camilo-lucas

25/10/2025

Pavimentação sustentável

Tecnologia pode reduzir em 50% o uso de matérias-primas na manutenção de vias.

A manutenção de ruas, estradas e demais tipos de vias – inclusive as de aeroportos – é uma tarefa constante e um dos maiores desafios para a gestão pública e privada. Um estudo feito pela BASF em parceria com a empresa de pavimentação Vance Brothers revela que é possível realizar a manutenção de uma via utilizando metade dos recursos naturais, reduzindo o consumo de energia em 40% e cortando as emissões de gases de efeito estufa em 45%. Não se trata de uma projeção futura, mas do resultado comprovado de tecnologias de pavimentação já disponíveis, que estão redefinindo os padrões de eficiência e sustentabilidade na infraestrutura.

Os dados vêm de uma rigorosa Análise de Ciclo de Vida (ACV) que comparou duas abordagens de manutenção: o tradicional método de fresagem e recapeamento (Mill & Fill) e a aplicação de micropavimento. O objetivo é quantificar a relação entre os impactos ambientais e os custos de cada tecnologia. O estudo, validado por entidades independentes de renome como a TÜV Rheinland® e a NSF International, analisou cada etapa dos processos — desde a extração da matéria-prima até a aplicação e o descarte final, em conformidade com as normas ISO 14040, 14044 e 14045.

Os resultados apontam para a superioridade do micropavimento em praticamente todas as frentes: Consumo de matérias-primas: Uma redução superior a 50%. Enquanto o micropavimento otimiza o uso de materiais, o método Mill & Fill chega a consumir 250% a mais matéria-prima.

Consumo de energia: Uma economia de mais de 40%, graças às temperaturas mais baixas de fabricação e aplicação, o que também diminui os impactos logísticos.

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): O micropavimento gera 45% menos emissões. Em contraste, o processo de Mill & Fill produz o dobro de emissões de metano e outros compostos voláteis.

Custos do Ciclo de Vida: O micropavimento apresenta custos de material, mão de obra e descarte significativamente mais baixos, tornando-se a alternativa mais ecoeficiente e econômica a longo prazo.

Essa análise comprova que a escolha da tecnologia correta tem um impacto direto e mensurável tanto nos custos do projeto quanto na sua pegada ambiental.

Recentemente, o método foi aplicado em um cenário de alta exigência: a manutenção da pista do Aeroporto Los Garzones, em Montería, Colômbia. Em parceria com a MPI Asphalt Consultants, o desafio era intervir em uma pista de 2.300 metros de comprimento, com intenso tráfego aéreo, com uma janela de trabalho noturna de apenas 5 horas – e durante a temporada de chuvas.

A solução foi a aplicação de um microrrevestimento asfáltico a frio (Slurry Seal) utilizando emulsao asfaltica modificada con Butonal®, que permitiu uma logística otimizada, execução rápida e segura, com aplicação seguida por compactação pneumática, e com a liberação da pista a tempo para a primeira operação da manhã. O resultado foi uma recuperação funcional, eficiente e econômica da superfície da pista, garantindo a segurança das operações e demonstrando que é possível realizar manutenções complexas com mínimo impacto e máxima eficiência.

Ao optar por soluções avançadas como o micropavimento, estamos investindo em um futuro com infraestrutura mais resiliente, segura e em harmonia com o meio ambiente. Resultados como esses são fruto de um investimento contínuo em Pesquisa & Desenvolvimento. Nosso objetivo com as soluções para asfalto é assegurar maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e uma significativa redução no consumo de energia, recursos e emissões. Isso se traduz em ganhos econômicos e de sustentabilidade de longo prazo para nossos clientes e para a sociedade.

Além da solução para micropavimento, evoluímos nosso portfólio de produtos para asfalto, com foco em atender o uso crescente de asfalto reciclado (RAP). Para isso, incorporamos o Rheofalt® HP AM, um rejuvenecedor de asfalto 100% derivado de fontes renováveis, que permite a reutilização de até 100% do RAP na mistura asfáltica — uma solução que alia sustentabilidade e alta performance.

Deste modo, contamos com tecnologias para aplicação em asfalto quente, morno e frio, todas desenvolvidas para atender aos mais exigentes critérios de durabilidade, manutenção, segurança ocupacional e proteção ambiental. Além disso, essas soluções contribuem diretamente para a redução do consumo de energia e das emissões de CO₂, alinhando-se às metas globais de descarbonização.

Nosso objetivo é claro: prolongar a vida útil do pavimento, reduzir a frequência de intervenções e minimizar o impacto ambiental. Ao mesmo tempo, buscamos contribuir para uma indústria mais eficiente e responsável, promovendo o fechamento do ciclo de materiais e acelerando a transição para uma economia verdadeiramente circular.

Por: Camilo Alvarado, do Marketing de Dispersões, Resinas e Aditivos para Construção; Lucas Seraphim, coordenador técnico de Dispersões para Construção.