na econômica.
Voos da Emirates no Rio de Janeiro — Em 2020, por causa da pandemia, a Emirates encerrou completamente a sua operação no Rio de Janeiro. A partir de então, foram dois anos de espera para a empresa voltar à capital fluminense, o que aconteceu em novembro de 2022.
Agora, três anos depois, a Emirates retoma o mesmo nível de frequências que mantinha antes da covid-19, com os seus aviões pousando no Galeão todos os dias.
Vale lembrar que a outra operação da empresa no Brasil é o voo diário de São Paulo para Dubai. A aeronave usada na capital paulista é o gigante A380, que já conta com as novas cabines que mencionamos acima.
Voo diário da Emirates também para a Argentina — Como consequência da adição das novas frequências, a rota que a Emirates mantém entre Rio de Janeiro e Buenos Aires como continuação do trecho Dubai-Rio também passou a ser diária. A companhia aérea permite que passagens sejam compradas especificamente para esses voos.
Assim como outras empresas, a Emirates toma vantagem daquilo que é conhecido na aviação como quinta liberdade do ar. Isso permite que empresas operem entre destinos que não envolvam o seu país de origem – neste caso, os Emirados Árabes Unidos.
Renovação de cabines da Emirates — Em novembro de 2022, a Emirates anunciou um plano de reformar todas as cabines de seus aviões Boeing 777 e Airbus A380, incluindo o lançamento da Premium Economy. A empresa também tem o Airbus A350, mas não está incluso no projeto, já que o modelo só entrou para a frota em janeiro deste ano.
As renovações ainda estão em andamento, e, segundo a Emirates, mais de 60 aviões passaram pelo “banho de loja” desde o início dos trabalhos, há quase três anos. Os modelos Boeing 777 têm, agora, até 328 lugares – conforme a empresa, 50 assentos de classe econômica estão sendo removidos em cada avião para abrir lugar para os 24 assentos da Premium Economy.