Aquisição acelera expansão global de serviços de predição de falhas.
A Sumitomo Rubber Industries, detentora das marcas Dunlop e Falken no Brasil, anunciou a assinatura do acordo de aquisição da Viaduct, startup de soluções em inteligência artificial sediada nos Estados Unidos, pelo valor total de 104 milhões de dólares (aproximadamente 15,3 bilhões de ienes).
As duas companhias já vinham colaborando em projetos conjuntos de prova de conceito, que combinam a tecnologia própria de sensoriamento de pneus da Sumitomo, o Sesing Core, com as avançadas capacidades de IA da Viaduct para o desenvolvimento de serviços inovadores.
Com a aquisição, a Sumitomo Rubber terá condições de ampliar, de forma mais eficiente, a oferta de serviços de manutenção preditiva para frotas corporativas na América do Norte.
A iniciativa também representa um passo estratégico na expansão global desses serviços, incluindo Japão e Europa. O objetivo é notificar usuários sobre o momento ideal de substituição de peças, prevenindo falhas veiculares, otimizando manutenções e, futuramente, expandindo para áreas como pedidos de peças e instruções de trabalho — criando sinergias com os negócios de pneus da Sumitomo.
Desde 2023, quando iniciaram os primeiros projetos conjuntos, e com o fortalecimento da parceria estratégica em 2024 por meio de investimento, a Sumitomo Rubber e a Viaduct vêm aprofundando sua cooperação. A aquisição representa, assim, um movimento estratégico para acelerar o desenvolvimento de negócios e o crescimento global.
O serviço de manutenção preditiva para frotas permite que operadores reduzam o tempo de inatividade e os custos de manutenção, além de aumentar a segurança nas estradas e a utilização dos veículos.
Sediada no Vale do Silício, a Viaduct detém tecnologia de IA altamente versátil, capaz de analisar grandes volumes de dados de veículos e fábricas por meio de algoritmos proprietários. Essa expertise possibilita a detecção e a previsão precoce de anomalias, bem como a identificação de suas causas-raiz. Com um histórico de sucesso junto a grandes clientes corporativos, a Viaduct planeja expandir suas soluções também para além do setor automotivo.
A Sumitomo Rubber tem como meta contribuir para a evolução da mobilidade de próxima geração por meio de soluções de software baseadas no Sesing Core. Com a integração da tecnologia de IA da Viaduct à expertise da Sumitomo em pneus, a empresa busca gerar novos valores e consolidar avanços no setor.
Alinhada às tendências de CASE e MaaS, a companhia segue comprometida em acelerar a evolução da tecnologia de pneus e serviços associados, dentro do conceito Smart Tyre Concept. A meta da Sumitomo Rubber é desenvolver o Sesing Core como o quarto pilar de negócios da companhia, junto com pneus, esportes e produtos industriais, projetando gerar mais de 10 bilhões de ienes em lucro operacional até 2030, com foco em direção autônoma e gestão de frotas.
—À medida que nos preparamos para a era da direção autônoma, temos a satisfação de encontrar na Viaduct uma parceira de confiança para expandir nossos serviços de Sensing Core, altamente compatíveis com veículos de próxima geração. Essa aquisição é uma das estratégias-chave para acelerar a implementação do conceito de negócios do Sensing Core, conforme definido em nossa estratégia corporativa de longo prazo, lançada em março deste ano. Por meio dessa colaboração aprofundada, buscamos criar serviços inovadores que vão além da mobilidade— concluiSatoru Yamamoto, presidente e CEO da Sumitomo Rubber Industries, Ltd.
— Estamos entusiasmados em integrar o Grupo Sumitomo, sob a Sumitomo Rubber, uma parceira de confiança com a qual temos colaborado há anos. Essa aquisição não apenas acelera nosso crescimento, mas também nos dá escala e alcance para levar a transformação impulsionada por IA a mais clientes em todo o mundo— avalia David Hallac, CEO da Viaduct, Inc.
Dunlop — Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
No Brasil, a fábrica da Dunlop em Fazenda Rio Grande (PR) é a mais moderna do país, adaptando a tecnologia às necessidades dos brasileiros. Inaugurada em outubro de 2013, a unidade recebeu um investimento total recebeu um investimento total de R$ 2,45 bilhões, impulsionado por 3 ciclos de expansão de capacidade produtiva. O aporte mais recente, superior a R$ 1 bilhão, foi anunciado em 2021 e concluído no final de 2024, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. Única fábrica no país a produzir pneus com a exclusiva tecnologia Taiyo (Sun) System – processo sem emendas que garante maior precisão e segurança – e também fabrica os pneus Falken e Sumitomo.
A Dunlop comercializa pneus para carros de passeio, vans, SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e motocicletas. O slogan ‘Quem Tem, Anda Bem’ traduz a promessa da marca de uma experiência de direção segura, tranquila e de alta performance