premio-lata-bonita

25/10/2025

Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil celebra o design como ativo estratégico de marca

Iniciativa da Abralatas reforça o papel do design na conexão com o público.

O Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, iniciativa da Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas), chegou à sua 4ª edição reforçando o poder do design como ferramenta de diferenciação e valor de marca no mercado de bebidas. Neste ano, a premiação ampliou sua relevância ao incluir a categoria “Outros Produtos”, além da já tradicional “Cervejarias”, celebrando a criatividade em diferentes segmentos.

O Prêmio Lata Mais Bonita reconhece o design como pilar estratégico de marketing, reconhecendo seu papel na construção de propósito, identidade e valor de marca. As embalagens premiadas traduzem inovação e transformam o ato de consumir em uma experiência visual e sensorial.

Escolhidas em votação popular, as latas vencedoras refletem a identificação do público com o design e com as histórias que cada marca conta. —O design de uma embalagem em lata é uma extensão da marca e uma forma de comunicação direta com o consumidor. Com iniciativas como o Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, reforçamos que cada rótulo pode gerar valor e impulsionar o engajamento —destaca Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.

Na categoria Cervejarias, o grande destaque foi a Massala Red, da Go Brew Cervejaria Artesanal, que conquistou o primeiro lugar com uma arte vibrante e contemporânea — um verdadeiro convite ao olhar e ao paladar. O segundo e o terceiro lugares ficaram com a Fumaçônica Brewery, que encantou o júri com os rótulos Super Kunk IPA e Mango Sour Dream, respectivamente.

Já na categoria Outros Produtos, o primeiro lugar ficou com a 51 Ouro São João, da Companhia Müller de Bebidas, cuja lata celebra a cultura popular brasileira com ilustrações inspiradas na arte do mestre pernambucano J. Borges. O Energético Legacy Tangerina, da Legacy Energy Drink, conquistou o segundo lugar, enquanto a Seagers Gin Tonic Morango e Hibisco, da Stock do Brasil, completou o pódio com um design sofisticado e cheio de personalidade.

Os vencedores recebem o Selo da Lata Mais Bonita do Brasil, um ativo promocional que reforça a credibilidade e o valor estético de suas embalagens. O selo pode ser aplicado em campanhas, rótulos e materiais de comunicação, gerando visibilidade e engajamento junto ao público consumidor. Além disso, as marcas ganham destaque nos canais oficiais da Abralatas, ampliando sua presença e reconhecimento no mercado.

Abralatas — Fundada há 22 anos, a Abralatas é a voz do setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil. Com o objetivo de representar os interesses comuns de suas associadas, une as empresas de todas as partes do processo produtivo e trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor, sempre por meio de estímulos à economia circular.