E atinge um recorde sem precedentes. Aviação Comercial registrou US$ 15,2 bilhões, carteira de pedidos recorde em nove anos, com book-to-bill de 2,7x nos últimos 12 meses. E195-E2 passará a integrar as frotas da Avelo Airlines (até 100 aeronaves) e do Grupo Latam (até 74 aeronaves). Aviação Executiva entregou seu jato de número dois mil no trimestre e tem apenas 32% da meta anual restante para cumprir no quarto trimestre de 2025. Defesa & Segurança entregou mais um KC-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa e vendeu cico unidades do A-29 Super Tucano para Panamá e SNC. Serviços & Suporte manteve carteira de pedidos recorde, em US$ 4,9 bilhões, com alta de 40% na comparação ano a ano.
A Embraer (Nyse: ERJ / B3: EMBR3), uma das líderes globais da indústria aeroespacial, encerrou o terceiro trimestre, com uma carteira de pedidos em US$ 31,3 bilhões, um nível sem precedentes.
A empresa entregou 62 aeronaves no terceiro trimestre de 205 em todas as unidades de negócios. O resultado reflete um aumento de 5% em relação às 59 entregas do mesmo período do ano anterior e ligeiramente acima do segundo trimestre de 2025, quando foram entregues 61 jatos. No acumulado do ano, as entregas da Aviação Comercial e da Aviação Executiva somaram 148 aeronaves, 16% acima dos 128 jatos registrados na comparação anual.
Aviação Comercial.: Destaques — A Aviação Comercial registrou uma carteira de pedidos de US$ 15,2 bilhões no terceiro trimestre de 2025, estabelecendo um novo recorde em 9 anos. O resultado aumentou 37% versus o terceiro trimestre de 2024 e 16% em relação ao segundo trimestre de 2025, com book-to-bill de 2,7x nos últimos 12 meses.
Durante o trimestre, a Embraer anunciou que o E195-E2 passará a fazer parte das frotas da Avelo Airlines e do Grupo Latam. A Avelo fez um pedido firme de 50 jatos, com opção de compra de mais 50, apoiando a estratégia da companhia aérea de oferecer viagens acessíveis e convenientes nos Estados Unidos. Alguns dias depois, o Grupo Latam assinou um pedido firme para 24 aeronaves, com 50 opções adicionais de compra, o que deve ajudar a companhia aérea a expandir a conectividade pela América do Sul.
Houve um cancelamento líquido no programa E175 durante o trimestre. Por outro lado, o acordo assinado recentemente com a TrueNoord, para 20 jatos E195-E2, com direitos de compra para mais 20 unidades, e dez jatos E175-E1, deverá ser incluído na carteira de pedidos no quarto trimestre de 2025.
No terceiro trimestre de 2025, a unidade de negócios entregou 20 novas aeronaves, quatro a mais que as 16 entregues no terceiro trimestre de 2024. No acumulado de 9M25 (janeiro a setembro), as entregas totalizaram 46 aeronaves, ou 57% do ponto médio da estimativa anual (entre 77 e 85 em 2025), 2 pontos percentuais acima da média de 55% registrada nos últimos cinco anos para o período. Resultados ainda mais tangíveis do plano da companhia para o nivelamento da produção são esperados para 2026.
Os modelos entregues no período foram: E175 para a American Airlines (4) e Republic Airlines (3); E190-E2 para Azorra (2); e E195-E2 para Porter (4), Azorra (3), Aircastle (2) e Mexicana (2).
Aviação Executiva.: Destaques — A Aviação Executiva registrou carteira de pedidos de US$ 7,3 bilhões no terceiro trimestre de 2025, um aumento de 65% na comparação ano a ano, com leve queda de 2% entre trimestres consecutivos. A unidade de negócios contabilizou 41 entregas no período, em linha com o número de jatos entregues no terceiro trimestre de2024. Durante os 9M25, foram entregues 102 aeronaves no segmento. Isso representa 68% do ponto médio da estimativa anual (entre 145 e 155 aeronaves em 2025), superando em 11 pontos percentuais a média histórica de 57% registrada nos últimos cinco anos para o período. Resultados ainda mais tangíveis do plano da companhia para o nivelamento da produção são esperados para 2026.
Em agosto, a Embraer alcançou a marca de 2.000 entregas de jatos executivos, um momento emblemático na trajetória da companhia. A aeronave foi um Praetor 500, entregue ao departamento de aviação de uma grande empresa (cliente não revelado).
Defesa & Segurança.: Destaques — Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos fechou em US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre de 2025, com alta de 8% na comparação anual. No período, a Embraer entregou o terceiro KC-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa.
Outro destaque do segmento foi o contrato firmado com o Panamá para a aquisição de 4 aeronaves A-29 Super Tucano. A frota será operada pelo Serviço Nacional Aeronaval (SENAN) do Panamá como nova plataforma de vigilância e proteção. Também foi anunciada a venda de 1 unidade do A-29 Super Tucano para a SNC, nos Estados Unidos. A venda antecede uma potencial encomenda que será feita por meio do programa do governo norte-americano Foreign Military Sales (Vendas Militares Estrangeiras).
Em agosto de 2025, alinhado ao objetivo estratégico da Embraer de aumentar a disponibilidade de aeronaves no curto prazo para clientes internacionais, a empresa e a Força Aérea Brasileira firmaram um acordo mútuo para reduzir de 19 para 18 o número total de aeronaves KC-390 a serem entregues sob o contrato vigente.
A compra do KC-390 Millennium pela Suécia (4), a seleção pela Eslováquia (3), Lituânia (3), o pedido adicional de Portugal (1) e os A-29 Super Tucano do Panamá (4) não foram incluídos ainda na carteira de pedidos, pois os contratos não estão em vigor ou ainda estão em discussão.
Serviços & Suporte.: Destaques —Serviços & Suporte atingiu uma carteira de pedidos de US$ 4,9 bilhões no final do trimestre, com expressiva alta de 40% na comparação anual, impulsionada por diversos contratos assinados ao longo do último ano. Assim, a unidade de negócios manteve sua posição como um dos principais motores de crescimento da Embraer, combinando excelência operacional, experiência diferenciada para o cliente e soluções inovadoras.
Embraer — A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de nove mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.